A Yamaha está trabalhando em uma nova esportiva. O modelo tem como base a naked MT 09 e deve se chamar R9, mas ainda não há estimativas de quando ela chegará ao mercado internacional.
Vamos com calma. Nos últimos dias a marca registrou patentes sobre o nome ‘R9’ em diferentes locais, como Austrália e Europa. Este é o primeiro indício (mas ainda não uma prova) de que a empresa está trabalhando em um novo modelo sport.
Yamaha R9, esportiva baseada na MT 09
Assim, a hipotética mas provável R9 segue um caminho que já conhecemos bem. Ele foi trilhado pela R7 há poucos meses.
A começar pela ideia de adaptar uma naked à proposta esportiva. Mudam o design, as suspensões e são criados componentes como a carenagem integral, mas é mantida toda a base mecânica e eletrônica. Foi isso que aconteceu quando a 07 ‘se tornou’ R7 – e que deve ocorrer agora, com a MT 09.
Depois, começam a vazar materiais na imprensa internacional. Inicialmente registros de patentes, necessárias para assegurar a propriedade intelectual daquele produto ou marca. Depois surgem as primeiras fotos, sejam de estúdio ou testes camuflados. Na sequência ocorre o lançamento oficial.
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Faca e o queijo na mão
As linhas MT e R estão cada vez mais atualizadas. No exterior elas já deram origem a diversos produtos com componentes compartilhados. São exemplos as R 125 e MT 125, R3 e MT 03, R7 e MT 07. Agora deve ser a vez da MT 09 ganhar uma ‘irmã’.
Além disso, a Yamaha tem uma lacuna a preencher em sua linha de esportivas. A família R começa com a pequena R 125 (de 15 cv), passa pela R3 (de 42 cv) e então apresenta a R7 (de 75 cv), como degraus de uma escada. O próximo passo é, na verdade, um salto. Estamos falando da R1, superbike de 200 cv.
Assim, uma esportiva de ‘cento e poucos cavalos’ caíria como uma luva no lineup, construindo o degrau que falta nesta escada. E quantos cavalos a MT 09 tem? Bingo, 119. Até 2020 este papel era cumprido pela tetracilíndrica R6, agora aposentada.
Aliás, a ideia de ter uma R9 baseada na MT não é nova. Muitos fãs da marca já cogitaram isto. Já teve, inclusive, quem fizesse a esportiva de forma artesanal, criando componentes em casa e depois adaptando numa 09. Foi assim que surgiu esta R9 italiana.
Como é a MT 09
A MT 09 SP disponível no exterior ainda não chegou ao Brasil. O modelo recebeu atualizações importantes no ano passado, muito importantes na eletrônica e inegáveis no visual.
Depois de 8 anos, o motor CP3 de 3 cilindros e 847 cm³ recebeu um novo design que oferece maiores níveis de potência em toda a gama de rotação. A capacidade foi aumentada para 889 cm³, dando 42 cc adicionais, que geram agora a potência máxima para 119 cv a 10.000 rpm (antes, 115 cv) e torque máximo de 9,5 kgf.m a 7.000 rpm.
Ela também ganhou suspensão dianteira KYB totalmente ajustável na dianteira e no amortecedor traseiro – este, da Ohlins. O câmbio de seis velocidades conta com quickshifter e a suspensão dianteira tem garfo invertido.
Na eletrônica houve um salto. A nova MT 09 ganhou IMU de seis eixos, o que possibilitou aperfeiçoar todo seu pacote. Agora conta com controle de tração e ABS adaptado para curvas, além de acelerador eletrônico Yamaha Chip Controled Throttle (YCC-T) com a tecnologia Accelerator Position Sensor Grip (APSG). Ambas as novidades vindas da R1, mas com ajustes para a MT.
MT 09: esportiva R9 no Brasil
Alguns parágrafos acima dissemos que a marca acaba de registrar a patente do nome, então o projeto ainda está longe de sua fase final de desenvolvimento. Ainda não é possível afirmar quando e nem por quanto a nova R9 chegará ao mercado.
E provavelmente não a veremos por aqui. Por alguma questão estratégica a Yamaha deixou o Brasil desabastecido de suas esportivas. Enquanto em alguns locais há seis opções de modelos, de 125 a 1.000 cilindradas, aqui temos apenas a R3. Solitária, desde 2017 ela é a única esportiva da Yamaha à venda no país.
Aliás, a própria linha MT também carece de atualizações. As 07 e 09 apresentadas na Europa no segundo semestre de 2020 ainda não chegaram ao Brasil, algo que deve ocorrer nos próximos meses. Apenas a MT 03, líder da categoria, já está atualizada em solo verde e amarelo.