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No Brasil é comum muitos jovens buscarem a sua primeira CNH logo que atingem a maioridade. No entanto, o sonho de conquistar a carta de moto pode acabar se tornando um pesadelo diante do preço alto cobrado em muitos CFCs e regiões Brasil afora. Mas e na Europa, como funciona esse processo?

 

Carta de moto tem diferentes categorias na Europa

Por lá o processo de habilitação é bem diferente. A começar porque a carta de moto é dividida por categorias reguladas pelo tamanho dos motores. Ou seja, se o condutor quiser conduzir uma moto de alta cilindrada ele terá primeiro de passar pelas categorias de entrada.

Centro de treinamento para novos condutores - carta de moto

O processo para tirar a carta de moto no Brasil é longo e caro. Mas e como funciona na Europa?

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As habilitações se dividem em quatro grupos, A1, A2, A e AM. Cada uma irá se dividir não só na idade do motociclista, como também nos níveis de potência. Outro fator é que cada habilitação serve como pré-requisito para a seguinte. Portanto, o jovem que começa a buscar sua carteira de motorista obrigatoriamente terá que passar pelo menos dois anos em cada nível até chegar à última, AM.

AM: Licença especial

A primeira categoria de todas é a AM, uma habilitação especial para jovens de no mínimo 14 anos. Nessa fase, o motociclista recebe o aval para conduzir ciclomotores de 50cc e até 45 km/h de velocidade. É similar à ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) brasileira, mas com outra idade mínima.

carta de moto na europa

A AM é o primeiro degrau na carta de moto na Europa. Permite pilotar ciclomotores de até 50 cc e 45 km/h de velocidade máxima

Assim, o motociclista tem um número bem limitado de motos que pode pilotar. Se ele quiser, pode rodar de elétrica, desde que tenha menos de 4 Kw de potência.

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Para adquirir essa licença AM, o motociclista precisa passar por ‘apenas’ 15 horas de formação. Sendo 8 delas em conteúdo teórico e 7 em exercícios práticos. Além disso, essa licença não permite transportar passageiros, nem conduzir em estradas. Basicamente, uma licença para guiar motos de passeio. ELa se aplica até jovens de 16 anos que ainda não tiraram a sua primeira carteira de motorista.

A1: carta de moto para as 125 cc

O motociclista que completou 16 anos e já teve seu período de 2 anos na categoria AM, agora pode buscar a sua habilitação A1. Ela permite conduzir motos de até 125 cc, ou 11k W para elétricas. Para os que tentarem reduzir o peso da motocicleta e ganhar mais velocidade, a legislação também limita o peso-potência. Ou seja, para cada 1kg, 0,1 kw de potência.

Nessa categoria, o motociclista terá provas práticas e teóricas. Depois de habilitado, poderá transportar passageiros e trafegar livremente por todas vias e estradas.

Na Europa as motos de 125 cc são tão populares pois há uma categoria quase exclusiva para elas. Assim, vários modelos têm sua potência ‘adaptada’ para a regra. É o caso da PCX, que tem apenas 125 cc por lá

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A2: último estágio antes da habilitação máxima

Logo após passar dois anos na categoria A1, agora com idade mínima de 18 anos, o motociclista pode buscar a habilitação A2. Nessa categoria, o condutor terá um limite de motocicletas com até 35kw (47cv) de potência e a uma proporção peso-potência de 0,2 kw/kg, Assim, o motociclista não terá mais aulas teóricas, apenas práticas.

carta de moto para 500 cc

Sabe por que vemos tantas motos entre 45 e 47 cv? É graças à A2, categoria mais popular de habilitação na Europa. Para acelerar mais potência, o piloto precisará subir sua ‘CNH’ de categoria

Veja também:

A: habilitação sem limites de velocidade e potência

Chegando ao último nível da habilitação, após passar pelo menos dois anos na categoria A2, o motociclista chega à habilitação A. Nesse nível não há limite de potência e velocidade, constando também apenas aulas práticas, com idade mínima de 20 anos para quem possui as demais licenças AM, A1 e A2.

Moto em alta velocidade

No último estágio, o motociclista já pode ter acesso a motos de alta cilindrada

No entanto, caso um indivíduo de no mínimo 24 anos deseje tirar a carta A de forma direta, esse já deve passar por uma longa bateria de testes teóricos e práticos, assim como no Brasil se faz aos 18 anos. Dessa forma, caso alguém não queira passar pelo processo das cartas menores, a idade mínima para conduzir motos sem limites de potência e velocidade acaba sendo acima de 24 anos. Ou seja, 6 anos a mais que o Brasil.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.