MotoGP Por Guilherme Augusto 05/06/2022 11:17 (há 2 anos).

A 9ª etapa da MotoGP 2022 rolou neste domingo, 5 de junho, com o GP da Catalunha. E teve um momento inesperado: o vice-líder da prova (e do campeonato) Aleix Espargaró (Aprilia) achou que a corrida já tinha encerrado, parou de acelerar e deu até tchauzinho pra torcida… mas ainda tinha uma volta pela frente!

Com isso o espanhol, que corria em casa, teve de voltar para a pista, fazer ultrapassagens de emergência e ainda assegurou um quinto lugar, somando pontos importantes. Quem gostou foi o líder Fabio Quartararo (Yamaha), que viu ampliar sua vantagem no campeonato.

Até a última volta ninguém imaginava este pódio… ao fim, vitória de Quartararo com dobradinha da Pramac, Martin e Zarco

 

Como foi a MotoGP da Catalunha

A MotoGP na Espanha foi morna, salvos alguns momentos específicos. Ainda na primeira curva da primeira volta, um acidente envolvendo 3 pilotos, Takaai Nakagami (30, Honda), Alex Rins (42, Suzuki) e Francesco Bagnaia (63, Ducati) levou os três pilotos ao chão. Apesar do susto ninguém se feriu e Peco ainda conseguiu voltar à pista.

Espargaró achou que a corrida tinha acabado… mas ainda tinha uma volta! Piloto deu até tchauzinho para o público, teve de voltar pra prova e acabou perdendo 3 posições (e o pódio)

Outro momento foi o episódio de Aleix. O piloto fazia uma grande prova. Garantiu a pole a batalhava com Jorge Martin (89, Ducati) pela segunda posição, buscando seguir vivo na briga pelo campeonato. Estava tudo dando certo, até o equívoco na penúltima volta…

Por fim, o outro ato do GP foi protagonizado por Fabio Quartararo. O piloto assumiu a ponta ainda na primeira volta e não tomou conhecimento de qualquer piloto ou acontecimento ao longo da prova. Correndo sozinho, ampliou sua vantagem a cada volta, chegando a somar 6 segundos, e cruzou a bandeirada em primeiro lugar. Assim, somou pontos, ampliou a vantagem na liderança do campeonato e fortalece seu favoritismo ao bicampeonato.

 

Como fica classificação MotoGP 2022

Com o resultado, Quartararo começa a tomar fôlego na liderança… O francês possui 147 pontos, 22 a mais que os 125 do vice-líder Espargaró. Terceiro colocado, Enea Bastianini (27, Ducati) caiu na Catalunha e saiu sem somar pontos. Agora, está a mais de 50 do líder, com 94.

Após mais um ótimo resultado, Quartararo desponta como favorito ao título. Agora são 22 pontos de liderança

1 – Fabio Quartararo (20, Yamaha): 147 pontos
2 – Aleix Espargaró (41, Aprilia): 125
3 – Enea Bastianini (27, Ducati): 94
4 – Johann Zarco (5, Ducati): 91
5 – Francesco Bagnaia (63, Ducati): 81
6 – Brad Binder (33, KTM): 73
7 – Alex Rins (36, Suzuki): 69
8 – Joan Mir (36, Suzuki): 69
9 – Jack Miller (43, Ducati): 65
10 – Marc Márquez (93, Honda): 60

 

Próxima prova do Mundial 2022

A MotoGP realiza sua próxima etapa em 2 semanas, com o GP da Alemanha, dia 19 de junho. É um tradicional reduto de Márc Márquez, que venceu 8 vezes por lá mas estará de fora desta vez em virtude de novas cirurgias. Novamente a corrida acontece em Sachsenring, pista conhecida pelo Mundial há mais de 20 anos.

Veja também:

 

Resultado 9ª etapa MotoGP, Catalunha (5 de junho)

1 – Fabio Quartararo, Yamaha
2 – Jorge Martin, Ducati
3 – Johann Zarco, Ducati
4 – Joan Mir, Suzuki
5 – Aleix Espargaró, Aprilia
6 – Luca Marini, Ducati
7 – Maverick Viñales, Aprilia
8 – Brad Binder, KTM
9 – Miguel Oliveira, KTM
10 – Alex Márquez, Honda
11 – Remy Gardner, KTM
12 – Darryn Binder, Yamaha
13 – Franco Morbidelli, Yamaha
14 – Jack Miller, Ducati
15 – Raul Fernandez, KTM
16 – Michele Pirro, Ducati
17 – Pol Espargaró

OUT
Andrea Dovizioso, Yamaha
Fabio Di Giannantonio, Ducati
Enea Bastianini, Ducati
Marco Bezzechi, Ducati

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos