A Yamaha parece focada em desenvolver uma nova esportiva média, sucessora da extinta da YZF R6, desta vez baseada na naked MT 07. O boato ganha ares de confirmação através de uma nova certificação, onde surgiram mais detalhes da provável motocicleta.
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A confirmação de que a Yamaha está trabalhando na YZF R7 surgiu após registro da certificação California Air Resources Board (CARB). Nas últimas aprovações de lote adicionadas à lista, dos próximos modelos 2022, estão inclusive dois registros de cores para a YZF R7, que viria na tonalidade Raven Black e Team Yamaha Blue.
Embora esteja listada nos registros como um modelo 2022, o fato de que a Yamaha já colocou a YZF R7 para certificação pode indicar que ela chegará mais cedo ou ainda depois do ano que vem. Atualmente esta é a única moto 2022 certificada pela fabricante japonesa, então não seria surpresa se ela fosse lançada antecipadamente.
Adeus, Yamaha R6
Atualmente, a R6 é vendida no exterior apenas em versão especial homologada somente para pistas e, assim, esta é a primeira vez em mais de 20 anos que a Yamaha não tem um modelo supersport em seu portfólio. Além disso, a boa recepção da nova Aprilia RS 660 mostra que há apetite por essas máquinas no mercado e espaço para uma R7, mesmo que baseada na MT 07.
Homologada em 1999 para competições como Mundial de Superbike e de Endurance, a YZF R6 entregava 106 cv a 11.000 rpm e 7,35 kgf.m de torque a 9.000 giros. Com o passar do tempo o modelo recebeu uma série de atualizações, especialmente na eletrônica e mecânica, chegando a desenvolver 135 cv numa usina de 599 cm³. Aposentada das ruas no exterior em 2021, ela nos deixou muito antes, ainda em 2011.
R7, esportiva baseada na MT 07
Em termos de especificações, os registros CARB não revelam muito. Entretanto, já conhecemos o desempenho do motor CP2 bicilíndrico de 689 cm³. Equipado na MT 07 ele atende as normas de emissão Euro5, que puseram fim na R6, e entrega potência máxima de 73,4 cv a 9.000 rpm e 6,8 kgf.m de torque máximo em 6.500 giros. Ou seja, pouco mais de 50% da potência da antecessora.
Além do motor, a nova esportiva deve receber uma extensa lista de outros componentes da MT 07. Entre eles, chassi, câmbio e eletrônica, reservando apenas suspensões, configuração do motor e outros componentes para serem exclusividade da ‘R’. Prova disso é o peso do novo modelo que, conforme registrado no CARB, é idêntico ao da MT 07: 184 kg em ordem de marcha.
A versão YZF R6 ‘de rua’ não era oferecida pela Yamaha do Brasil desde 2011. Desta forma, nós os brasileiros não viram oficialmente as atualizações que fizeram do modelo campeão de SuperSport em 2017 e de sua última geração.
Ainda não sabemos todos os detalhes da nova R7, ou mesmo se ela vai virar aposta dentro da marca e vir ao país. Entretanto, em mercados estrangeiros ela já tem terreno marcado, pronta para concorrer com Aprilia RS 660, Honda CBR 650R e especialmente com modelos mais ‘mansos’, como a Kawasaki Ninja 650.