Mercado Por Thays Martins 20/08/2021 21:47 (há 3 anos).

Lançada em 2004, a Honda Hornet CB 600F marcou época, virou febre nacional e ainda hoje mexe com o imaginário de muitos motociclistas. O modelo teve três gerações por aqui e foi aposentado em 2014.

O que nem todos sabem, porém, é que este nome lendário segue vivo em outros mercados. Mas esqueça a proposta esportiva, o motor de quatro cilindros ou o ronco inconfundível. A nova Hornet é uma moto bem diferente

A Hornet no Brasil sempre olhou as concorrentes de cima

 

Hornet: nova, pequena e distante

A Hornet 2.0 comercializada na Índia para ocupar o espaço deixado pela descontinuação da CB 160F

Apesar da Honda ter anunciado a descontinuação do modelo no Brasil em 2014, a Hornet saiu das concessionárias de forma triunfante, liderando as vendas do segmento. No entanto, a marca japonesa optou por manter até hoje a Hornet em outros mercados, entre eles a Índia.

A naked é equipada com pneus mai largos que ajudam a dar mais estabilidade

Dessa forma, a indiana Hornet 2.0 foi lançada para não deixar vago o espaço deixado pela CB 160F Hornet, que não é mais comercializada no país asiático. 

Assim, a Honda  trouxe um design atual, nome marcante e preço competitivo de 126.435 rúpias indianas. Em reais, estamos falando de aproximadamente 9,3 mil.

Veja também:

Dessa forma, o mercado asiático recebeu bem a moto street devido ao seu desempenho, design e bom preço

Motor e características

O propulsor da moto street indiana é monocilíndrico de 184,4 cm³  que gera potência máxima de 17,2 cv a 8.500 rpm e 1,64 kgf.m de torque em 6.000 rpm. Além disso, o propulsor é refrigerado a ar e possui injeção eletrônica.

Assim, a Hornet 2.0 possui carenagens modernas e cores que chamam a atenção, além de ter um escapamento compacto. A iluminação é Full-LED e o painel de instrumentos digital com cinco níveis de ajuste de iluminação.

O modelo é ofertado na Índia em quatro opções de cores

 

O modelo ainda é equipado com pneus de 110/70-17 na dianteira e 140/70-17 na traseira somado à suspensão com garfo invertido na frente e sistema monoshock atrás.  Enquanto isso, o ABS de canal único se alia aos freios  a disco com 276 mm e 220 mm. 

A nova geração da Hornet indiana fez tanto sucesso por lá que acabou dando frutos. Um deles foi apresentado nesta semana, a CB 200X. Trata-se de uma pequena crossover, com a mecânica da Hornet e visual diretamente inspirado na CB 500X.

 

Hornet no Brasil

O modelo desembarcou no Brasil em 2004 e teve seu fim anunciado em 2014

Após 17 anos desde o lançamento do modelo no Brasil, e sete do anúncio do seu fim, o modelo continua em alta entre os motociclistas que curtem o segmento naked no país.

Dessa forma, para se ter uma noção da valorização da Honda Hornet no Brasil, o modelo de 2005 está com o preço de mercado avaliado em R$ 21.946. Enquanto isso, a última Hornet lançada no Brasil está cotada pela FIPE em R$ 35.397.

A receita por trás deste sucesso nós conhecemos bem. Além do visual purista, sem carenagens e com motor totalmente exposto, ele está baseado no desempenho do motor de quatro cilindros e refrigeração a líquido, de 599 cm³.

O modelo ganhou três gerações ao longo de 10 anos no Brasil

 

Três gerações da Hornet

Ao todo, a Hornet no Brasil passou por três gerações. A sua primeira foi equipada com um motor que rendia até 96,5 cv de potência a 12.000 rpm e torque de 6,4 kgf.m a 9.500 rpm. 

A segunda geração estreou a alimentação por injeção eletrônica, que fez seu propulsor desenvolver a potência máxima de 102 cv e torque de 6,53 kgfm. O vistual também mudou radicalmente, deixando para trás o farol redondo e identidade anterior. Isto foi em 2009.

A segunda geração da naked no Brasil

Assim, a linha 2012 recebeu a terceira geração com modificações no design, atualização no painel de instrumentos – que se tornou totalmente digital – e ajustes no motor. Agora, seu visual era ainda mais semelhante ao da CB 1000R, naked topo de linha da marca.

Por fim, apesar do encerramento da comercialização no Brasil, a Honda Hornet 600F ainda faz muito sucesso nas revendas de seminovos e o grito do motor ainda conquista muitos fãs.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos