MotoGP Por motonline 25/08/2013 10:34 (há 12 anos).

Mika Kallio conquista a primeira vitória de Moto2™ após emocionante disputa no Grande Prêmio Bwin da República Checa. O finlandês dividiu o pódio com Takaaki Nakagami e Tom Lüthi, enquanto o líder do Campeonato Scott Redding limitou a terminar quatro lugares atrás de Pol Espargaró.

Mika Kallio, Marc VDS Racing Team em Brno na República Checa

 

Antes do início da corrida de 20 voltas ao circuito de Brno a preocupação era a ameaça de chuva, mas a prova acabou sendo disputada em pista seca. Kallio largou na quarta posição do grid, com a máquina da Marc VDS Racing Team, enquanto o grid era liderado por Nakagami (Italtrans Racing Team). Com o finlandês pulando para a segunda posição na largada, o restante pelotão largou sem qualquer incidente, com exceção ao companheiro de equipe de Nakagami, Julian Simon, que caiu na primeira curva.

A corrida acabou tendo dois momentos especiais. O primeiro foi a disputa titânica pela liderança, que se desenrolou ao longo de toda a prova entre Tom Lüthi (Interwetten Paddock Moto2 Racing) e Nico Terol (Aspar Team Moto2), bem como entre Nakagami e Kallio. Na quarta volta Kallio saltou para a liderança, mas o momento mais importante foi quando ele dilatou a vantagem para meio segundo na última volta.

O finlandês conquistou assim a primeira vitória em 5 anos, desde aquela obtida nas 250cc em Donington Park em 2008. A outra batalha foi entre os candidatos ao título, com Espargaró (Tuenti HP 40) e Redding (companheiro de equipe de Kallio na Marc VDS Racing Team) a se degladiarem na pista, o que não deixou de ser uma surpresa porque o espanhol largou da frente do grupo, enquanto o britânico saiu de 13º no grid após difícil qualificação. Redding roubou o quinto posto do rival na 9ª volta, mas acabou depois sendo superado por outros pilotos e caindo para oitavo enquanto o seu mais direto rival terminou em quarto, relegando Johann Zarco (Came Iodaracing Project) para quinto na última volta.

Com  Kallio superando Nakagami para conquistar a primeira vitória de Moto2 e Lüthi garantindo o segundo pódio da temporada, Espargaró e Zarco completaram a lista dos cinco primeiros, com Terol, o vencedor de Indy Tito Rabat (Tuenti HP 40) e Redding logo atrás. Foram oito os pilotos que não terminaram, entre eles o Campeão do Mundo de Moto3™ Sandro Cortese (Dynavolt Intact GP), que sofreu queda na Curva 1. A cinco voltas do final houve uma colisão a três, precisamente na Curva 3: Mike di Meglio (JiR Moto2), Alberto Moncayo (Argiñano & Gines Racing) e Marcel Schrotter (Maptaq SAG Zelos Team).

O resultado deste domingo deixa Espargaró cinco pontos mais perto do líder Redding, agora a 21 num momento em que faltam sete corridas para o final da temporada. O vencedor Kallio sobe uma posição na geral, para quarto.

A Moto2™ retorna no próximo fim-de-semana no Grande Prêmio Hertz da Inglaterra, em Silverstone.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos