Publicidade

Uma das principais equipes do ciclismo brasileiro na atualidade, a Extra Caloi ter  for‡a m xima na 48¦ edi‡Æo da Volta Internacional de Porto Alegre, que come‡a nesta quarta-feira e segue at‚ domingo.

Comandados pelo t‚cnico Mauro Ribeiro, os ciclistas da equipe de Suzano na disputa serÆo Renato Rohsler, Andr‚ Grizante, Jean Carlos Morowski, Cleber Neves, Jos‚ Aparecido dos Santos, o Zezinho, e Rodrigo de Melo Brito, o MorcegÆo. A competi‡Æo conta pontos para o ranking da UniÆo Cicl¡stica Internacional (UCI), que vai definir os pa¡ses participantes da Olimp¡ada de Atenas.

“Vamos entrar no campeonato com uma equipe competitiva, bem equilibrada e em condi‡äes de chegar … vit¢ria”, afirmou Mauro Ribeiro, campeÆo mundial da modalidade em 1991. “O percurso ‚ praticamente todo plano e estou bastante otimista em rela‡Æo ao desempenho dos nossos atletas”, completou.

Segundo o treinador, sua equipe precisa se sair bem logo no pr¢logo desta quarta, uma prova contra-rel¢gio que abre a Volta de Porto Alegre a partir das 19 horas, na capital ga£cha. “Temos uma dificuldade t‚cnica nessa prova e precisamos de cuidado para nÆo perder contato com os especialistas. O retrospecto de outras provas mostra que o vencedor dessa primeira etapa tem mantido a lideran‡a at‚ o final”, diz Ribeiro.

Publicidade

Terceira colocada na 1¦ Volta do Paran , encerrada no £ltimo s bado, a Extra Caloi ter  na Volta de Porto Alegre o refor‡o do paulista Andr‚ Grizante, que participou de apenas uma parte da primeira etapa da prova paranaense. “O Grizante teve uma virose alimentar e o m‚dico pediu para ele abandonar a disputa. Agora, dobrou nossa expectativa em rela‡Æo ao desempenho do atleta”, afirmou Mauro Ribeiro.

Totalmente recuperado da virose, Grizante voltou aos treinamentos ainda na semana passada e espera fazer um bom papel na Volta de Porto Alegre. “A vontade ‚ ainda maior agora. Tive uma falta de sorte na semana passada, mas a motiva‡Æo ‚ grande para esse campeonato. Vou entrar com tudo”, prometeu.

Depois da prova contra-rel¢gio de quarta-feira, a programa‡Æo da Volta de Porto Alegre prevˆ a disputa de quatro etapas. A primeira acontece na quinta-feira, a partir das 13 horas, com percurso de 149 km entre Porto Alegre e Tramanda¡. Na sexta, a segunda etapa (largada …s 9 horas) ter  126 km entre Tramanda¡ e CapÆo da Canoa. A pen£ltima etapa come‡a …s 13 horas de s bado e ter  148 km entre CapÆo da Canoa e Gravata¡, enquanto a prova decisiva tem in¡cio marcado para as 9 horas do domingo, com largada em Gravata¡ e chegada em Porto Alegre, num percurso de 120 km.