Com a guerra na Ucrânia, a Rússia sofreu diversas sanções no continente europeu e, como retaliação, dificultou o acesso ao seu gás natural (e outros materiais). Assim, agora outros países do continente buscam alternativas...
É aí que o etanol está ganhando espaço, junto de outros biocombustíveis. A ideia é evitar o desabastecimento, além de colaborar com a redução nas emissões de CO²
Pouco explorado por lá, o etanol é um velho conhecido no Brasil. Aqui, é vendido desde os anos 1970, ganhando importância após a Crise do Petróleo. Inclusive, temos veículos movidos pelo combustível há décadas - como a CG 125 Álcool, de 1981.
A tecnologia tem evoluído muito por aqui, tanto que em 2009 tivemos a primeira moto flex (gasolina e etanol) do mundo, a CG 150 Titan Mix. Atualmente, há mais de 10 modelos de motos flex à venda no mercado, das marcas Honda e Yamaha.
O etanol usa a biomassa como combustível, que pode ser extraída de matérias prima como milho e cana de açúcar. O Brasil é referência global na produção das matérias e do uso do etanol, podendo estreitar seus laços como exportador à Europa.