Publicidade
Foto: Que moto ‚ essa?

Foto: Que moto ‚ essa?

Grande Tite, eu estive no ultimo Bike Fest em Tiradentes e vi uma moto antigassa la que nÆo sei o que ‚. ja procurei na net e nada, me disseram que poderia ser uma Java naum sei o q enfim, ser  q vc poderia me ajudar nesta questÆo.
Carlos – Nepomuceno/MG

R: De fato ‚ uma Jawa, mas com motor de 125 4T, suspensÆo traseira de alguma 50cc japonesa e um monte de pe‡a amontoada! Trata-se de uma Frankenstein 125!

Tornado
Tite, minhas d£vidas sÆo as seguintes: 1. Viajo sempre com uma Tornado, hoje com cerca de 50.000 km, e como nÆo tenho contagiros fico preocupado (sou pentelho, detalhista) em rela‡Æo … rota‡Æo ideal de viagem e velocidade m xima, ou seja, quero viajar o mais r pido poss¡vel sem prejudicar o motor. 2. Utilizo esta motocicleta a maior parte do tempo em estradas de asfalto e de terra e fa‡o manuten‡Æo preventiva rigorosamente, com mecƒnico de confian‡a, a cada 4.000 km . Certamente nÆo tens bola de cristal, mas mesmo assim gostaria que me informasse qual a estimativa de vida £til de um motor de Tornado, nestas condi‡äes de uso. OBS: NÆo encontrei estas informa‡äes de forma detalhada, com aqui lhe pe‡o, nos dois testes publicados neste site sobre Tornado, diga-se de passagem muito bons, principalmente o £ltimo comparativo com a Lander.
Pedro – Canavieiras/BA

Publicidade

R: J  publiquei um artigo sobre velocidade de cruzeiro, basta encontr -lo. Cada moto tem uma velocidade distinta. No caso da Tornado, se viajar a 100 km/h t  bom. 2) NÆo d  pra calcular, pode durar 150.000 km ou 50.000 km, s¢ depende de vc! Claro que toda pe‡a tem um limite de uso, mas nÆo d  pra traduzir em km rodados, mas em folgas.

Kaos
Tite, sobre o editorial “kaos vence o Controle”, s¢ tenho uma coisa a dizer: dias piores virÆo. O acidente de congonhas em 200 fam¡lias foram desgra‡adas ‚ apenas ponta do iceberg de incompetˆncia e descaso das autoridades. Carga tribut ria alt¡ssima e servi‡o p£blico de me#da. s¢ falta agora a Marta Suplicy ironizar o ocorrido e dizer pra gente “relaxa e morra.” TÆo apontando o dedo na cara da gente e nos chamando de ot rios. Pague imposto e nÆo reclame. ‚ isso a¡.
sergio – sÆo paulo/sp

Motard
Lembrando de Paris-Dakar, mais antigos, lembrei-me de um em que a Honda, cismou de trocar os aros dianteiros de seus prot¢tipos, em vez de 21 pelos de 19. Resultado: todos pilotos levam chÆo e nÆo terminaram a prova e reclamando da tal mudan‡a. Fa‡o a pergunta entÆo: essa moda MOTARD de trocar os aros das motos trail de 21 para 17 nÆo vai afetar a seguran‡a da motocicleta? Nossas ruas estÆo mais para Paris-Dakar do que as estradas europeias ou americanas, nÆo ‚?
Fl vio – Campo Limpo Paulista, SP

R: Er, Fl vio, vc nÆo notou que no rali as motos rodam em piso de areia e terra? As motards sÆo para ASFALTO!

Publicidade

D¢lar
Com essa atual queda do d¢lar ser  que os pre‡os das motos vÆo cair?
Adriano – Presidente M‚dici- RO

R: NÆo, segundo um comerciante, o que determina o pre‡o ‚ a lei da oferta e procura, enquanto tiver gente pagando caro nas motos, os pre‡os se manterÆo iguais.

