Mercado Por Guilherme Augusto 16/02/2018 18:17 (há 7 anos).

O iF DESIGN AWARD é um dos mais prestigiados prêmios de design do mundo e, pelo quinto ano consecutivo, teve a Yamaha como uma das vencedoras. A marca dos diapasões conquistou a distinção na categoria ‘produto’ com a esportiva MT-10 SP e com os scooters TMAX DX e XMAX 300 – modelos que, infelizmente, não temos à venda no Brasil. No ano passado, a empresa japonesa conquistou o prêmio com a XSR 900 (lembra da bela versão especial Abarth dela? Bom, difícil esquecer…)

Yamaha venceu (pelo quinto ano consecutivo) o tradicional iF DESIGN AWARD através das linhas agressivas e angulosas da ‘hiper naked’ MT-10 SP e dos scooters TMAX DX e XMAX 300

O prêmio é atribuído pela iF International Forum Design, a mais antiga organização de design independente do planeta, com sede em Hannover, na Alemanha. Ele elege anualmente, desde 1953, os melhores projetos de produtos industriais e outros de todo o mundo. Em 2017 o Brasil foi representado no júri pelo designer paulistano (e sócio do escritório Questto Nó) Levi Girardi. Este ano, os vencedores foram conhecidos nesta semana e receberão seus troféus em março, no Museu da BMW, em Munique.

Yamaha vence com naked e scooters

A MT-10 SP é o suprassumo da famosa série MT e, por isso, vem equipada com ‘mimos’ como suspensão Öhlins e exclusivo painel de instrumentos digital. Sua construção é dividida com a da superesportiva R1M, incluindo o motor (aqui amansado) de 161 cv e o chassi. Já o design agressivo (com uma pincelada da franquia Transformers) é marcante no modelo desde que ele foi lançado, em 2016. Infelizmente, aqui no Brasil ficamos apenas assistindo quando a MT-10 ganhou vida.

Substituto do XMAX 250, o XMAX 300 destaca-se pela sua agilidade e caráter esportivo. “O novo modelo oferece níveis ainda mais elevados de conforto e praticidade, enquanto confere ao estilo dinâmico da família MAX, performance e acabamento de luxo”, afirma a vencedora do prêmio iF DESIGN AWARD. Segundo a própria Yamaha, o XMAX 300 é um modelo intermediário da série e está prestes ‘a ser lançado globalmente’.

O TMAX é o conceituado maxi scooter de 530 cc – lançado em 2001 e famoso por ser pilotado por Valentino Rossi nos corredores da MotoGP. Para a Yamaha, hoje o “TMAX DX representa a derradeira fusão e equilíbrio de dois estilos num único conjunto. A aceleração dinâmica, juntamente com a condução ágil e a travagem fora de série, conferem a este maxi scooter níveis de performance equiparáveis aos das motos esportivas”. Além de desempenho, o modelo também se destaca pelo conforto, dando direito a itens como controle da velocidade de cruzeiro e painel digital personalizável. O modelo esteve à venda por pouco tempo no Brasil e recentemente voltou a ser notícia, quando a Kymco lançou o concorrente AK 550 aqui e deu nova vida ao segmento no País. Quem sabe, em algum carnaval futuro, ele volte ao nosso mercado…

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos