Publicidade

O mundo das competições traz lições de vida. E uma delas, mostrando que a empatia pode/deve estar acima de qualquer troféu, veio de uma recente edição do Dakar, a competição off-road mais desafiadora do mundo. Relembre quando um piloto ‘desistiu do título’ para socorrer um adversário no meio do deserto da Arábia Saudita.

Perigos do Dakar

O Dakar é conhecido por seus perigos e ao longo de suas edições perdeu muitos pilotos em seus estágios. Até na edição 2024 tivemos um acidente fatal, infelizmente. Ele aconteceu com o espanhol Carles Falcón, que morreu após uma semana de luta devido a ferimentos provocados na competição.

Entretanto, em 2020 a competição vivia um cenário diferente, pois desde 2015 não havia registro de fatalidades durante o percurso. Contudo, após 6 etapas de atividades do Dakar 2020 e um dia de descanso, o rali foi marcado por um acidente e a consequente morte do piloto Paulo Gonçalves.

Paulo Gonçalves

Paulo Gonçalves disputava seu 13º Dakar na carreira quando sofreu um acidente durante a prova. Foi socorrido pelo então campeão Toby Price. Foto: Dakar Media

Publicidade

A sétima etapa contou com 546 quilômetros, entre Riade e Wadi Al Dawasir, na Arábia Saudita. Durante o km 276 o português teve uma queda, foi resgatado de helicóptero ao Hospital Layla, mas não resistiu aos ferimentos. Gonçalves, de 40 anos e com vários títulos no currículo, corria pela equipe da Hero no 13º Dakar de sua carreira.

E foi Toby Price, na época o campeão vigente do Dakar, o primeiro a chegar ao local do acidente de Gonçalves. O australiano também foi o primeiro a socorrer o piloto português, ainda que isso lhe custasse a briga pelo campeonato.

Price no rali dakar

Price era o atual campeão e tinha chances reais de título em 2020, mas abriu mão para socorrer o adversário; ‘meus pensamentos estavam com a família’

Veja também:

Publicidade

Toby Price recorda como encontrou Paulo Gonçalves

Segundo relato de Price, foi ele que recebeu as equipes médicas e ajudou mesmo a colocar o corpo de Paulo Gonçalves dentro do helicóptero de resgate. No dia, Paulo saiu cerca de 5 minutos antes do australiano e o pior aconteceu.

“Passei por uma pequena duna, vi um piloto no chão e era o Paulo”, relatou Price, que pediu ajuda e ajudou a descarregar equipamentos médicos, junto do piloto de motos eslovaco Ctefan Svitko, que também parou.

“Os meus últimos 250 km de etapa foram difíceis, estava desidratado de tanto chorar. No momento nem estava preocupado com o resultado, não queria saber disso. O meu pensamento estava com a família e os amigos neste dia…”, descreveu Price.

“Desistiria de todas as minhas vitórias para que qualquer um dos meus companheiros de corrida voltasse…”, Toby Price

Publicidade

Na 7ª etapa Toby Price da KTM completou o dia em 5º, a 28 minutos do líder. Antes disso, ele estava entre os mais rápidos do rali e tinha vencido 2 das 6 etapas. Com as chances de título drasticamente reduzidas pelo episódio, o australiano completou a edição de 2020 ‘apenas’ com o terceiro posto, atrás de Pablo Quintanilla (Husqvarna) e do campeão Ricky Brabec (Honda).

Price segue ativo e como um dos principais nomes do Dakar. Em 2024 ele defendeu as cores da Red Bull mais uma vez e garantiu o quinto lugar entre as motos. Ele é bicampeão do rali, faturando títulos em 2016 e 2019.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]