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A principal competição de rali do planeta, o Dakar, se prepara para um feito inédito. Uma moto elétrica, Discanto, da fabricante italiana Tacita, irá participar da edição 2024. O Dakar do próximo ano promete ser mais uma maratona de provas dos dias 5 a 19 de janeiro. Agora, desafiando também uma moto elétrica em meio às paisagens do deserto. Será que vai dar certo?

Dakar Future – Mission 1000, a categoria descarbonizada

A princípio, o protótipo da moto elétrica Tacita Discanto, do qual existem apenas dois exemplares, foi montado em tempo reduzido para incorporar as mais recentes inovações tecnológicas e aproveitar as últimas descobertas do programa Tacita Formula Corsa. Este desenvolvimento faz parte do projeto Dakar em eliminar as motos e veículos à combustão até 2030. Ou seja, a categoria visa se tornar 100% sustentável até essa data.Circuito do rali Dakar 2024

No entanto, a moto elétrica não irá concluir a prova completa junto das demais fabricantes e competidores. Isso porque o protótipo serve apenas como teste inicial, na categoria Dakar Future – Mission 1000. Essa categoria irá contar apenas com veículos não carbonizados.

Tacita Discanto estará no Rally <yoastmark class=

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Dessa forma, a equipe que levará a Tacita Discanto para o deserto da Arábia Saudita com os pilotos Oscar Polli e Sylvain Espinasse. Eles terão a oportunidade de experimentar a área de corrida “NO NOISE”/“NO CO2”, que significa sem barulho e sem CO2. O circuito é um projeto T-STATION da própria fabricante TACITA, uma solução autossuficiente de energia móvel que combina painéis solares, geradores eólicos e hidrogênio.

Como é a moto elétrica do Dakar

O design aerodinâmico do Discanto “Dakar” é fruto do trabalho minucioso no túnel de vento. Pierpaolo Rigo e sua equipe focaram em criar um protótipo que não só enfrentasse os desafios do Dakar, mas também servisse como um teste para a eficiência aerodinâmica do futuro modelo Tacita, previsto para ser lançado em 2025. As motocicletas, possuem um peso de 180 kg, atingem uma velocidade máxima de 150 km/h e apresentam um quadro redesenhado para melhor distribuição de peso.

Um dos destaques das motocicletas Tacita Discanto é o sistema BATTERY SWAP, que permite aos pilotos trocar rapidamente as baterias gastas por outras carregadas. Isso não só garante maior autonomia, mas também melhora a eficiência da prova, sem grandes paradas para recarregar. Buscando uma eficiência de motos para competições de rali, a Tacita Discanto apresenta um motor de refrigeração líquida, câmbio de 5 marchas, além do sistema de gerenciamento de baterias.

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Tacita Discanto, primeiro passo para o Dakar sustentável

A TACITA FORMULA CORSA, que já fez uma estreia em 2020 com sua motocicleta elétrica, busca consolidar ainda mais sua posição como líder em sustentabilidade, inovação e tecnologia no Dakar 2024. A Tacita, fundada em 2011 por Pierpaolo Rigo e Dinamaria Ollino, mostra entusiasmo nessa parceria por um rali 100% descarbonizado. Com todos os seus modelos de veículos para 2024 já esgotados, a Tacita escolheu o Tacita Discanto como seu modelo principal para 2025, que irá trazer os testes e inovações desse rali Dakar 2024.

 

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Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.