Em 1999, o engenheiro britânico Simon Whitelock criou algo que poucos acreditavam ser possível: uma motocicleta Kawasaki com sete cilindros. Relembre.

Em 1999, o engenheiro britânico Simon Whitelock criou algo que poucos acreditavam ser possível: uma motocicleta Kawasaki com sete cilindros. O projeto KH606 representa uma das modificações mais audaciosas já realizadas no mundo das duas rodas, transformando uma clássica KH250 em uma verdadeira monstruosidade mecânica.

Especificação KH250 Original KH606 (Estimativa)
Capacidade Cúbica 249,0 cm³ ~580,0 cm³
Tipo de Motor 3 cilindros, dois tempos 7 cilindros, dois tempos
Potência 26,0 cv 100 cv (estimativa)
Velocidade Máxima 138,0 km/h ~180,0 km/h (estimativa)
Sistema de Refrigeração Ar Ar
Caixa de Câmbio 5 velocidades 5 velocidades

 

De onde vem a Kawasaki KH606

A base desta criatura mecânica única é a Kawasaki KH250, um modelo popular no Reino Unido durante a década de 1970. Esta motocicleta era conhecida por ser simples, ágil e confiável, equipada com um motor de três cilindros e dois tempos que conquistou milhares de motociclistas europeus.

Kawasaki com 7 cilindros: projeto no exterior ousou com essa moto; veja
Imagine uma moto com 7 “canecos” – Foto: divulgação

Mas Simon Whitelock tinha uma visão completamente diferente para esta máquina. Seu objetivo era criar algo nunca visto antes no universo das motocicletas customizadas.

Como Funciona uma Moto de 7 Cilindros

Para dar vida à sua criação revolucionária, Whitelock montou sete cilindros de motores Kawasaki KH250, criando uma arquitetura de motor completamente nova e inédita. Esta configuração única resulta em:

  • Quadro original reforçado e alongado
  • Estrutura adaptada para suportar o peso adicional
  • Manutenção da estética original da KH250

 

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Tanque de Combustível e Assento:

  • Alargamento de aproximadamente 10 centímetros
  • Design mantém o caráter visual da KH original
  • Capacidade aumentada para suprir o consumo dos sete cilindros
Kawasaki KH606 siete cilindros de Simon Whitelock 2.jpg
A moto é uma adaptação de outra uma outra Kawasaki – Foto: divulgação

Sistema de Freios e Suspensão

A dianteira da KH606 utiliza componentes da Kawasaki KH500, incluindo:

  • Garfo telescópico mais robusto e resistente
  • Sistema de freio a disco duplo para maior segurança
  • Melhor capacidade de frenagem devido ao peso adicional

O freio traseiro mantém o sistema de tambor original da KH500, preservando parte da identidade clássica da motocicleta.

 

Kawasaki KH250: A Base da Revolução

A escolha da Kawasaki KH250 original não foi acidental. Este modelo dos anos 70 oferecia:

 

Especificação Detalhes
Capacidade Cúbica 249,0 cm³
Tipo de Motor Três em linha, dois tempos
Potência 26,0 cv a 7.000 RPM
Velocidade Máxima 138,0 km/h
Sistema de Refrigeração Ar
Caixa de Câmbio 5 velocidades

 

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