Cream Section Separator
Red Section Separator

Aventureira à prova!

Teste com a honda XRE 300 - modelo 2022

Cream Section Separator
Red Section Separator

Se você curte motos, certamente conhece a XRE 300. Lançada pela Honda em 2009, é um dos principais sucessos da história recente da marca. Atualmente, emplaca mais de 30 mil motos/ano, quase 3 mil unidades por mês!

  Um sucesso da Honda 

Cream Section Separator
Red Section Separator

Rodamos por cerca de 1.000 km com o modelo 2022, na versão Rally, para entender no que está baseado o sucesso do modelo. Foi fácil descobrir.

  Hora do teste! 

Cream Section Separator
Red Section Separator

A XRE é uma moto bem resolvida, uma trail que manda muito bem em diferentes lugares e situações. É versátil como uma trail deve ser e tem bons números de consumo e desempenho.

  Uma 300cc equilibrada 

Cream Section Separator
Red Section Separator

Ela se sai muito bem na cidade. É alta e ágil, até magra (exceto as carenagens do tanque). Desvia dos carros e roda nos corredores como poucas. Só tenha cuidado com os espelhos de carros altos, como alguns SUV.

  Na cidade, só alegria 

Cream Section Separator
Red Section Separator

Em rodovias ela mostra bom desempenho do motor de 291cc, 25,4 cv e 2,76 kgf.m de torque. Tem boa retomada e garante conforto para rodar logo acima dos 100 km/h, com bastante fôlego para ultrapassagens. O câmbio é de 5 velocidades.

  Dá conta na estrada 

Cream Section Separator
Red Section Separator

Há décadas que a Honda faz sucesso mundo afora com sua família de aventureiras XR, da qual a XRE descende. Ou seja, quando o assunto é terra pode esperar por segurança, diversão, agilidade e até conforto. Não fossem as carenagens, seria praticamente uma moto de trilha, como a antecessora XR 250 Tornado.

  Na terra: faz jus ao nome 

Cream Section Separator
Red Section Separator

A XRE evoluiu muito neste aspecto. No teste, chegou a fazer médias de 35 km/litro na estrada, rodando na boa, e 25 km/litro na cidade. Mas se acelerar, ela bebe. Em tocada esportiva fez míseros 14,1 km/litro na rodovia.

  Consumo 

Cream Section Separator
Red Section Separator

A XRE está longe de ser uma moto voltada ao desempenho, é uma trail, versátil, confortável. Na nossa mão, teve velocidade máxima de 136 km/h (no painel).

  Top speed 

Cream Section Separator
Red Section Separator

Disponível em três versões (ABS, Rally e Adventure, com diferenças apenas no visual), seus preços sugeridos variam de R$ 23.120 a R$ 23.670. Porém, segundo a Fipe, custa de R$ 27.500 a R$ 28.174 nas concessionárias. 

  Preço 

Cream Section Separator
Red Section Separator

Uma companheira para a cidade, o dia a dia, a aventura e a viagem... tudo numa moto só! É uma trail tão versátil quanto uma trail deve ser. Só o preço é que está um tanto salgado - além de superior ao da Lander, principal concorrente.

  XRE 300: vale a pena?