Direto das pistas

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Testamos a quinta gera‡Æo da Yamaha YZF-R1, que ganhou motor de quatro v lvulas por cilindro, novo quadro, balan‡a traseira reformulada e est  ainda mais parecida com uma moto de competi‡Æo

Basta engatar a primeira marcha e acelerar para perceber algumas diferen‡as da quinta gera‡Æo da superesportiva Yamaha YZF-R1 para sua versÆo anterior. Com uma rela‡Æo de marchas voltada para as pistas, se o piloto buscar a potˆncia m xima de 189 cv a 12.500 rpm pode chegar a quase 170 km/h apenas em primeira marcha! Vantagem nas largadas em pistas como a de Interlagos, ou no campo de provas da Pirelli, em Sumar‚ (SP), onde testamos a superesportiva japonesa.

Ao final da reta de menos de 1.000 m (1 km) podia-se facilmente atingir 250 km/h – e com espa‡o para frear (o que ‚ mas importante). Provando que a R1 continua com suas acelera‡äes vertiginosas que podem lev -la de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos.

Mas isso nÆo significa que o novo motor, que abandonou as cinco v lvulas e, a exemplo da Yamaha M1 de Valentino Rossi, conta com quatro v lvulas por cilindro, nÆo tenha “for‡a” em baixas e m‚dias rota‡äes. O propulsor de quatro cilindros em linha vem equipado com um in‚dito duto de admissÆo vari vel controlado eletronicamente. Chamado de YCC-I (Yamaha Chip Controlled Intake) garante torque e potˆncia desde as baixas rota‡äes.
O YCC-I varia o comprimento do duto de admissÆo, feito em resina pl stica, de acordo com a rota‡Æo do motor. A equa‡Æo ‚ a seguinte: um duto maior oferece melhor desempenho em baixas rota‡äes, j  um duto menor, ou seja, mais curto, garante alimenta‡Æo para o motor em altas rota‡äes. O comprimento do duto da nova R1 pode variar entre 65 mm e 140 mm.

Direto das pistasNa pr tica, pode-se perceber a eletr“nica atuando quando se est  em quarta marcha a 5.000 rpm e o motor responde r pido e sem engasgos a qualquer movimento no acelerador. Uma resposta precisa, em menos de um mil‚simo de segundo, j  que a R1 conta com acelerador eletr“nico, sem cabos (YCC-T – Yamaha Chip Controlled Throttle). Resumindo, o novo motor desta R1 herdou a mais alta tecnologia das pistas de MotoGP.

Curvas suaves – Outra inova‡Æo que vem das pistas direto para esta nova R1 ‚ a embreagem antitravamento. O equipamento limita o torque transmitido para a roda traseira nas redu‡äes bruscas, evitando que a mesma “derrape” em casos extremos, e permitindo aproximar-se das curvas mais suavemente. A embreagem chega a “patinar” por alguns momentos, reduzindo o efeito do freio-motor.

Isso em conjunto com o novo quadro de alum¡nio, que foi refor‡ado, permite contornar curvas com muita facilidade. Com uma posi‡Æo de pilotagem bastante racing, o piloto pode facilmente escorregar pelo banco, mirar onde quer entrar na curva e deitar sem medo.
O garfo dianteiro invertido (upside-down) e toda sua engenharia faz com que a nova Yamaha 1.000 mostre a mesma “obediˆncia” j  caracter¡stica de versäes passadas. O piloto escolhe a melhor trajet¢ria e aproveita da cicl¡stica impec vel para contornar curvas com suavidade.

Ao voltar a acelerar, al‚m da eficiˆncia j  citada do motor, tem a sua disposi‡Æo a nova balan‡a traseira assim‚trica. Monoamortecida totalmente regul vel, a nova balan‡a mant‚m a roda no chÆo nas reacelera‡äes, ajudada pelos pneus radiais Pirelli Diablo Corsa.
Na hora de parar essa 1.000 cc, a Yamaha diminuiu o diƒmetro dos discos dianteiros em 10 mm (agora tˆm 310 mm), mas instalou novas pin‡as de fixa‡Æo radial de seis pistäes, que garantem que os 250 km/h podem chegar progressivamente e sem sustos a 60 km/h no campo de testes da Pirelli, no interior de SÆo Paulo.

