Publicidade

A MotoGP é a categoria principal do Campeonato Mundial de Motovelocidade, o topo das corridas de motociclismo. Então porque uma grande marca como a BMW Motorrad, uma das mais poderosas em desempenho e tecnologia, não está participando da competição? Vamos especular algumas prováveis respostas.

1 – BMW não iria apenas se “jogar” na MotoGP

A BMW é uma empresa que vence. Tem uma reputação grande e invejável, fato que torna seus objetivos igualmente difíceis. E como todo mundo sabe, entrar na MotoGP sem ser competitivo desde o início é sinônimo de derrota na pista.

Gigantes como a KTM encerram mais recentemente esse desafio e, hoje, colhem bons resultados. No entanto, marcas como a Kawasaki já amargaram temporadas frustradas, resultando em uma história que ninguém da marca quer lembrar. Ou seja, melhor não arriscar…

moto off road bmw

A BMW já se arriscou e foi ‘jantada’ em grandes provas mundiais. Sua moto de motocross em 2009 fez o então bicampeão mundial de Enduro, David Knight, pedir para sair da equipe

Publicidade

2 – Competir custa caro!

A BMW é uma gigante, mas só conseguiu ser uma das mais bem-sucedidas por ser prudente com o seu dinheiro. Entretanto, mesmo vencer na MotoGP não significa retorno do investimento financeiro.

Quem aí lembra da BMW na Fórmula 1? O sucesso do time não veio cedo, ou melhor, nunca chegou. Além disso, foi difícil equilibrar as elevadas contas… Resultado, a marca se retirou da categoria em 2009 para não mais voltar.

Antes de vexame do motocross, BMW comprou time na F1, mas enquanto participou (2006-2009) venceu apenas uma corrida…

3 – Tem mais a perder do que a ganhar…

A aura de poder excepcional da marca alemã precisa ser protegida. Imagine o que uma possível moto de corrida ‘mediana’ não causaria? Certamente levantaria questões desde o conselho de administração da empresa até aos clientes.

Publicidade

Se você fosse comprar uma esportiva de luxo, qual compraria: um modelo que anda no meio do pelotão da MotoGP ou a última força gloriosa e dominante da categoria? Uma vez que a BMW está lá não existe essa hipotética comparação!

Honda-MotoGP-2022-Marc-Marquez-800x420

A Honda é a maior fabricante de motos do mundo e grande campeã da MotoGP, mas tem vivido dias terríveis nos últimos anos – a ponto do multicampeão Marc Márquez abandonar a marca. Isso coloca em cheque a imagem da empresa. Por que a BMW entraria nesse ‘tanque de tubarões’?

Veja também:

4 – Já colocou um pé na água… e pulou fora

Apesar do cenário desafiador, é claro que a BMW já fez estudos para entrar na MotoGP. E até desenvolveu uma moto em parceria com a empresa suíça e super experiente no Mundial, Suter Racing Technology. O modelo surgiu em 2011, após o sucesso da SRT nas categorias de entrada. O objetivo era estrear na temporada 2012.

Publicidade

Porém, um dos pilotos dessa máquina foi Colin Edwards, que não economizou em críticas ao protótipo, especialmente à sua entrega de potência. Temendo um desempenho abaixo do esperado diante de um alto investimento, a BMW optou pela cautela e engavetou o projeto. Inclusive, a moto acabaria à venda num leilão anos mais tarde – mas com o motor original substituído pelo 4 cilindros da S 1000 RR.

moto da bmw na motogp

O projeto da marca alemã nunca passou da fase de desenvolvimento de protótipos… Em resumo, pilotos exigiram, engenheiros e equipe não alcançaram o que faltava e time nem entrou na categoria principal

5 – Simplesmente não quer ou precisa da MotoGP

Esta é provavelmente a chave e a única razão pela qual a BMW não entra na MotoGP. Não precisa! A marca é atualmente uma das mais prestigiadas, tem produtos de ponta e um bom fluxo lucrativo. Por que iria arriscar tudo isso?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]