Publicidade

Penso comprar uma moto de cross de 80 ou 125 cc mas nÆo para competi‡Æo, pois vou us -la para lazer e locomo‡Æo na fazenda. Utilizar a moto em estas condi‡äes (baixa rota‡Æo, alta velocidade) poderia comprometer na vida £til do motor? Quais os cuidados que devo ter com o motor? Qual a vida £til de um motor de cross?
Gervasio Fugiwara
Santa Cruz de la Sierra – Bolivia
NÆo h  problema algum em usar uma cross 80 ou 125 para lazer em fazendas, por‚m elas nÆo tˆm muito torque em baixa rota‡Æo o que dificulta um pouco eventuais passeios em baixa velocidade. Qualquer motor tem sua durabilidade regida £nica e exclusivamente pelo uso que se faz. Se rodar em regime de baixa rota‡Æo ele pode durar tanto quanto um motor convencional. No entanto ‚ recomend vel a troca dos an‚is, conforme o uso. No caso de uso menos intenso, esta troca pode ser a cada 2.000 km, basicamente. Mas nÆo ‚ seguro pegar estradas pela falta de equipamentos de ilumina‡Æo e nÆo ‚ saud vel manter o motor em alta rota‡Æo por muito tempo. A correta mistura ¢leo 2t/gasolina pode contribuir para o motor durar mais. Para comprar sua cross consulte nossa se‡Æo de classificados.

CB?
Parab‚ns pelo site. O que significa a sigla CB na motos da Honda?
Pedro
Joinville – SC
Segundo a hist¢ria da Honda, a sigla CB vem de Citzen Band, ou seja, “faixa do cidadÆo”, uma referˆncia … freqˆncia de r dio-amador mais utilizada. O sentido original seria de “uso cidadÆo”, por isso ela se refere …s motos urbanas da Honda.

Eventos no Rio
Sou o respons vel pela coluna Motoshow do jornal Povo do Rio de Janeiro. A coluna sai toda 2¦.feira e ‚ lida por 30.000 pessoas. No Rio, todos os presidentes de motoclubes acompanham, pois noticio os eventos da semana. Tenho interesse por not¡cias e calend rio de eventos de motoclubes no Brasil e sobre Motovelocidade (calend rio 2005 e not¡cias). Caso vocˆs possam me enviar alguma coisa de vez em quando, agrade‡o. Publicarei as informa‡äes com indica‡Æo da fonte. Parab‚ns pelo site.
Alexandre Figueiredo
Itabora¡ – Rio de Janeiro
Agradecemos a contribui‡Æo e informamos que os eventos publicados no Motonline sÆo de livre divulga‡Æo, por‚m os artigos assinados nÆo podem ser reproduzidos. Sugerimos se cadastrar na CBM (www.cbm.esp.br) para receber os calend rios das competi‡äes nacionais.

Revista t‚cnica
Estou interessado em assinar uma revista com testes e mecƒnica de motos pois tenho uma oficina e gostaria de estar me atualizando constantemente quanto aos modelos e suas altera‡äes, no momento estou procurando uma mat‚ria espec¡fica ligada aos carburadores de scooters e seu respectivo afogador autom tico e funcionamento, desde j  agrade‡o.
Orlando Jos‚ Alexandrino
Curitiba – PR
Ih, Orlando, esta revista nÆo existe no Brasil! As revistas atuais apenas mostram o desempenho das motos e praticamente esqueceram dos scooters.

Publicidade