Publicidade
Foto: Piloto Cyril Despres Campeo do Dakar 2005

Foto: Piloto Cyril Despres Campeo do Dakar 2005

Piloto de moto francˆs participar  do Rally Internacional dos Sertäes pela primeira vez

Um dos mais conhecidos e competentes pilotos de moto de rali cross country, o francˆs Cyril Despres, da equipe KTM-Gauloises, desembarcar  no Brasil na manhÆ desta sexta-feira para participar da 14¦ edi‡Æo do Rally Internacional dos Sertäes, que largar  de Goiƒnia no dia 27 de julho, passar  por seis estados (GO, TO, MA, PI, MG e BA) e terminar  em Porto Seguro, no dia 04 de agosto.

Despres est  ansioso por conhecer o Brasil e acelerar pelas trilhas do sertÆo. O piloto sabe que a briga pela vit¢ria do Rally dos Sertäes, v lido pela quinta etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country, nÆo ser  f cil. Al‚m dos pilotos brasileiros, tamb‚m estarÆo na disputa por pontos do Mundial o tamb‚m francˆs e l¡der do campeonato na categoria Open, David Casteu, e os chilenos Carlo de Gavardo, que vir  para sua quinta participa‡Æo no Sertäes, e Chaleco Lopez, l¡der da categoria 450cc.

Publicidade

“Sobre a prova, realmente nÆo sei o que esperar. J  vi a descri‡Æo das etapas, conversei com o Jean Azevedo, mas at‚ estar l  na trilha, nÆo fa‡o id‚ia de como ser . E essa talvez seja a minha grande motiva‡Æo. Tamb‚m vou correr contra novos advers rios. Embora eu nÆo esteja completamente em forma e com minha nova moto ainda em desenvolvimento, nÆo estou indo passar f‚rias, vou dar o meu m ximo. Sei que Carlo De Gavardo ‚ um bom advers rio, especialmente por estar em seu continente, e David Casteu, l¡der do Mundial, tamb‚m buscar  um bom resultado”, disse Despres, que no mˆs de junho quebrou o bra‡o direito quando estava testando a nova moto, mas apesar de nÆo estar 100% recuperado, est  pronto para competir.

O primeiro obst culo que Despres teve que enfrentar quando decidiu vir para o Rally dos Sertäes foi convencer a KTM a deix -lo participar, uma vez que esta prova nÆo estava em sua programa‡Æo para 2006. Depois, teve que conseguir patroc¡nio extra, pois esta despesa nÆo estava no or‡amento da equipe. E mesmo assim, Despres vem para o Brasil acompanhado apenas por um mecƒnico e por seu assessor de imprensa.

“Normalmente, quando corremos provas longas como o Dakar, vamos com um time de quatro pilotos, sendo que um dele ‚ o meu carregador de  gua. Tamb‚m temos um chefe de equipe, quatro mecƒnicos, um t‚cnico especialista em suspensÆo, um fisioterapeuta, al‚m de um enorme caminhÆo de seis rodas. Para o Sertäes vou eu, um mecƒnico e meu assessor, ser  como nos velhos tempos quando eu corria por conta pr¢pria. Felizmente terei ajuda da Dunas e do Jean Azevedo, que vai cuidar de toda a log¡stica. Sem a ajuda de ambos, que agrade‡o muito, minha participa‡Æo seria imposs¡vel”, contou Despres, que ocupa o s‚timo lugar na classifica‡Æo do Mundial.

“Na Europa dizem que o Brasil ‚ um belo pa¡s e estou louco para conhecer. Al‚m disso, o povo brasileiro tamb‚m tem a fama de ser muito receptivo e amig vel, se forem como o Jean e o pessoal da organiza‡Æo do rali, ser  ¢timo”, completou o francˆs de 31 anos.

Publicidade

A programa‡Æo da 14¦ edi‡Æo do Rally dos Sertäes come‡ar  nesta segunda-feira, com a vistoria t‚cnica dos ve¡culos, na arena montada em frente ao Shopping Flamboyant, em Goiƒnia (GO). Na quarta-feira (26), ser  realizado o pr¢logo, tomada de tempo que definir  a ordem de largada da prova. A partir das 19 horas, haver  a largada promocional e o show da banda mineira Skank.