Lançamentos Por Guilherme Augusto 10/11/2022 10:00 (há 2 anos).

A disputa no segmento dos scooter está pegando fogo. Se há apenas 2 meses a Honda apresentou a terceira – e interessante – geração do PCX, a Yamaha não perdeu tempo e já lançou o NMax 2023. Mas será que ele é melhor que o principal, e renovado, concorrente?

Antes de mostrar o novo NMax, vale pincelar como está esse nicho dos scooter. Se em 2016 ele representava menos de 4% dos emplacamentos de motos no Brasil, seis anos depois já beira os 10%. Ou seja, a cada 10 motos vendidas no país, 1 é scooter. Assim fica fácil entender porque as marcas estão digladiando por seus espaços neste borbulhante segmento, não?

Novo NMax 2023 chega nas lojas em novembro com sistema de conectividade, controle de tração e suspensão com ajuste. E o melhor: custando o menos que a geração anterior

 

Novo NMax 2023: o que ele tem e o PCX, não

Em 2023, o principal scooter da Yamaha no Brasil passa a se chamar NMax Connected, adotando recursos já vistas em outros mercados. Assim, sua maior novidade é um sistema de conectividade, que você pode saber como funciona abaixo. E isso é a primeira coisa que o Yamaha tem e o Honda não, mas há mais.

O segundo item da lista é a suspensão traseira ajustável. Mas não se anime, é apenas uma mudança simples na pressão da pré-carga da mola, que pode ser mais soft (padrão) ou rígida, com uma pegada esportiva que ainda não tínhamos até aqui.

Suspensão traseira passa a contar com ajuste na pré-carga da mola. Ele é feito de forma simples, sem o uso de chaves e tem duas posições, mais soft ou esportiva

 

A terceira exclusividade do NMax 2023 em relação ao PCX é uma velha conhecida de todos. Estamos falando do freio ABS nas duas rodas. Apesar do Honda estar disponível em 3 versões, nenhuma tem o sistema de forma integral – na CBS há freios combinados, enquanto nas ABS e DLX há anti travamento apenas na dianteira.

 

Como é o novo Yamaha Nmax Connected

Vamos ver de forma breve quais são as novidades do NMax Connected em relação ao modelo vendido no Brasil até 2022. A maior mudança está no sistema de conectividade, assim como na suspensão traseira com ajuste. Além disso, ele passa a contar com controle de tração, pneus Diablo Scooter (nas mesmas medidas de antes) e novas opções de cores e grafismos.

Painel completo passa a informar sobre o controle de tração (que pode ser desligado) além de recebimento de notificações e chamadas (repare nos ícones nos cantos superiores)

No restante, ele mantém os elementos já conhecidos. Entre eles o motor de 155 cm³ com sistema VVA. Ele gera 15,4 cv de potência a 8.000 rpm e 1,4 kgf.m de torque, a 6.500. O câmbio continua sendo o CVT e o tanque de combustíveis, de 7,1 litros.

Além disso, o NMax 2023 segue equipado com tomada 12V, porta objetos e um bom espaço sob o banco. Também possui sistema start stop, painel digital completo, ampla área para os pés e smart key. Para fechar, há farol e lanterna em LED.

 

Como funciona o sistema de conectividade do novo NMax

Agora sim, vamos à grande novidade do novo NMax. O sistema conecta a moto com o smartphone do piloto através do aplicativo Yamaha Motorcycle Connect, via bluetooth, disponível para Android e iOS. A partir daí ele oferece uma série de informações, como:

* Status da vida útil do óleo do motor e bateria;
* Registro (mensal ou diário) dos trajetos percorridos;
* Onde o scooter foi estacionado pela última vez;

Sistema de conectividade parece promissor. Informa sobre posição da moto, consumo, trajetos, status de óleo e ainda permite comparar dados com de outros proprietários de NMax

Outro recurso legal é exibir no painel do scooter um alerta todas as vezes em que o smartphone receber alguma notificação ou ligação. Além disso, também é possível registrar, salvar e compartilhar (por WhatsApp, por exemplo) as rotas preferidas.

Para fechar, mais um recurso. Com o Revs Dashboard o aplicativo mostra informações sobre rotações por minuto e ângulo de abertura do acelerador num trecho específico do total percorrido. Ainda, alguns dados (como o consmo) podem ser comparados entre usuários do NMax de todo o mundo, criando uma espécie de rede social.

 

Quanto custa o NMax 2023

Tudo bem que o NMax (assim como o PCX, verdade seja dita) já era um bom produto e que vê-lo sendo refinado é legal. Mas é agora que vem a melhor parte: o NMax 2023 não teve aumento de preço – e também manteve a garantia de 4 anos e o programa Revisão Preço Fixo.

 

 

Ou seja, o NMax Connected tem o mesmo preço sugerido do modelo 2022, sem conectividade, suspensão com ajuste, controle de tração e outros mimos. Assim, ele custa R$ 19.690 na versão padrão e R$ 19.990 na cor especial, Matt Grey. Nas lojas, a geração anterior era encontrada por aproximadamente R$ 21.868 (Fipe).

Veja também:

 

Veredito: novo NMax 2023 é melhor que o PCX 160?

Ainda é cedo para taxar qual é o melhor scooter do Brasil – ainda mais que sequer andamos no novo NMax, algo que deve rolar nos próximos dias. Mas é fato que o segmento está borbulhando, que interessantes atualizações não param de chegar… e que a Yamaha acaba de anular uma das principais vantagens do novo PCX, a exclusividade no controle de tração.

Na batalha entre dois bons produtos, o NMax oferece sistema de conectividade, ABS nas duas rodas e suspensão traseira com ajuste…

Hoje o NMax tem 3 recursos ausentes no Honda: sistema de conectividade, suspensão traseira com ajuste na pré-carga da mola e freio ABS nas duas rodas. Já o PCX ataca com alarme de série, um pouco mais de potência (16 cv contra 15,4 cv) e mais opções de versões – incluindo com freios combinados, mais simples e acessíveis. Já os preços são bem próximos. Nas lojas, o PCX DLX custa cerca de R$ 21.750, enquanto o NMax sai por aproximadamente R$ 21.868 (Fipe).

… já o PCX oferece motor um pouco mais potente, alarme e opções mais acessíveis, com freios combinados. Nas versões topo de linha, ambos custam mais de R$ 21 mil

No restante, ambos compartilham uma série de recursos, como: smartkey, luzes em LED, painel completo, computador de bordo, controle de tração, sistema start stop, tomada (12V ou USB), bom espaço sob o banco, ampla área aos pés.

Dito isso… qual o melhor scooter de 2023, PCX ou NMax? Eles são tão próximos em propostas e tão equivalentes em recursos que uma resposta segura para a questão só pode vir depois de um bom teste comparativo, algo que teremos em breve.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
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