A Honda Hornet fez história no Brasil e no mundo! Tanto é que o modelo vai ganhar em breve um novíssima geração – que desta vez vai vir com novo motor dois cilindros e com outra proposta, o que só aumenta mais o culto ao modelo clássico. Por isso, nada melhor do que conferir um review completo no Guia de Motossobre a querida CB 600F Hornet.
Honda Hornet 600: review
A Honda CB 600F Hornet tem um grande número de adoradores no país. Um fato curioso para um modelo que ficou apenas 10 anos no mercado do Brasil. Por aqui a moto chegou apenas em 2004, mas antes disso já teve diferentes tamanhos e configurações em vários países mundo afora.
Por sua vez, a moto que veio ao mercado nacional sempre teve ligações diretas com outras esportivas da Honda. Tanto é que a Vespa construiu fama em torno de sua potência. E era da carenada CBR 600F que a naked herdava o seu motor.
Estamos falando de um 4 cilindros em linha, arrefecimento a líquido e configuração DOHC. Uma usina que entregava 96 cv de potência e 6,4 kgf.m de torque máximo. Em sua segunda geração a Hornet tinha motor ainda mais empolgante…
Com a troca dos carburadores pela injeção eletrônica PGM-FI, a potência subiu a generosos 102 cv e 6,53 kgf.m. E foi assim que a lenda da Honda se manteve em nosso mercado até se despedir.
Honda Hornet 600 teve 3 gerações no Brasil
No Brasil tivemos três gerações da Honda Hornet. A Vespa chegou ao nosso mercado em dezembro de 2004 – já como modelo 2005 e se destaca pelo design tradicional: com farol redondo, espelhos quadrados e o grande escapamento sob o banco.
Já a segunda geração foi lançada em 2008 e trouxe uma série de mudanças e uma revolução no design. A moto ganhou injeção eletrônica, suspensão dianteira invertida, chassi em alumínio e freio ABS como opcional. Sim, tivemos Hornet sem sistema ABS – e foram várias.
A última geração da Hornet no Brasil chegou em 2011. O modelo manteve o mesmo conjunto mecânico, mas mudou de visual. A moto ficou mais parecida com a CB 1000R, adotou nova traseira (com lanterna em LED) e novo conjunto óptico, e o painel passou a ser totalmente digital.
O modelo ficou em linha no país até 2014 – já como modelo 2015. A produção encerrou-se em função das mais exigentes normas ambientais de emissões. A Honda decidiu aposentar a Vespa e apostar em um novo projeto – lançando em 2015 a CB 650F. O novo modelo também tinha motor de quatro cilindros em linha, mas atendia aos novíssimos requisitos ambientais exigidos.
Veja também:
- Que fim levou a Yamaha XJ 6? A eterna rival da Honda Hornet
- Mudou tudo! Veja como ficou o motor da nova Hornet 2023
- Nova Hornet! Honda divulga mais imagens
Pontos positivos
Apesar de já ter deixado o mercado há um bom tempo, a boa e velha Hornet segue atraente para quem busca uma naked poderosa, que entrega boa potência em altas rotações. Somando-se isso a sua ciclística empolgante, não é atoa que o modelo se mantém cultuado entre os motociclistas. Mas fique atento às gerações, pois os primeiros modelos ainda não tinham itens como ABS, luzes de LED, injeção eletrônica ou marcador de combustível.
Pontos negativos da Hornet 600
Mesmo com um conjunto e ronco que tiram sorrisos, a Hornet têm também seus poréns. O modelo oferece boa potência, mas acaba cobrando por isso no consumo. Além disso, assim como a moto mantém seu grupo de admiradores, também segue sendo bastante visada por meliantes. Com isso, o preço de seguro costuma ser tão alto que acaba inviabilizando a contratação.
Preço da Honda Hornet 600
Sucesso de vendas, a Hornet 600 até hoje é cobiçada por seu estilo e desempenho. E, de acordo com a Honda, foram exatas 47.832 unidades comercializadas de 2004 até o final de 2014. Só em 2009 foram mais de 6 mil novas motos. Na época, uma CB 600F zero quilômetro mais de R$ 33 mil na concessionária, sendo que o salário mínimo era de apenas R$ 465.
Atualmente, um modelo de primeira geração ano 2005 é cotado na Tabela FIPE em R$ 25.839. Já um exemplar da última leva, 2015, tem preço estimado em R$ 42.603. Claro, os valores de cada moto podem variar de acordo com seus estado de conservação e apego do proprietário. Atualmente, a naked média da Honda é a CB 650R, que custa aproximadamente R$ 55.833.