Lançamentos Por Fernando Santos 20/10/2022 12:00 (há 2 anos).

Um scooter Yamaha que fez história aqui no Brasil ganhou novidades no Japão. Estamos falando do pequeno Jog, que segue vivo e sendo renovado na terra do sol nascente. Sentiu saudades do simpático modelo de 50cc? Então veja como ele está hoje!

Scooter Yamaha ganha novidades no Japão

Dando continuidade à imagem esportiva do pequeno Jog 50cc, um novo scooter Yamaha chega ao mercado japonês no próximo dia 28 de novembro. Estamos falando do novíssimo Jog 125 – que virá apostando o custo-benefício, mas mantendo a imagem do modelo.

O motor é completamente diferente e há mais tecnologia, mas este design não nos engana: é um Yamaha Jog!

O novo scooter será equipado com um motor monocilíndrico OHC de 2 válvulas, refrigerado a ar “BLUE CORE” de 124cc. E quatro tempos, claro. Um propulsor equipado com o sistema SMG (Smart Motor Generator) que elimina a necessidade de um motor de arranque convencional.

Segundo a Yamaha, o conjunto entrega potência máxima de 8,3 cv  a 7.000 rpm e torque de 0.9 kgf.m a 5.000 rpm. O tanque tem capacidade de apenas 4 litros, suficiente para desfrutar de uma autonomia de cerca de cerca de 200 km, uma vez que ele promete fazer 50 km com um litro de gasolina.

Simplicidade do modelo está presente em muitos itens, incluindo o painel totalmente analógico. Assim ele consegue ser um dos scooter mais baratos do mercado japonês

 

Scooter Yamaha leve e barato

A novidade pesa somente 95 kg e tem quadro do tipo underbone. A altura do assento é de 735 mm, sendo o mais baixo entre os atuais scooters de 125 cc da marca. Os freios são a tambor nas duas rodas, com sistema “UBS (Unified Brake System)” – semelhante ao (CBS), mas neste caso somente com travões de tambor.

E o preço? No Japão o novo Jog 125 será vendido por 255.200 ienes – mais de R$ 9 mil em conversão direta -, fazendo dele uma das opções mais acessíveis do mercado local.

Apesar de pequeno, Jog 125 tem espaço para capacete aberto. E também é econômico, prometendo fazer 50 km/litro

Veja também:

Yamaha Jog no Brasil 

O scooter Jog 50 foi lançado pela Yamaha em 1983 na Ásia. Em 1986 o modelo ganhou o mundo, sendo disponibilizado em países como os Estados Unidos. Mas foi somente em 1992 que o pequeno chegou ao Brasil.

Lançado nos anos 1980, o Jog 50 levou dez anos para chegar ao Brasil. Como o público local ainda tinha preconceito com os pequenos automáticos o modelo durou pouco por aqui

Era um lançamento e tanto! O modelo era muito leve, com pouco mais de 60 kg, e ágil com seu câmbio automático do tipo CVT. Um pacote satisfatório, mesmo equipado o motor monocilíndrico de apenas 49 cm³, 2Tempos, arrefecido a ar – que entregava 6,3 cv e 0,67 kg.m de torque.

Mas apesar de inovador, o modelo não conquistou o público brasileiro, que ainda via os scooter com muito proconceito. E assim o Jog 50 saiu de linha em 1999. Na época, o mercado voltou suas atenções para os modelos CUB com rodas maiores, como a Honda C-100 Dream, lançada em 1993, e também a Yamaha Crypton, de 1997.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos