Publicidade

Apesar de ainda restarem 5 etapas a serem disputadas, a Ducati já conquistou seu primeiro título na MotoGP 2023. O troféu entre os construtores reflete o domínio da fabricante na atual temporada, que acumulou impressionantes 527 pontos. Agora, os italianos aceleram para obter as conquistas por equipes e pilotos, tentando repetir o sucesso de 2022.

Ducati garante título mundial de construtores na MotoGP

A conquista foi alcançada na última semana, na Indonésia. Francesco Bagnaia cruzou a linha de chegada em primeiro, acompanhado de Di Giannantonio em quarto e de Marco Bezzecchi em quinto. Por fim, Enea Bastianini, também da Ducati, pontuou em oitavo.

Alma Pramac, Ducati e Mooney V46 na pista

Jorge Martín (Alma Pramac Racing), Francesco Bagnaia (Ducati) e Marco Bezzecchi (Mooney V46)

Atualmente, a fabricante fornece motos para a sua equipe principal e mais outras duas satélites, a Alma Pramac Racing e Mooney V46. Embora, o número elevado de equipes no grid ajude na pontuação final, a Ducati ocupa as três primeiras posições no mundial por equipes e as três primeiras posições no mundial de pilotos.

Publicidade

Sendo assim, essa conquista de 2023 é o quarto título consecutivo da Ducati como construtora. Desde 2020, a marca voltou a ser destaque, graças aos investimentos e inovações na Desmosedici GP, considerada por muitos como a melhor moto do grid.

Em termos de vitórias nesta temporada, a Ducati só não esteve no topo do pódio em três corridas: Alex Rins venceu com a LCR Honda no COTA e Aleix Espargaró levou a Aprilia às vitórias nos GPs da Grã-Bretanha e Catalunha. Nessas provas ela não esteve no topo, mas marcou presença em ao menos um dos demais degraus do pódio. No campeonato de construtores, a marca soma 527 pontos, quase o dobro da segunda colocada KTM, com 283.

Veja também:

Publicidade

Dominância da Ducati conquistou Marc Márquez

Além do título mundial de construtores, certamente um dos principais sinais de dominância da fabricante italiana na MotoGP veio com a decisão de Marc Márquez abandonar a Honda para se juntar ao time em 2024. O desejo de pilotar uma Ducati era tão grande que o octacampeão Mundial não se importou em acelerar uma moto de equipe satélite, assinando com a Gresini.

Na próxima tempoarada a Gresini deve utilizar a Desmosedici GP23, melhor moto do grid atual. Assim, em entrevista recente, Márquez comentou sobre a sua escolha de abandonar a Honda após mais de uma década junto à equipe. “O próximo ano será interessante. Vou correr com a moto que ganhará o campeonato neste ano”, disse Mar Márquez. Vale lembrar que foi com a Honda que Márquez conquistou todos os seus seis títulos na categoria principal, MotoGP.

 

Publicidade
Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.