Gerais Por Paulo Renato 20/04/2022 20:00 (há 2 anos).

 

A Yamaha está trabalhando em novas motos híbridas e, como acontece nos carros, a ideia é usar o motor a combustão para estender o alcance da bateria. O projeto é motivado pelas novas leis ambientais e pela proibição da venda de veículos 100% movidos a gasolina na Europa a partir de 2030. Movida pela novidade, a marca registrou novas patentes de designs. Confira!

 

Yamaha se prepara para o futuro

A Yamaha foi pioneira na área. Em 2005, mostrou dois conceitos híbridos; o Gen-Ryu combinou um motor R6 com um motor elétrico em um tourer rebaixado, enquanto o HV-01 era uma scooter mais convencional usando a mesma ideia.

O conceito híbrido da Yamaha continuou em 2007 e, em 2009, o HV-X demonstrou um sistema híbrido de quase produção com um motor elétrico de 250cc e um motor elétrico de 20 hp trabalhando juntos em uma maxi-scooter. Agora, o interesse da empresa foi revivido. 

Desenho base de como deve ser o novo scooter híbrido da Yamaha. Ao que tudo indica, terá ligações com o TMax 560

As antigas Yamahas eram híbridas paralelas, com o motor a gasolina e o motor elétrico dirigindo a roda traseira sozinhos ou em conjunto. Mas os novos designs apresentam configuração híbrida onde o sistema de acionamento é puramente elétrico, mas com um pequeno motor a gasolina usado como gerador de extensão de alcance para recarregar as baterias.

Entre suas novas motos híbridas, Yamaha também terá um pequeno scooter. Deve ter construção próxima a do NMax

Uma patente para ela surgiu em 2020 e agora foram publicados mais documentos mostrando três designs híbridos. A menor é uma scooter de 125 cc, com o motor/gerador a gasolina localizado na parte baixa do quadro, uma bateria sob o assento e um motor elétrico no braço oscilante. Sem a necessidade de acionar a roda traseira, a seção do gerador a gasolina é parafusada em suportes elásticos para que as vibrações não atinjam o quadro ou o piloto.

Esboço básico de como deve ser uma nova motocicleta híbrida da marca japonesa. Projetos precisam acelerar, pois em oito anos não será mais possível vender motos 100% a gasolina na Europa

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Também há uma maxi-scooter com um design de chassi estilo a TMAX , motor a gasolina e o gerador sentado à frente do motor elétrico entre as pernas do piloto e uma corrente convencional ou acionamento por correia na roda traseira. Com a tendência de alta na produção de modelos elétricos e híbridos, essas patentes provavelmente serão o ponto de partida para vários futuros lançamentos.

 

Fim das motos 100% a gasolina

Daqui a 8 anos será ilegal vender veículos novos que sejam puramente movidos a combustíveis fósseis em locais como o Reino Unido. As vendas de automóveis com motor a combustão terminam apenas cinco anos depois. Mesmo sem legislação específica, é possível vermos uma grande pressão para que as motocicletas sigam o mesmo exemplo.

Com o fim das motos à combustão, marcas estão investindo pesado em protótipos que usem tecnologias alternativas. Aqui uma Kawasaki movida a hidrogênio começa a surgir

A Kawasaki já se comprometeu com um rápido crescimento em sua linha movida a combustíveis alternativos, com planos de lançar um grande número de modelos híbridos e puramente elétricos. Agora parece que a Yamaha também está reconsiderando a ideia de motocicletas híbridas.

 

Paulo Renato
Formado em Comunicação Social pela UFS. Redator e torcedor do Bahia.
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