PC
Excelente coluna do Paulo Couto. Nada a reparar, apenas um coment rio: desiste de levar a XTZ da Cl udia na concession ria.  evidente que estÆo te enrolando e, embora concorde que vocˆ tem direitos na hist¢ria, ‚ melhor esquecer e levar logo a moto pra algu‚m que vai REALMENTE mexer nela. Boa sorte!
Leonardo – Santos – SP

Testes
Tio Tite, parabens pelo trabalho, acompanho a mais de 6 meses, desde que comecei, nao tem 1 dia que eu nao acesse o motonline, gostaria de fazer uma critica construtiva, acho que deveria ter mais testes ! nova twister vem em outubro ou em 2009? ‚ verdade que a Yamaha ta lan‡ando uma 400/450 ? E o que vc acha de turbo em motos ?
Buno – Guaruj , SP

Publicidade

R: Sim, mas lembre que s¢ tem um Tite! Esses lan‡amentos estÆo comentados por todo Motonline. Turbo em moto: acho desnecess rio!

Sport
tite, aproveitando que estÆo falando da cg 150 sport vai um depoimento: tive varias motos twister, falcon, gs e etc. ta certo q a esporte num ‚ um motÆo, pois fiz uma viajem com ela uns 700 km “ida e volta” com garupa uma p* muchila de baguio e posso falar que a moto ‚ show d bola. anda o q deve andar e gasta o q deve gastar. fiz essa mesma viajem no ano passado com uma falcon, a diferen‡a foi de apenas 20 minutos pois a falcon tem mais torque, s¢ q a gasosa ‚ um caso a parte, ta certo q a falcon anda bem mais q a sport, mas pelo fato dela ser alta prejudica muito na viajem. aqui ‚ assim o povo vai comprando moto pelo porte e cilindrada, mas esque‡e de uma coisa (custo x beneficio). nÆo estou fazendo propaganda da moto estou apenas fazendo uma simples compara‡Æo.rsrs
fabio – sao paulo

Suzuki 250
Tite, Comenta-se por ai que a Suzuki vai lan‡ar uma 250 injetada, como diz o ditado, onde tem fuma‡a h  fogo. Gostaria de saber se essa not¡cia ‚ verdadeira, se est  nos planos de investimento da empresa, ou nÆo. Pois eu tenho uma Suzuki/yes 125 e gostaria de mudar para a 250, j  estou com tudo certo para trocar pela Fazer, foi quando ouvi esta not¡cia, da¡ fiquei na espectativa e aguardando o que seria uma maravilhosa not¡cia, j  que sou cliente satisfeito da Suzuki. Espero retorno breve, para decidir minha compra.
Valquer – Ilh‚us – Ba

R: Valquer, levei o maior susto da minha vida em Ilh‚us: Fui pra cidade de moto nos anos 90 e assim que cheguei li uma faixa “O povo e Ilh‚us sa£da Geraldo Simäes”. Me achei o cara mais importante do mundo at‚ descobrir – no dia seguinte – que eu tenho o mesmo nome do prefeito rec‚m-eleito!  mais f cil uma vaca voar do que a Suzuki lan‡ar uma 250 injetada.

Suzuki day
E a¡ Tite, ‚ o Z‚ de Vinhedo dando not¡cias. foi muito legal te conhecer e trocar id‚ias sobre nossa paixÆo de duas rodas. Estou entrando em contato com certo atraso devido … correria do dia-a-dia, mas fiquei muito honrado por aparecer no texto “18/07/2007 – Um dia s¢ de Suzuki”, que s¢ li hoje, sexta. Quando vier ou quiser passear por estes lados, entre em contato e vamos almo‡ar ou rodar por aqui.
Jos‚ (Z‚ de Vinhedo

R: Z‚, foi realmente um dia muito agrad vel, Vinhedo tem clima ideal pra motos!

Falcon
Tite, (caraca aquela resposta “cachorrada” fiz questÆo de mostrar para todos meus amigos, meu pai que nunca subiu em uma moto, chorou de rir!) Vamos para o que importa, comprei a minha falcon no come‡o do ano (0km), ela esta com 5.000 km rodados, e tenho percebido que a traseira esta meio baixa (mais baixo do que quando peguei), e quando ando garupado (quase 80% das vezes que ando com ela) sinto a frente muito leve, principalmente em baixa velocidade! ser  que a suspensÆo traseira esta com algum problema? s¢ para o seu conhecimento peso 89 kg 1.85 de altura, e a minha gata 70 kg e 1.70 de altura. me ajuda ai, esto com medo de ter que gastar muita grana nela!
Roberto – SÆo Paulo – SP

R: Bom, sÆo 159 kg em cima da Falcon, d  uma olhada no Manual qual a capacidade m xima de carga, acho que vc est  no limite. Mas a susp. Traseira da Falcon tem uma regulagem milim‚trica na mola. V  a uma concession ria e pe‡a pra “endurecer” um pouco a mola.