Visual musculoso – A YZF R1 manteve a identidade que fez sua fama nesses quase dez anos de hist¢ria – a primeira gera‡Æo foi lan‡ada em 1998. Por‚m, para garantir fluxo de ar adequado a parafern lia eletr“nica (YCC-I), teve sua carenagem redesenhada em t£nel de vento. As entradas de ar estÆo maiores e algumas pe‡as estÆo mais angulosas. Da £ltima versÆo para esta, a R1 manteve a dupla sa¡da de escape traseira e a lanterna com LEDs na traseira.
Apenas quem ‚ mesmo fan tico por esta superesportiva pode notar as diferen‡as externas em rela‡Æo ao modelo anterior com uma simples passada de olhos. Agora quem pilotar essa quinta gera‡Æo da YZF R1 vai notar rapidamente as melhorias. Tanto que o japonˆs Noriuky Haga garantiu o vice-campeonato Mundial de Superbike por apenas dois pontos e o t¡tulo de construtores para a Yamaha, o melhor resultado da marca na categoria. Al‚m disso, a R1 foi eleita a Moto do Ano 2007 pela Revista Duas Rodas, em outubro, e recentemente ganhou o prˆmio de melhor moto importada da Associa‡Æo Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto).

A superesportiva est  surpreendentemente mais r pida, quando isso parecia imposs¡vel. Os engenheiros de Iwata conseguiram melhorar as caracter¡sticas da R1 para a pista, mas sem perder o torque do propulsor em baixas rota‡äes que faz dela uma moto utiliz vel em ruas e estradas.

A quinta gera‡Æo da superesportiva Yamaha YZF-R1 na versÆo 2008 est  … venda na rede de concession rios da marca, apenas na cor azul, por R$ 65.225,00.

* Teste realizado em pista fechada / * INFOMOTO usou MacacÆo Shift Vantage, Bota Diadora Extreme e Capacete Suomy

FICHA TCNICA – Yamaha YZF-R1
MOTOR
Tipo 4 tempos, DOHC, 4 cilindros em linha, 4 v lvulas por cilindro, arrefecimento a l¡quido
Capacidade c£bica 998 cmü
Diƒmetro e curso 77 x 53,6 mm
Taxa de compressÆo 12,7 : 1
Alimenta‡Æo Inje‡Æo eletr“nica
Potˆncia m xima 189 cv a 12.500 rpm
Torque m ximo 11,5 kgf.m a 11.000 rpm
Cƒmbio 6 velocidades
TransmissÆo final por corrente
Alimenta‡Æo Inje‡Æo eletr“nica
Partida El‚trica
CICLÖSTICA
Quadro Delta-Box V em alum¡nio
SuspensÆo dianteira Garfo telesc¢pico invertido de 120 mm de curso (totalmente ajust vel)
SuspensÆo traseira Balan‡a monoamortecida, com curso de 130 mm (totalmente ajust vel)
Freio dianteiro Duplo disco de 310 mm com pin‡as de seis pistäes
Freio traseiro Disco simples de 220 mm de diƒmetro com pin‡a de um pistÆo
Pneu dianteiro Pirelli Diablo Corsa 120/70 ZR 17 MC (58W)
Pneu traseiro Pirelli Diablo Corsa 190/50 ZR 17 MC (73W)
DIMENSåES E CAPACIDADE
Comprimento total 2.060 mm
Largura total 720 mm
Altura total 1.110 mm
Distƒncia entre eixos 1.415 mm
Distƒncia do solo 135 mm
Altura do assento 835 mm
Peso seco 177 kg
Tanque de combust¡vel 18,0 litros
Cor Azul
Pre‡o R$ 65.225,00