Editorial Por Sidney Levy 30/08/2016 14:34 (há 8 anos).

Não sei se isso é fruto de um ano eleitoral ou se realmente há uma crescente preocupação em aproximar políticos de todas as esferas (municipal, estadual e federal) de lideranças dos motociclistas. O fato é que nos últimos meses surgiram algumas iniciativas nesse sentido para defesa de motociclistas e motocicletas. As razões para isso não interessam muito. O que realmente interessa é saber se será realmente possível transformar estas iniciativas em ações reais que saiam do papel e de fato tragam benefícios aos motociclistas.

1º Parlamoto: ênfase na moto como solução aos problemas de transporte nas grandes cidades

Primeira iniciativa ocorrida em dezembro do ano passado tem alcance federal

A primeira aconteceu em dezembro de 2015 na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), e lançou a Frente Parlamentar em Defesa do Motociclista. Por iniciativa do deputado federal Ronaldo Fonseca (PROS/DF), esta Frente Parlamentar contou com apoio das Federações de Motociclismo de vários estados do Brasil e da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo. Segundo seus idealizadores, “a ideia é atuar no motociclismo como um todo, desde a relação do motociclista com o trânsito à prática esportiva, ressaltou o presidente da CBM, Firmo Alves, que na época apoiou a iniciativa do deputado.

A segunda iniciativa foi no âmbito da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) e lançou no dia 31/5 a Frente Parlamentar de Veículos sobre Duas Rodas. Desta vez quem teve a ideia foi o deputado estadual Jorge Wilson (PRB), do mesmo partido do candidato a Prefeitura de São Paulo, Deputado Federal Celso Russomanno. O objetivo desta Frente Parlamentar é apressar a aprovação de medidas de atenção e prevenção contra a violência no trânsito e políticas públicas mais eficientes para o tema. “As motocicletas resolvem alguns problemas crônicos de transporte nas grandes cidades e por isso precisam de mais atenção”, falou o deputado Jorge Wilson na ocasião do lançamento da Frente Parlamentar.

 

Agora foi a vez do deputado estadual Coronel Telhada (PSDB), que realizou o 1º Parlamoto no último sábado (27/8) em São Paulo (SP), evento que reuniu motociclistas e vários Motoclubes para um passeio que terminou no páteo da Assembléia Legislativa de São Paulo, com apresentação musical e uma grande praça de alimentação com vários food trucks. O objetivo do evento foi estabelecer a Frente Parlamentar em Defesa dos Motociclistas para discutir políticas públicas voltadas ao motociclismo. “Queremos que esta Frente Parlamentar seja o fórum de debates para as políticas públicas voltadas à proteção dos usuários de motocicletas”, explica o deputado Telhada. Segundo os organizadores, esta iniciativa conta com o apoio do Sindicato dos Motoboys, Abraciclo e Abtrans.

Como pano de fundo de todas estas iniciativas estão os assustadores números de acidentes de trânsito com vítimas fatais ou não e que envolve motocicletas. Entre estes números, costuma ser mencionada uma preocupação com o grande número de vítimas jovens e que permanecem em tratamento por muito tempo, gerando “altos gastos” para o Sistema Único de Saúde (SUS). Com discurso parecido está o presidente da Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças), Orlando Leone, que destaca que essa aproximação com os políticos traz respeito ao setor e permite esclarecer questões importantes que tocam as motocicletas e tudo o que gira em torno dela, como os setores de produção e importação de peças, acessórios e equipamentos de segurança.

Rodrigo Ferreira da Silva (Sindimoto), deputado estadual Jorge Wilson e Orlando Leone (Anfamoto) no lançamento da Frente Parlamentar de Veículos sobre Duas Rodas na ALESP: foco na indústria (foto de José Antonio Teixeira)

Como aqui no Motonline acompanhamos e divulgamos estas iniciativas, decidimos apresentar uma compilação de afirmações e propostas feitas por políticos e representantes de instituições e organismos ligados ao setor na ocasião das três iniciativas parlamentares. Como são todas voltadas à proteção e defesa dos motociclistas e das motocicletas, achamos por bem montar uma pauta única de assuntos a serem discutidos e levados adiante por estas Frentes Parlamentares, até para facilitar a você a cobrança pelas soluções. Aliás, se você tem alguma sugestão que não está aqui nesta lista, por favor, envie-nos para que ela entre na pauta de discussão:

  • A motocicleta precisa ser reconhecida como modal de transporte;
  • As moto-faixas precisam ser reconsideradas como solução para reduzir os acidentes e as vítimas;
  • É preciso estimular a manutenção das motocicletas e o uso de todos os equipamentos de segurança do motociclista;
  • Repassar um porcentual das multas para Federações de Motociclismo para um programa de formação de condutores;
  • Montar um programa junto aos fabricantes (Montadoras) para reinvestimentos no esporte;
  • Criar campanhas permanentes de prevenção de acidentes de trânsito;
  • Diminuição dos valores dos pedágios para Motos;
  • Redução dos valores cobrados nos estacionamentos;
  • Aumento de vagas públicas e privadas nos estacionamentos para motos;
  • Simplificação no processo de importação de motos de competição (carga de impostos);
  • Fiscalização dos Detrans na aplicação dos recursos arrecadados com multas;
  • Atenção específica aos motociclistas nas estradas em função das características próprias do veículo e seu condutor;
  • Novos projetos de rodovias, ruas, avenidas e autódromos devem ser homologados por entidade ligada à motocicletas;
  • Campanha permanente de educação de motoristas, ciclistas e pedestres sobre a participação dos motociclistas no trânsito;
  • Redução da tributação incidente sobre os EPI’s de motociclistas: capacetes, luvas, botas, protetor de coluna e roupas adequadas;
  • Campanha permanente para a sociedade enfatizando que motociclista não é bandido, mas um ser humano que trabalha e que se locomove pela cidade com um veículo menor e mais inteligente.

Uma grande movimentação de motociclistas e grupos militares que utilizam motocicletas percorreu as ruas de São Paulo para alertar para o movimento

Humildemente, sugerimos que a matéria “educação para o trânsito” seja inserida no currículo escolar a partir da pré-escola (crianças a partir de 3 anos de idade), com o devido estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte para deslocamento de casa para a escola. Como sempre ensinou mestre Ryo Harada, fundador do MOTONLINE, entendemos que o ciclista certamente é um motociclista (e motorista) melhor preparado para o trânsito e por isso o uso da bicicleta deve ser incentivado como meio de transporte individual desde a infância e o tema “trânsito” deve ser matéria escolar.

“Em todos os países que tive a oportunidade de visitar profissionalmente, pude notar com clareza que naqueles onde se respeita a bicicleta, o trânsito é naturalmente mais harmonioso e todos os meios fluem naturalmente”, define Harada do alto de seus mais de 40 anos de atuação profissional nos setores de bicicletas e motocicletas.

Reportagem e fotos do 1º Parlamoto de Alexandre Patriarca, moderador do Fórum Motonline

 

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos