Publicidade
Foto: R. Agresti

Foto: R. Agresti

Ol  Tite parab‚ns pelo site, estava olhando umas revistas antigas que tenho achei a revista MOTO, teste 24 Hrs da kawa ninja zx-6r e olha quem eu encontrei, vocˆ ‚ fera cara melhor tempo na pista e o consumo mais alto pobre motoca nas suas mÆos ein. vamos a pergunta estou vendendo minha supersportiva fan para comprar uma cb 500-98 e gostaria de saber se o consumo m¡nimo que aparece no teste dela ‚ a que velocidade 60/70/80km?
carlos – cachoeira do sul – RS
O pior daquele teste ‚ que me fizeram rodar com o pneu traseiro tÆo gasto que apareceu a arma‡Æo de a‡o! No final, sacanearam de novo e fizeram um churrasco enquanto eu pilotava. EntÆo parei na pista, tirei o macacÆo e fiz umas voltas de capacete, luvas, botas e cueca! As medi‡äes de consumo nÆo sÆo feitas em velocidade constante, mas no uso normal.

Gases
Ol  tio, tudo bem? A minha d£vida ‚ a seguinte: Eu possuo uma honda today, 92 e sempre depois de ela estar alta rota‡Æo, quando eu desacelero ela d  um estouro no escapamento? vocˆ saberia me dizer o por que dela fazer isso?
Andr‚ – Sorocaba, SP
Verifique a carbura‡Æo porque a mistura pode estar muito rica (mais gasolina e menos ar). Uma moto com 14 anos de uso precisa de regulagens mais freqentes.

Endere‡o
Adquiri consorcio contemplado da Kasinski Administradora de cons¢rcios Ltda GRUPO 312 COTA 041 e necessito do End. eletronico.
JoÆo – SÆo Luis – MA
Sim, mas endere‡o DE QUEM? Se for da Kasinski est  em nossa se‡Æo de link.

Publicidade

Importa‡Æo
gostaria de uma informa‡Æo. Tem como importar uma moto usada dos USA p/ o Brasil.
PAULO – VARZEA GRANDE
Segundo especialistas essa opera‡Æo ‚ poss¡vel, mas vc deve procurar um despachante aduaneiro porque ‚ uma lista infinita de documentos.

Nariz
Existe algum macete para minimizar o emba‡amento da viseira do capacete causado pela respira‡Æo? Por quˆ os pilotos de motovelocidade (Valentino Rossi) usam um peda‡o de esparadrapo ou fita adesiva no nariz perto dos olhos? (Vc ja percebeu isso?) Antes da corrida, e antes de botar o capacete, percebi esse “band-aid” no nariz do Rossi. Pra quˆ serve?
Felipe – Porto Alegre – RS
Aquele esparadrapo na verdade ‚ uma arma‡Æo adesiva que foi inventada para desobstruir o nariz das pessoas gripadas e dispensar o uso dos rem‚dios. Alguns atletas perceram que o uso desse adesivo melhora a respira‡Æo pelo nariz. Eu usei isso e realmente funciona, porque ao respirar pela boca a capacidade de oxigena‡Æo ‚ menor e o piloto pensa menos. Para evitar o emba‡amento da viseira existem produtos espec¡ficos, que nÆo sÆo iguais aos usados nos carros, porque o carro usa p ra-brisa de vidro e o capacete usa de pl stico. NÆo me perguntem qual e onde tem pra comprar porque eles s¢ anunciam nas revistas.

Qual
De um lado, preciso de uma moto que tenha um bom custo benef¡cio, econ“mica, resistente e confi vel,que nÆo seja muito cobi‡ada (para nÆo ficar sem ela), de uso mais urbano (uma 125/150?); do outro lado, moro a uns 650 km da minha fam¡lia (interior de SÆo Paulo) e gostaria de uma moto um pouco maior, que ande na estrada sem ficar muito pr  tr s, mas nÆo posso gastar mais de R$ 6000 ( uma intruder 250 usada?). Ser  que consigo realizar esse “milagre”!?
Cleber – Praia Grande
Por esse valor a Intruder 250 ‚ uma boa op‡Æo: econ“mica, pouco visada e confort vel.

Lei
deixei minha moto cair e amassou o tanque e rasgou um pedacinho do adesivo da rabeta e agora s¢ quero ver quanto vou ter que pagar pra trocar o tanque. uma duvida vocˆ sabe pq as motos antigas (da ‚poca da lambreta ou mais velha) nÆo tem piscas nem espelhos retrovisores??
JEFERSON – joinville,SC
Porque naquela ‚poca nÆo era obrigat¢rio por lei.

Publicidade

Samuela
Meu Deus do c‚u, Tite. O que ‚ essa Samuela Nardi? Te juro que nem reparei na Aprilia embaixo dela. Diz a¡ em qual campeonato ela corre que juro que vou assistir a todas as corridas. Vc pegou o telefone dela, n‚?
Marcel – Londrina/PR
Ela corre no campeonato europeu monomarca Aprilia. Telefone nÆo, mas o site dela ‚ www.samueladenardi.it E s¢ uma corre‡Æo: ela foi campeÆ MUNDIAL, nÆo europ‚ia!

Leve
Tite, tenho apenas 65kg e notei que minha CB500 “pica” demais em irregularidades, nÆo deixando a mesma tranqilidade de fazer curvas como tinha com a Twister. Notei que a suspensÆo da CB est  regulada na posi‡Æo mais dura que existe. Quais altera‡äes, tanto cicl¡sticas quanto de seguran‡a, ocorrerÆo se eu “amolecer” ela? Vale lembrar que adoro fazer curvas, qual a melhor op‡Æo? Gosta de ovelha? Passa por aqui para fazermos um chibo no espeto, uma costelinha de oveia ‚ bÆo demais.
DIEGO – SANTA MARIA, RS
Pode “amolecer” … vontade, mas nÆo esque‡a de voltar … posi‡Æo mais dura quando for levargarupa. Costela de oveia ‚ bÆo dimais!

Boato
Caro Tite, como vai? Troquei minha CB500 numa Hornet, nos dias que antecederam o neg¢cio andei pesquisando an£ncios em v rios sites, inclusive aqui no motonline. Em um site de compra e venda pela internet, onde os compradores podem deixar suas perguntas, est  rolando um forte boato que a Hornet vai sair de linha ainda nesse ano. Vocˆ acha que essa informa‡Æo procede? Penso que pode ocorrer ‚ a entrada do modelo europeu, mas sair de linha acho dif¡cil. Se for verdade acho que fiz um mau neg¢cio.
Tiago – Vi‡osa
Esse boato deve ser coisa de revendedor Yamaha. NÆo tem chance de a Hornet sumir.

Turista
salve mestre Tite! parou de “pedalar” e come‡ou a “copiar” agora ‚? hehe. seguinte, apesar de AINDA nÆo ter moto, estou aqui em SC, no balne rio cambori£. vou dar uma esticada em floripa no sabadÆo (de carro), entÆo o q vc me recomenda? amanhÆ eu volto pra ler sua milagrosa dica hem!
Mauricio – Jundiai SP
Recomendo vc entrar num site de turismo de Floripa e fazer tudo que eles recomendarem, porque a lista ‚ imensa. Mas nÆo deixe de comer ostras no RibeirÆo da Ilha ou em Santo Ant“nio de Lisboa! Se estiver solteiro v  pra Praia Mole, mas se vc encontrar minha esposa fique na sua senÆo eu te mato, seu quadr£pede!

Publicidade

Veneno
Ol  tio Tite, esclare‡a-me uma d£vida, meu primo possui uma titan 150 2005, ele colocou um escape do tipo da ML (maria loca kkk), e retirou o filtro da mesma, a moto em questÆo, atinge quase 140km no plano, e quase isso em duas pessoas na moto, isso teria alguma explica‡Æo? O que aconteceu, sei que o escape al‚m de muito barulhento ‚ mais curto, mas poque ser  que d  tanta potˆncia assim para esse motor? ele vai tirar o redutor de consumo, eu disse que ele ira fazer um belo buraco no motor.
JanjÆo – Londrina – PR
Sim, a explica‡Æo ‚ muito simples: ele acelerou a entrada e sa¡da de mistura/gases e isso melhora o rendimento. Mas o motor vai pro saco em pouco tempo.