Lançamentos Por Fernando Santos 02/10/2023 14:26 (há 8 meses).

O lançamento da GS 1300 sacudiu o universo do motociclismo na última semana. A novidade chega para substituir a BMW R 1250 GS, big trail mais vendida do mundo, estabelecendo novos parâmetros em desempenho, conforto e eletrônica. Mas será suficiente para deixar a principal rival Tiger 1200 na poeira? Compare BMW e Triumph.

BMW GS 1300 ou Tiger 1200?

Começamos esse breve comparativo pelo motor. Com exatamente 1.300 cc, a nova 1300 GS agora produz uma potência de 145 cv a 7.750 rpm, desenvolvendo um torque máximo de 14.9 kgf.m a 6.500 rpm. Ou seja, é o motor boxer BMW mais potente já produzido em série! Para comparação, na GS 1250 eram 136 cv e 14,5 kgf.m.

Nova BMW 1300 GS ganhou mais potência, mas ainda ficou para trás da Tiger 1200. No entanto, moto alemã ganha no torque

No entanto, número de cilindradas não é “documento”. Prova disso é que a família Tiger 1200, mesmo com um tricilíndrico em linha de ‘apenas’ 1.160 cc entrega de 150 cv a 9.000 rpm. Contudo, o torque máximo é menor que o da BMW, com 13,2 kgf.m a 7.000 rpm. Em ambas, a transmissão final é por eixo cardã.

 

Eletrônica

A GS 1300 tem suspensão eletrônica (DSA), um ajuste correspondente e taxa de retorno, dependendo do modo de pilotagem selecionado. Além disso, tem radar com Cruise Control Ativo, com Alerta de Colisão Frontal e Alerta de Mudança de Faixa.

Além disso, a nova GS possui quatro modos de pilotagem (em vez de três): “Rain” “Road”, “Eco” e o modo adicional “Enduro”, que permite uma experiência melhorada com uma configuração específica para uso off-road.

Tiger 1200 trouxe novidades como o sistema de radar de ponto cego, item adotado agora pela BMW

Por sua vez, as Triumph Tiger 1200 tem 5 modos de pilotagem. O modo de pilotagem Off-Road Pro é um extra exclusivo para os modelos Rally Pro e Rally Explorer. O pacote de eletrônica inclui ainda o sistema hill-hold e quickshifter padrão, não disponível apenas na moto de entrada GT.

Contudo, os modelos Tiger Explorer (GT e Rally) vêm equipados também com radar de ponto cego. Por fim, recentemente, a linha 1200 recebeu a atualização da suspensão semiativa da Showa.

Enquanto o mundo aguarda a nova GS 1300 Adventure, a versão “Option 719 Tramuntana” segue como GS 1300 topo de linha

Peso

Para o sub-chassi traseiro, a estrutura tubular de aço anterior da 1250 GS foi agora substituída por uma construção em alumínio fundido na 1300. Com essas e demais novidades, a moto teve uma redução de peso de 12 kg em comparação ao modelo anterior, apresentando 237 kg em ordem de marcha.

Do outro lado, desde que foi lançada, a Tiger 1200 também conta com um novo chassi, mais leve e que inclui uma estrutura de alumínio. Nele está fixada outra atualização, o braço oscilante ‘tri-link’ com menos peso e mais forte. Com isso, esse novo conjunto de frame é 5,4 kg mais leve que o modelo da geração anterior. Contudo, a moto tem 255 kg em ordem de marcha.

Mesmo mais pesada, Tiger 1200 Explorer é a máquina que a BMW ainda não tem: aro dianteiro 21 e muitos acessórios voltados ao off-road

Veja também:

GS 1300 e Tiger 1200: versões e preços

A nova 1300 GS foi apresentada nas versões Triple Black, GS Trophy e Option 719 Tramuntana, além da básica de entrada apenas na cor branca (Lightwhite). Na Alemanha, a novidade parte dos 19.100 euros, cerca de R$ 102 mil em conversão direta, configurando um pequeno aumento de preço em relação à antiga 1250. Para o Brasil, o modelo ainda não teve preço e data de lançamento divulgadas.

BMW R 1300 GS deve vir ao Brasil já em 2024, mas preço ainda não foi revelado. Enquanto isso, a Tiger 1200 varia de R$ 106.990 a R$ 121.490

Há mais tempo no mercado, a linha Triumph Tiger 1200 foi lançada em duas gamas distintas. A GT é voltada à estrada, incluindo modelos como 1200 GT, GT Explorer e GT PRO. Enquanto a série Tiger 1200 Rally tem maior vocação ao off-road, com modelos como 1200 Rally Explorer e Rally PRO. No Brasil, o preço da linha Tiger parte dos R$ 106.990 no modelo Rally PRO e chega aos R$ 121.490 da Rally Explorer.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
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