Publicidade

O leitor Luiz Paulo Gallon tem uma Kawasaki Vulcan 900 e tem dúvidas quanto ao escapamento da moto. Acompanhe.

Vulcan 900 com tubos de escape Torbal

Vulcan 900 com tubos de escape Torbal

“Tenho uma Vulcan 900 custom e instalei um escape esportivo. Porém, agora tenho algumas dúvidas.
– Os canos de comprimentos diferentes podem ocasionar algum dano? Digo: o escape do cilindro da frente é bem mais comprido que o do cilindro de trás. (Escape modelo JJ fúria da Torbal).
– Noto nas reduções de marcha alguns estouros como se fossem tiros, devo me preocupar?
– O consumo na última aferição teve uma melhora considerável, passando de 21 km/l antes para 24 km/h depois do escape. Essa melhora pode ser atribuída ao mesmo?
– Deve ser feita alguma alteração no sistema de injeção?
-Terei algum problema mecânico por estar utilizando este tipo de escape?
Espero poder ter minhas questões sanadas com vocês que são uma equipe com conhecimento e credibilidade em relação aos assuntos motociclísticos. Um abraço.

Vejam a resposta do Bitenca.

Publicidade

Olá Luiz Paulo. Um escapamento curto demais, sem nenhuma restrição, pode deixar entrar ar frio nas desacelerações e danificar válvulas. Mas não creio que seja o seu caso. Sabemos que o fabricante faz testes durante o desenvolvimento dos seus produtos para que tenham um bom funcionamento e esses tubos não são tão curtos assim.

Os estouros acontecem porque há um aumento de oxigênio dentro dos tubos quando ar é sugado na desaceleração. Este, ao encontrar os gases quentes do motor que trazem combustível ainda não queimado, explodem na descarga, mas sem causar qualquer problema maior. O consumo melhora porque há um aproveitamento maior do combustível.

Normalmente não é necessária nenhuma outra alteração, mas será mais aproveitado o escapamento mais livre se você também diminuir a restrição na admissão com um filtro de ar menos restritivo. E é importante manter um balanceamento dos dois. Não deve causar nenhum problema mecânico o uso do escapamento esportivo. O prejuízo será na sua audição (use protetor auricular) e na emissão de ruídos que aumenta a poluição sonora. Abraços.