O mundo das motocicletas está cada vez mais se voltando a um futuro elétrico. Da China surgem parcerias com grandes marcas e expoentes movidas a bateria a cada mês, mas por lá o interesse por modelos a gasolina de grande capacidade também parece estar em alta. Quer uma exemplo? Conheça a Thor, uma novo moto custom de 1200 cc – e chinesa, claro.
Chineses criam moto custom poderosa
A chinesa Brixton é uma das mais recentes marcas a entrar na briga no nicho de motos com o estilo retrô. A mais recente amostra disso foi com a Cromwell 1200 no ano passado. Nada manos que uma rival direta da Triumph Bonneville, mas de baixo custo, usando um motor gêmeo paralelo de 80 cv e 1200 cc.
Na China, esse modelo acabou de ser colocado à venda, pelo equivalente a 7.900 euros, cerca de R$ 40 mil em conversão direta. Enquanto isso, a Bonneville genuína mais próxima em termos de especificações é a T120, que chega por lá cotada em 11.095 euros, mais de R$ 57 mil. Então já viram que a concorrência não está para brincadeira…
Mas agora é a empresa-mãe da Brixton, a Gaokin, que está apresentando outro modelo movido por um motor bicilíndrico de grande capacidade. Estamos falando da moto cruiser GK1000 ‘Thor’.
Equipada pelo V-twin de 997 cc, refrigerado a água, o modelo é a oferta mais poderosa da empresa até agora. Isso porque o propulsor em V a 80 graus produz potência máxima de 88,5 cv a 7200 rpm e torque máximo de 9.6 kgf.m a 6000 rpm.
Veja também:
- Rival da Triumph T120 na Europa é R$ 20 mil mais barata
- Bonneville T120 Ace está nas concessionárias
- Veja as 6 motos custom mais baratas de 2022
Como é a nova ‘moto Thor’
A GK1000 é uma moto de estilo custom que evita a tentação de ser abertamente uma cópia retrô. Mas do que isso, também não é uma cópia de modelos contemporâneos como a Ducati Diavel. Ela tem design próprio, marcado por ângulos nítidos e um chassi de alumínio que enfatiza o V do motor.
Não só na China, mas no mundo, a Gaokin é conhecida como fabricante de motores para motos, ATVs e até pequenos aviões. Para sua mais recente incursão no mundo das duas rodas, a marca escalou uma variedade impressionante de equipamentos. Com isso, a Thor recebeu pinças de freio radiais J.Juan com ABS da Bosch.
Aliás, a Bosch também lida com a eletrônica do motor, que inclui um acelerador eletrônico, modos de pilotagem e cruise control. Outras peças da moto incluem a suspensão KYB, com garfo invertido e um monoamortecedor traseiro ajustável para pré-carga e amortecimento de retorno.
O modelo tem rodas aro 18 que suportam pneus de grandes dimensões, com um 130/70VR na frente e um enorme 240/50VR na traseira. Aliás, a moto é grande mesmo, com uma distância entre eixos de 1.665 mm e um comprimento total de 2.380 mm – para comparação, a Harley Low Rider tem ‘apenas’ 1,615 mm e 2.355 mm, por exemplo. O assento fica a 680 mm do chão e o peso em ordem de marcha é de 269 kg, quando o tanque de 20,5 litros está cheio.
Quanto custa a nova moto custom de 1200 cc
Gostou da proposta? O pacote pode ainda incluir um kit com conectividade com smartphone e faróis que acendem automaticamente quando escurece. Mas calma aí, a moto custom ainda não está disponível para a venda. Espera-se que chegue na China pelo equivalente a 6 mil euros, algo na cassa dos R$ 31 mil. Em quais países estará disponível também segue um mistério.