Foto: Yamaha Ténéré XT660 - Foto Divulgação

E viva as diferenças – Aditivos para que? – Má qualidade de serviços em Londres?

Foto: Yamaha Ténéré XT660 - Foto Divulgação

Foto: Yamaha Ténéré XT660 - Foto Divulgação

Boa tarde bitenca, estou pensando em trocar minha tornado por uma moto injetada e, pesquisando qual se adequaria melhor a mim, tive algumas duvidas, que fico grato se puder ajudar:
1 – eu achei na internet ecu da lander e xt660 pra vender, porem nao achei para xre.Se ele for programável, é possivel utilizar o cdu de
uma dessas yamahas para a moto da honda ?
2 – Pq uma xt660 tem um gasto de combustivel +- proximo ao gasto das motos de 250/300cc ?
3 – Moto é uma questao de sorte ? Porque tem motos qeu tem bastante final pra categoria e gastam pouco, comparadas com outra(minha
tornado dificilmente passa de 120km/h e na estrada ja fiz 15km/l enqunato tem tornadeiros que ja pegaram 160km/h e a moto faz +- 22km/l)
obrigado. Pedro 22, Itapira, SP

R: Olá Pedro,
Cada fabricante produz uma ECU e sua programação de forma a se adequar
melhor ao motor em questão. De forma geral eles não permitem alterações na sua programação para que se possa adaptá-las em outra moto. Porém, as
empresas autônomas procuram quebrar essa programação para melhor adequar a injeção às características que o proprietário deseja. Diferente da fábrica que orienta sua calibração para menor emissão e melhor economia, essas empresas procuram aumentar a potência e torque mas invariavelmente pioram as características de economia e e emissão de poluentes.
As características de economia e desempenho de cada moto variam de modelo para modelo e até entre uma mesma moto pode-se verificar
diferenças em desempenho e economia de uma unidade para outra. Uma moto nunca é exatamente igual a outra, diferenças inetrentes ao processo de
fabricação é que provocam isso, então nesse caso é pura sorte sim. Em veículos diferentes as características são mais pertinentes a
diferenças no projeto e então a escolha de um modelo pode ser orientada pelas características médias observadas na sua ficha e análise técnicas.
Ou seja, a sua escolha deve se basear nas características mais desejáveis dentro do valor e facilidades que você encontra para adquirir
a sua próxima moto como um todo.
O intercâmbio de peças dificilmente vai levar as características desejáveis de um modelo para outro.
Abraços,


A adiçao de aditivos como Bardhal b12 ao óleo de motos é recomendada ? Esses aditivos diminuem o consumo de gasolina ? e aditivos para aumentar a octanagem das gasolinas ? obrigado. José, 52, Curitiba, PR.

Foto: Alinhamento e balanceamento de rodas - Bitenca

Foto: Alinhamento e balanceamento de rodas - Bitenca

R: Olá José,
De forma geral, os aditivos fabricados para automóveis não se aplicam em motocicletas, notadamente os que dizem respeito ao óleo. Como na maioria das motos a embreagem funciona em banho de óleo, as características do lubrificante não podem ser as mesmas. Os redutores de atrito adicionados para os automóveis vão provocar deslizamento excessivo na embreagem de uma moto, contaminando os discos e eventualmente estragando-os definitivamente.
No combustível porém alguns aditivos para limpesa ou aumento de octanagem podem ser úteis se a gasolina básica não tiver boas características.
Em termos de economia, na maior parte das vezes o custo adicional do aditivo é maior do que o benefício que este vai proporcionar. Apenas em casos especiais em que seja necessária uma gasolina melhor do que a disponível no posto o aditivo para combustível pode ser conveniente. Na maioria dos casos não. Abraços.


Estou com problema na suspensao dianteira, que balança demais ao 50km/hr, da minha scooter Yamaha X-Max 250.Ja troquei o rolamento dianteiro, troquei pneu, balanciei e o problema continua, os mecanicos daqui da terra da rainha Elizabeth nao sabem o que possa ser!!!! Alguma sugestao? Abracos, Luiz, 58, Londres, UK.

R: O seu problema aparentemente passou despercebido pelos mecânicos. Não deve estar em outra parte além das que você citou. Se passou pelo rolamento da direção, rolamento e embuchamento das rodas (melhor checar as duas), pneus e balanceamento por certo faltou capacidade ou competência em identificar o problema e resolvê-lo. Veja se na terra da rainha Elizabeth tem outros mecânicos mais competentes, acho que esse é o seu problema maior. Boa sorte.