Se você curte motos, certamente conhece a XRE 300. Lançada pela Honda em 2009, é um dos principais sucessos da história recente da marca. Atualmente, emplaca mais de 30 mil motos/ano, quase 3 mil unidades por mês!
Rodamos por cerca de 1.000 km com o modelo 2022, na versão Rally, para entender no que está baseado o sucesso do modelo. Foi fácil descobrir.
A XRE é uma moto bem resolvida, uma trail que manda muito bem em diferentes lugares e situações. É versátil como uma trail deve ser e tem bons números de consumo e desempenho.
Ela se sai muito bem na cidade. É alta e ágil, até magra (exceto as carenagens do tanque). Desvia dos carros e roda nos corredores como poucas. Só tenha cuidado com os espelhos de carros altos, como alguns SUV.
Em rodovias ela mostra bom desempenho do motor de 291cc, 25,4 cv e 2,76 kgf.m de torque. Tem boa retomada e garante conforto para rodar logo acima dos 100 km/h, com bastante fôlego para ultrapassagens. O câmbio é de 5 velocidades.
Há décadas que a Honda faz sucesso mundo afora com sua família de aventureiras XR, da qual a XRE descende. Ou seja, quando o assunto é terra pode esperar por segurança, diversão, agilidade e até conforto. Não fossem as carenagens, seria praticamente uma moto de trilha, como a antecessora XR 250 Tornado.
A XRE evoluiu muito neste aspecto. No teste, chegou a fazer médias de 35 km/litro na estrada, rodando na boa, e 25 km/litro na cidade. Mas se acelerar, ela bebe. Em tocada esportiva fez míseros 14,1 km/litro na rodovia.
A XRE está longe de ser uma moto voltada ao desempenho, é uma trail, versátil, confortável. Na nossa mão, teve velocidade máxima de 136 km/h (no painel).
Disponível em três versões (ABS, Rally e Adventure, com diferenças apenas no visual), seus preços sugeridos variam de R$ 23.120 a R$ 23.670. Porém, segundo a Fipe, custa de R$ 27.500 a R$ 28.174 nas concessionárias.
Uma companheira para a cidade, o dia a dia, a aventura e a viagem... tudo numa moto só! É uma trail tão versátil quanto uma trail deve ser. Só o preço é que está um tanto salgado - além de superior ao da Lander, principal concorrente.