Mercado Por Fernando Santos 13/04/2024 07:25 (há 1 mes).

As marcas de motos da Índia estão conquistando espaço rapidamente ao redor do mundo. Inclusive no Brasil, onde já temos operações oficiais de Royal Enfield e Bajaj – além disso, devemos ver a TVS por aqui em breve. E são todas marcas gigantes, habituadas ao mercado exportador.

Mas e quando falamos no mercado doméstico, surge uma dúvida. Qual marca de motos indiana é a maior dentro da Índia? Se você achou que era uma das três citadas, errou. Se pensou que era a líder global Honda, está igualmente equivocado.

A marca de motos que domina a Índia

Em 2023, a Hero MotoCorp manteve a posição de líder do mercado da Índia, com participação de mercado de 32,2%. Para isso, a gigante vendeu mais de 5 milhões de unidades apenas no mercado doméstico. Vale lembrar que mais de 15,5 milhões de motos foram comercializadas no país ao longo do ano passado.

Nada de Bajaj, TVS ou Royal Enfield. Ou de Honda. A marca de motos que domina a Índia é a Hero

O segundo lugar ficou com a Honda, com 26,5% de participação e 4,1 milhões de motos. A partir do terceiro posto há um degrau maior, que isola as duas principais marcas das demais. Assim, na sequência há Bajaj Auto (15%; 2,4 milhões de motos), TVS Motor Company (14%, 2 milhões) e Royal Enfield (7,6%, 1,1 milhão). Suzuki, Yamaha, KTM, Jawa e Benelli que ocuparam as posições restantes.

 

A poderosa marca de motos Hero

Durante vários anos, a Hero tem sido a marca de motos líder, com mais de 30% de participação de mercado na indústria do seu país. A empresa oferece mais de 20 modelos na Índia e exporta diversas motocicletas para fora do país.

A Hero aposta em vários segmentos e também investe em competições. Foi a primeira marca indiana a participar do rali Dakar

Entretanto, o mais curioso é que inicialmente, a empresa era conhecida como Hero Honda. Isso porque, a fabricante nasceu em 1984, como uma joint venture entre a Hero Cycles da Índia e a Honda do Japão.

Durante a década de 1980, a fabricante apostou em motocicletas populares na Índia e em 2001 já figurava como uma das maiores fabricantes. Apesar disso, grande parte da tecnologia nas motos da então Hero Honda – por quase 26 anos – (1984–2010) veio da contraparte japonesa.

Porém, em dezembro de 2010 o conselho de administração decidiu encerrar a joint venture com a Honda. Sozinha, a Hero seguiu crescendo. Ainda em 2020, a empresa já tinha capacidade anual para mais de 9 milhões de unidades em suas 8 unidades fabris.

Veja também:

Como é o mercado da Índia?

O mercado indiano de motos viveu um crescimento significativo em 2023, com vendas totais atingindo 15.505.574 unidades, um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior. Este crescimento atribui-se a fatores como o aumento da urbanização e uma preferência crescente pelo transporte pessoal.

A Hero é atualmente também a segunda maior marca de motos do mundo, atrás apenas… da Honda

Segundo os indianos, o mercado continuará crescendo nos próximos anos. Além disso, a crescente popularidade das motos elétricas no país deve contribuir para o crescimento deste novo nicho de mercado por lá.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos