A Yamaha apresentou a Tenere 700 como um conceito, em 2017, e chamou a atenção do mundo. Em 2019 começaram suas vendas na Europa e América do Norte, onde fez sucesso rapidamente...
Mas a chegada a outras regiões está bem mais lenta. Só agora que ela ganha força na América do Sul, onde acaba de desembarcar no segundo maior mercado do continente, a Colômbia.
Infelizmente, os vizinhos colombianos tiveram algumas surpresas negativas com o T7. A maior foi preço, cotado em 64 milhões de pesos (cerca de R$ 78 mil). Na Europa, ela custa o equivalente a 'apenas' R$ 56 mil.
Agora disponível na Colômbia, a T7 já estava à venda em outros mercados do continente. É o caso do Chile e do nosso vizinho Paraguai. Mas nada de lançamento no maior mercado das Américas...
O modelo é esperado pelos fãs da marca por aqui desde 2019, mas a Yamaha nunca se pronunciou claramente sobre sua não vinda. Assim, várias 'teorias alternativas' foram criadas e fazem sentido.
Uma delas fala sobre as emissões. Ocorre que o nosso programa (Promot) é exigente demais e exigiria uma série de mudanças no modelo para atender às regras sem perder potência. E este investimento pode não ser compensado pelo volume de vendas do modelo.
Seu preço também poderia ser um problema. Na Europa, ela custa 40% mais que MT 07, modelo sequer atualizado aqui e que e custa mais de R$ 48 mil (Fipe). Caso o padrão se repita, a T7 deveria vir com preço acima dos R$ 70 mil, salgado para quem tem um pacote eletrônico tão simplório.
Enquanto o mundo gira, a Colômbia vende T7's e os brasileiros ainda aguardam o modelo, a Yamaha já trabalha em uma irmã maior da big trail. A Ténéré 900 deve herdar o poderoso motor da MT 09, com mais de 110 cv.