Enfim, a BMW lançou inédita e aguardada R 1300 GS. O modelo chega como a sucessora da aventureira mais vendida do mundo, a R 1250 GS, com novo motor boxer, mais eletrônica e peso reduzido. Seria ela a melhor big trail do mercado, a aventureira definitiva? Confira tudo que traz a novidade que vem ao Brasil.
Nova BMW R 1300 GS
Segundo a marca, a nova R 1300 GS ganhou um design “quase completamente novo”. O destaque fica por conta do visual dos novos faróis “LED Matrix”, com os indicadores de seta integrados nos protetores de mão.
Essa novidade chega com o Headlight Pro como equipamento opcional. Uma função que move o foco do farol full-LED padrão, que se adapta durante uma curva de acordo com a inclinação da moto.
No entanto, apesar do visual remodelado, a peça central da moto segue sendo o motor boxer de dois cilindros. O propulsor ganhou novo design, mais compacto, graças a uma caixa de velocidades localizada sob o motor e a uma nova disposição do eixo de comando.
Com exatamente 1.300 cc, o motor agora produz uma potência de 145 cv a 7.750 rpm, desenvolvendo um torque máximo de 14.9 kgf.m a 6.500 rpm. Ou seja, é o motor boxer BMW mais potente já produzido em série! Para comparação, na GS 1250 eram 136 cv e 14,5 kgf.m.
A nova BMW R 1300 GS possui quatro modos de pilotagem (em vez de três): “Rain” “Road”, “Eco” e o modo adicional “Enduro”, que permite uma experiência melhorada com uma configuração específica para uso off-road.
Suspensões e peso
Para o sub-chassi traseiro, a estrutura tubular de aço anterior da 1250 GS foi agora substituída por uma construção em alumínio fundido. A moto teve uma redução de peso de 12 kg em comparação ao modelo anterior, apresentando agora 237 kg em ordem de marcha.
A suspensão dianteira é a EVO Telelever, com elemento flexível, junto da traseira EVO Paralever. Ambas foram revisadas para maior precisão e estabilidade de pilotagem.
O conjunto também ganha o opcional do novo sistema eletrônico de suspensão dinâmica DAS (Dynamic Suspension Adjustment). Um equipamento com adaptação dinâmica de amortecimento e taxa de retorno, assim como compensação de carga.
E em conjunto com o DAS, mais dois itens adicionais de equipamento estarão disponíveis para a suspensão da nova BMW R 1300 GS. As novidades são o novo controle adaptativo de altura e a suspensão esportiva.
Versões da BMW R 1300 GS
O modelo chega na sua versão de entrada, juntamente com as versões Triple Black, GS Trophy e Option 719 Tramuntana. Por enquanto, nada da tradicional GS Adventure ou da aguardada Série M.
A versão básica da nova BMW R 1300 GS tem a opção de cor “Lightwhite” (branco). Já a TripleBlack, uma variação do modelo do GS que é popular há muitos anos, segue em linha. Neste esquema de cores, a nova BMW R 1300 GS apresenta superfícies exclusivas. E a GS Trophy ganha acabamento básico “Racing Blue” metálico (azul).
E finalmente, a nova BMW R 1300 GS 719 Tramuntana combina rodas de raios cruzados em dourado, com uma pintura em Verde Aurelius metalizado – além de sofisticadas peças em alumínio fresado.
Quanto custa a nova GS 1300
Na Alemanha, a novidade parte dos 19.100 euros, cerca de R$ 102 mil em conversão direta, logo acima do valor da antiga 1250 GS. A nova big trail ainda não teve data divulgada para lançamento no Brasil.