MotoGP Por Guilherme Augusto 21/02/2020 17:32 (há 5 anos).

A temporada 2020 da MotoGP está com quase tudo pronto para começar. As equipes já apresentaram suas máquinas para o desafio e tem avaliado seus equipamentos nos testes de pré-temporada, iniciados este ano no Circuito de Sepang.

Um dos principais destaques da temporada serão os irmãos Márquez no comando da Honda

Além das motos, as principais novidades estão nos competidores. A Honda vai contar com a estreia de Álex Márquez, fazendo dupla com o irmão Marc Márquez na RC213V. Na Yamaha Valentino Rossi viverá seu último ano no time de fábrica, enquanto Jorge Lorenzo retorna da aposentadoria como piloto de testes. Esta será também a maior temporada da história, com o total de 20 etapas.

Honda, Yamaha, Suzuki, Ducati, KTM e Aprilia na MotoGP

O time de corridas oficial da Honda apresentou a nova RC213V para a temporada 2020 da MotoGP em Jacarta, na Indonésia. A moto apresenta o tradicional esquema de cores da empresa patrocinadora de longa data, Repsol. Este ano a principal atração da equipe de fábrica é a dupla de pilotos, afinal será defendida pelos irmãos: Marc Márquez, que detém quatro títulos consecutivos na categoria e que ainda se recupera de uma cirurgia no ombro direito, e Álex Márquez, atual campeão da Moto2.

A equipe de fábrica da Yamaha apresentou a nova YZR-M1 sem grandes mudanças no design aerodinâmico e mantendo o padrão de cores semelhante ao de 2019. O maior destaque, durante a apresentação no circuito de Sepang, ficou por conta da presença do novo piloto de testes Jorge Lorenzo. A formação oficial de corrida mantém Maverick Viñales, que anunciou sua renovação para 2021, e Valentino Rossi, que entra em sua última temporada pela equipe oficial.

A Suzuki foi outro time que optou por revelar sua nova moto durante os testes em Sepang. Em 2020, a marca completa seu centenário e em celebração a GSX-RR MotoGP chegou nas novas cores azul e prata. No ano passado o time marcou duas vitórias, alcançadas por Álex Rins no Circuito das Américas e em Silverstone, fato inédito desde o retorno da equipe à categoria em 2015. Mantendo o projeto, a Suzuki segue com a dupla de pilotos composta por Rins e o campeão da Moto3 de 2017, Joan Mir.

O time de corrida oficial da Ducati revelou a Desmosedici GP20 em um evento na cidade de Bolonha, na Itália. A moto segue com as cores em tom de vermelho escuro e o destaque ficou por conta do retorno da marca Mission Winnow, da principal patrocinadora Philip Morris, além das novidades aerodinâmicas nas rodas e carenagens.

Nesta temporada a fabricante segue com a dupla de pilotos italianos Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci. A Ducati pretende ir além das marcas de 2019, quando ficou em terceiro lugar entre os construtores, atrás de Honda e Yamaha, com apenas três vitórias.

O time de fábrica da KTM revelou as suas cores, apresentando a nova RC16, durante um lançamento digital. Neste ano o grupo austríaco entra em sua quarta temporada na categoria principal. Desde a entrada na MotoGP, em 2017, a equipe esteve apenas em um único pódio, conquistado na corrida de Valência em 2018. O piloto Pol Espargaró, que levou a KTM a sua melhor marca até o momento, segue na formação junto de Brad Binder, vice-campeão da Moto2 no ano passado.

A Aprilia foi a última a apresentar suas cores – e tem várias movimentações acontecendo. A começar pela moto, a RS-GP, que mostrou-se ousada em sua carenagem aerodinâmica, assim como no novo motor V4 90°, mesmo ângulo da Honda e Ducati. Quanto aos pilotos, segue o time com Aleix Espargaró e Andrea Iannone, que enfrenta uma suspensão devido a um caso de doping. Por esse motivo o piloto de testes Bradley Smith fez parte das apresentações, e deve assumir o posto de Iannone nas primeiras corridas, ou além disso.

Calendário MotoGP 2020

Adotando procedimentos de segurança em virtude do coronavírus, o Mundial teve um leve ajustes no calendário. Além da estreia da MotoGP, que passou de 8 de março para 5 de abril, o GP da Tailândia, que seria a segunda etapa de 2020, passa a ser o 16º encontro da temporada. Ainda, o GP de Aragão, na Espanha, foi antecipado de 04 de outubro para 27 de setembro.

GP da Finlândia é a grande novidade da temporada. Calendário sofreu alterações em decorrência do coronavírus

1ª – 08 de março – GP do Catar/Losail (apenas Moto2 e Moto3)
2ª – 05 de abril – GP das Américas/Austin
3ª – 19 de abril – GP da Argentina/Termas de Rio Hondo
4ª – 03 de maio – GP da Espanha/Jerez (válido também pela MotoE)
5ª – 17 de maio – GP da França/Le Mans
6ª – 31 de maio – GP da Itália/Mugello
7ª – 07 de junho – GP da Catalunha/Barcelona
8ª – 21 de junho – GP da Alemanha/Sachsenring
90ª – 28 de junho – GP da Holanda/Assen TT (válido também pela MotoE)
10ª – 12 de julho – GP da Finlândia/KymiRing
11ª – 09 de agosto – GP da República Tcheca/Brno
12ª – 16 de agosto – GP da Áustria/Red Bull Ring (válido também pela MotoE)
13ª – 30 de agosto – GP da Grã-Bretanha/Silverstone
14ª – 13 de setembro – GP da San Marino/Misano (válido também pela MotoE)
15ª – 27 de setembro – GP da Aragão/MotorLand
16ª – 04 de outubro – GP da Tailândia/Chang
17ª – 18 de outubro – GP da Japão/Motegi
18ª – 25 de outubro – GP da Austrália/Phillip Island
19ª – 01 de novembro – GP da Malásia/Sepang
20ª – 15 de novembro – GP da Valência/Ricardo Tormo (válido também pela MotoE)

MotoGP 2020 – pilotos e equipes

Equipes de fábrica

Brasil estará representado no Mundial de Motovelocidade, mais uma vez, por Eric Granado. O piloto da MotoE encerrou a temporada passada na terceira posição, com duas vitórias

Repsol Honda Team
Álex Márquez #73
Marc Márquez #93

Monster Energy Yamaha MotoGP
Maverick Viñales #12
Valentino Rossi #46

Team Suzuki Ecstar
Joan Mir #36
Álex Rins #42

Ducati Team
Andrea Dovizioso #4
Danilo Petrucci #9

Red Bull KTM Factory Racing
Brad Binder #33
Pol Espargaro #44

Aprilia Racing Team Gresini
Andrea Iannone #29
Aleix Espargaró #41

Equipes satélite

LCR Honda
Takaaki Nakagami #30
Cal Crutchlow #35

Petronas Yamaha SRT – SIC
Fabio Quartararo #20
Franco Morbidelli #21

Pramac Racing (Ducati)
Jack Miller #43
Francesco Bagnaia #63

Reale Avintia Racing (Ducati)
Johann Zarco #5
Tito Rabat #53

Red Bull KTM Tech 3
Iker Lecuona #27
Miguel Oliveira #88

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos