Felipe Zanol, campeão na classe Elite após vitória na 7ª etapa da Copa Pakato de Enduro em Suzano (SP)

Felipe Zanol vence final e garante título da Copa Pakato de Enduro FIM

Felipe Zanol, campeão na classe Elite após vitória na 7ª etapa da Copa Pakato de Enduro em Suzano (SP)

Felipe Zanol, campeão na classe Elite após vitória na 7ª etapa da Copa Pakato de Enduro em Suzano (SP)

A etapa final da Copa Pakato de Enduro FIM coroou a vitória do mineiro Felipe Zanol na temporada. A prova disputada em Suzano (SP) contou com a participação de mais de 100 pilotos divididos em todas as categorias. Os competidores deram três voltas em um percurso de 42 quilômetros, sendo a primeira de reconhecimento e as duas seguintes cronometradas. Zanol enfrentou os obstáculos com toda experiência e mesmo depois de sofrer uma pequena queda durante a prova, conseguiu se recuperar e terminar com a vitória na classe Elite.

Além dos desafios normais do trajeto, o solo úmido por conta da chuva de sábado deixou as coisas ainda mais difíceis. As trilhas estavam escorregadias e pesadas, portanto, foi necessária toda atenção e paciência. Os participantes encontraram uma trilha pouco depois da largada em estilo ‘single track’, bastante apertada e lisa. O Extreme Test, cheio de curvas fechadas e vários obstáculos de pneus de tamanho variado foi realizado ao final do percurso.

Para Zanol, a vitória na Pakato veio para fechar mais um ano de conquistas, mesmo depois de um período difícil em que ele teve que vencer uma lesão. “Este ano foi muito bom. Apesar de começar bem, acabei lesionando minha coxa e tive que ficar dois meses parado. Porém, depois dei sequência e consegui algumas vitórias no campeonato. Continuei batalhando, fui para o Rally dos Sertões no qual fui vice-campeão e agora coroamos a temporada com este título”, desabafou.

Apesar da experiência internacional com no Mundial de Enduro e no Campeonato Português, esta é a primeira vez que o mineiro brigou pelo troféu da Pakato, que é a mais tradicional competição da modalidade no Estado de São Paulo. “É a primeira vez que corro toda a Copa Pakato e consegui o título, que me deixou muito satisfeito. Foi um campeonato muito bem organizado e muito bem divulgado, o que me cativa a voltar e disputar a próxima temporada. Agora é tentar defender o título no Brasileiro de Enduro na semana que vem”, completou Zanol que também ajudou sua equipe, a Gas Gas a garantir o título na categoria.

O segundo colocado na etapa foi Júlio Cesar Zavatti, o Bissinho, seguido por Nielsen Bueno.
Na classe E2, outra que seguia com uma das disputas mais interessantes da competição, Rômulo Bottrel confirmou a vitória no campeonato, também depois de terminar em primeiro na categoria em Suzano. Ele e o segundo colocado, Vinícius Calafati chegaram muito próximos na classificação até aqui, portanto, a disputa foi praticamente de ‘vida ou morte’ para o vencedor. O terceiro lugar ficou com Felipe Lagarrea. “Esta prova foi a mais difícil do campeonato, tinha apenas dois pontos de vantagem sobre o Vinícius Calafati e quem ganhasse seria campeão, o que me deixou bastante tenso. Na verdade nós dois estávamos bastante nervosos, mas consegui vencer e estou bastante satisfeito. Foi a primeira vez que participei da Pakato e não poderia ser melhor. Gostaria de dar os parabéns ao Vinícius. Ele e eu melhoramos ao longo do campeonato e tivemos uma evolução muito boa”, disse Bottrel.

Já para o campeão antecipado da classe E1, Humberto Cadori, as coisas não foram tão bem na última etapa. Ele sofreu uma queda na segunda volta e completou o Extreme Test bem devagar para logo depois abandonar a prova. Quem faturou a vitória foi Marcio di Paolo.

Os campeões da Pakato 2011 serão premiados no dia 24 de novembro. A cerimônia ainda não tem local definido, mas em breve este será divulgado pelo Adrenatrilha Trail Club, organizador do evento. Para Fábio Simões, diretor do Adrenatrilha, este etapa fechou com total sucesso a temporada. “Mais uma etapa da Pakato realizada. Não só a etapa, mas a temporada 2011. Com esta final, fechamos o campeonato em grande estilo. Foi uma prova com bastante trilha, diferente das outras que tiveram mais deslocamentos abertos. Apesar da maioria dos pilotos estar apreensiva por causa da chuva da noite anterior, fizemos um trabalho duro de manutenção e preparamos uma prova com a certeza que mesmo com a chuva, não teríamos problema em nenhuma especial. Em qualquer condição seria uma prova dura, mas o importante é que agradou a todos e foi uma etapa diferente”, explicou.

Depois da missão deste ano cumprida, a organização já começa a pensar na edição 2012 do campeonato. A previsão é que as provas tenham início já em fevereiro. “Em fevereiro estaremos de volta com a nona edição da Copa Pakato. Vamos ficar com saudade por alguns meses, mas muitas novidades estão preparadas para 2012. Obrigado por esta temporada e espero todos na Copa Pakato do ano que vem”, completou o organizador.

Resultados 7ª etapa – Suzano – SP

Elite  = 1º 1 Felipe Augusto Miranda Zanol
2º 3 Júlio César Zavatti
3º 2 Nielsen Paraiso Bueno
4º 8 Marcio Rogerio do Nascimento
5º 6 Bruno Luigi Pesanha Zoffoli

Enduro 01 = 1º 40 Marcio Leandro Spaca Di Paolo
2º 13 Fernando Teixeira de Carvalho
3º 12 Marcelo Molognoni
4º 26 Tiago Medeiros Novo
5º 11 Dimas N.m.v do Rosario E Silva

Enduro 02 = 1º 15 Rômulo Bottrel
2º 16 Vinicius Calafati Ribeiro
3º 17 Felipe Alves Legarrea
4º 18 Samuel Furlan Amarante
5º 20 Henry Horita

Enduro 03 = 1º 36 Renato Hagia
2º 22 Betinho Polaz
4º 27 Valmir Polaco
5º 25 Diego de Almeida Joaquim

Enduro 04 = 1º 28 Eduardo Tadashi Shiga
2º 30 Thiago A. Christofoletti
3º 31 Eurico Borgonovi
4º 39 Claudiney da Silva Couto
5º 29 Gustavo Marabello Varsone

Enduro 05 = 1º 51 Antonio Diogo Biazeto
2º 57 Fabricio Ricardo Zavatti
3º 53 Bruno Marafao
4º 71 Valdemir Rodrigues Leite
5º 68 Paulo Sergio Junior

Enduro 06 = 1º 73 Jean Pierre Buttazzi Junior
2º 72 David Rampazzo
3º 74 Clodoaldo Shoji Uemura
4º 79 Daniel Mario Lago
5º 82 Francisco da Silva Junior

Enduro 07 = 1º 89 Washington da Silva
2º 88 Adalberto Gerez
3º 94 Paulo Cesar Ascençao Zenha
4º 91 Jeferson Colantonio
5º 96 Robertus Steijntjes

Enduro 08 = 1º 99 Lucas Yoshio Ohara
2º 100 Valdir de Toledo
3º 101 Leandro Cassaro
4º 111 Leandro Furquim Dias
5º 112 Magno a Souza Leite

Enduro 09 = 1º 116 Fabio Henrique Almeida Cardos

Resultado por Equipes
1º   Os Aloprados/Pro Mundial
2º   Gas Gas Racing Team
3º   Jet Fio/Ims/Estopa Joanita
4º   Multracing                   
5º   Terremotos
6º   Super Enduro
7º   Mao Colada
8º   Bike Box/ Super Enduro
9º   K-9 Racing / Sig Visual
10º Bike Box

Resultado Por Clubes
1º Super Enduro
2º Os Aloprados / Pro Mundial
3º Multracing
4º Jet Fio / Ims / Estopa Joanita
5º Clube –
6º Terremotos
7º Mao Colada
8º K-9 Racing / Sig Visual
9º Bike Box
10º Adrenatrilha Trail Club