Customização Por Fernando Santos 05/06/2022 08:30 (há 2 anos).

Uma moto incrível foi totalmente construída em torno do enorme motor V10 de Dodge Viper, uma poderosa usina de 8,2 litros e mais de 500 cv! O trabalho foi realizado na casa do britânico Allen Millyard, mundialmente conhecido por criar motos com megamotores. Um feito e tanto e que merece ser revisto mais de perto!

Moto com motor de Dodge Viper V10

Apelidado de Millyard Viper V10, o modelo sem dúvidas foi o projeto mais ambicioso do construtor britânico. Toda a ideia surgiu quando ele e o filho Stephen não se impressionaram com uma demonstração da Dodge Tomahawk, no tradicional Goodwood Festival of Speed ​​de 2004.

Dodge Tomahawk: será que Millyard poderia fazer ainda melhor?

Estamos falando de nada menos que uma máquina movida pelo motor Viper V10 SRT10. Um protótipo construído pela própria Dodge e com nada menos que 506 cv! Mas segundo Millyard, quando Stephen viu a Tomahawk ele disse: “Você poderia fazer melhor que isso, papai”.

O Viper SRT V10 chamou a atenção do mundo pelo seu poder. E que tal colocar seus mais de 500cv para movier uma moto?

E não é que ele tomou isso como um desafio? Quando a dupla chegou em casa, o pai logo já tratou de encontrar um motor de Viper no site de vendas eBay. Deu um lance e logo em seguida já tinha o bendito V10. Mas o trabalho não começou até julho de 2007…

Mais tarde o V10 ganhou coletores de escape personalizado

Por volta do Natal, Millyard já tinha então montado boa parte. De acordo com o construtor, quando ligou a moto pela primeira vez a fera quase o jogou ao chão. Teve que retrabalhar a embreagem e muitos outros detalhes, ainda em abril de 2009. No total, levou cerca de um ano para a montagem completa.

Veja também:

Fez para vencer os americanos! 

Millyard não desconversa, o projeto foi feito para vencer os americanos no que eles fazem de melhor. Segundo o britânico, eles tiveram duas tentativas de construir uma moto com motor de Viper – a Tomahawk e uma excêntrica custom versão Boss Hoss. Nas palavras do modesto britânico, sua moto foi melhor do que ambas.

Um maluco, um construtor? Com vocês o britânico Allen Millyard

No entanto, não foi tão fácil assim como parece. Millyard não conseguiu encontrar garfos grandes o suficiente para suportar o peso da moto, então fez o seu próprio conjunto. Os suportes são hidráulicos JCB de 75 mm, as hastes do amortecedor são convertidas de um Vauxhall Carlton (um Omega para nós brasileiros) e as molas são da Hagon.

Um projeto realmente gigante em dimensões e poder. E uma curiosidade: totalmente legalizado para andar nas ruas do Reino Unido

Dois amortecedores de Yamaha R1 – comprados no eBay – e repintados pela K-Tech fornecem a suspensão traseira. A moto não tem chassi, somente uma estrutura dianteira de aço tubular, parafusada diretamente ao motor. O braço oscilante de um lado fica ligado à caixa de velocidades e uma estrutura traseira de liga leve vai parafusada na parte de trás do V10.

 

Os coletores de escape foram feitos à mão e revestidos de cerâmica. Alias, quase tudo foi feito à mão pelo próprio Millyard, na garagem de casa em Thatcham, na Inglaterra. Além disso, a moto foi totalmente legalizada para as ruas. Com isso, o orgulho britânico pode usufruir a vontade da uma motocicleta de 500 cv e capaz passar facilmente dos 320 km/h!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos