Freio, injeção, consumo, filtro, lisarbiano etc

Freio, injeção, consumo, filtro, lisarbiano etc

Freio, injeção, consumo, filtro, lisarbiano etc

Grande Tite, adquiri recentemente dos discos de freio mod Wave para a Falcon; notei uma grande diferen‡a no freio traseiro, ficou bem melhor. Minha duvida ‚ a seguinte: Quais as diferen‡as tecnicas entre os disco convencionas e esses disco mod Wave e Margarida?
Juarez – Divin¢polis, MG
Grande Jujuba! Deve ter outra razÆo totalmente desvinculada pelo fato de ser wave ou margarida, porque esses freios foram criados para reduzir o efeito girosc¢pico sobretudo na roda dianteira. Se a sua moto melhorou provavelmente o freio novo tem maior  rea de atrito.

Inje‡Æo
Acabei de ler o interessante artigo de Paulo Couto sobre inje‡Æo x carburadores e, como meu interesse ‚ no motocross e sei que no campeonato japonˆs j  se utiliza inje‡Æo pergunto, como se faz para uma moto sem bateria ter os dados necess rios para a partida j  que a inje‡Æo precisa de um m¡nimo de energia para funcionar e quais as complica‡äes em uma moto que recebe muitos impactos e tem que ser tÆo compacta?
bruno viana – teresina pi
Enviamos a carta ao Paulo Couto, que respondeu: 1) a inje‡Æo nÆo precisa de bateria porque o mapa ‚ gravado em memoria flash (um tipo de memoria que armazena o dado mesmo sem haver energia, ‚ muito utilizada em pendrives) 2) imagino que haja um rotor capaz de gerar a energia necessaria para a inje‡Æo funcionar. o consumo el‚trico ‚ m¡nimo (lembre-se do celular). 3) a inje‡Æo nÆo tem pe‡as m¢veis, o injetor funciona atrav‚s de pulsos el‚tricos. Imagino que se nÆo houver problemas de soldas e componentes mal encaixados, o sistema de inje‡Æo seja imune a qualquer pancada ou vibra‡Æo. 4) eu creio que um sistema de inje‡Æo completo seja equivalente em massa e tamanho ao de um carburador com fun‡äes equivalentes. o modulo de controle costuma ser muito pequeno e quase nÆo pesa. Paulo Couto

Consumo
Esse seu teste da Bandit 1200 est  muito bom, mas me deixou apreensivo quanto ao consumo de 14 a 17km/l. L¢gico que nÆo d  pra comparar mas minhas medi‡äes em estrada com uma Cb500 foi de 15 a 17km/l com garupa andando nos limites de velocidade. Na cidade pra fazer 15km/l ‚ sofr¡vel e nÆo tenho o costume de acelerar muito. Agora te pergunto: d  pra melhorar essa m‚dia da cb500?
Eder – Ribeirao Preto-Sp
Tem v rias formas, comece fazendo uma revisÆo, limpe filtro de ar, troque velas, regule a folga das v lvulas etc etc. Se nÆo melhorar aposente a CB 500 e compre a Bandit 1200 que pelo menos anda bem mais!

Filtro
Tite, tenho uma Falcon 2005, fui fazer a revisÆo dos 12000 Km. Na loja comprei pe‡as originais. Mas no filtro de ar, o original de papel recomendado pela Honda custa R$ 175 e o similar paralelo de espuma menos de R$ 10. O vendedor falou que nÆo haveria nenhuma diferen‡a no desempenho, usando um ou outro. Na d£vida, comprei o paralelo. Na oficina, o mecƒnico disse que nÆo valia trocar o filtro de fabrica pelo paralelo, s¢ passou um ar comprimido, disse que dava para levar at‚ os 15000 Km. NÆo sei se fiz a coisa certa. Minha d£vida ‚ de mecƒnica, o filtro de ar tem fun‡Æo de controlar o fluxo de ar no motor ou s¢ tem o papel de retirar a parte s¢lida (poeira) do ar? Se nÆo tem a fun‡Æo no fluxo de ar, acho que nÆo haver  mudan‡a de desempenho usando o filtro de espuma e vai filtrar o ar numa boa.
Leo – S Jose Campos
Cara como tem mexƒnico doido nesse mundo! Primeiro v  at‚ a sua gaveta de procure o manual do propriet rio da sua moto. V  na p gina onde t  escrito manuten‡Æo e leia com quantos km tem de trocar o filtro. Certamente ‚ menos de 15.000 km. Filtros de papel nÆo podem receber jatos de ar porque arromba os pequenos orif¡cios de filtragem. O filtro serve apenas para impedir a passagem de material particulado em suspensÆo no ar. Mas faz parte do sistema de alimenta‡Æo. Se ele permitir a passagem de mais ou menos ar pode desde enriquecer a mistura e consumir mais gasolina, como empobrecer, superaquecer o motor e at‚ fundir. NÆo use de espuma. J  existe uma solu‡Æo barata: filtro de ar do Ford Escort. Basta recortar o elemento de papel e deix -lo na medida certa. V  nos f¢runs de Falcon que tem a receita superf cil de fazer. E custa uns 40 paus!

Lisarbiano
Escrevo pra lhe informar que sou a mais nova vitima da administra‡Æo p£blica do Lisarb. Voltava com mais dois amigos de um encontro em Colatina (+ ou – 130 KM de Vitoria), quando de repente na entrada da cidade, j  em per¡metro urbano, nos deparamos com um latÆo de lixo azul no meio de uma curva. A administra‡Æo do Lisarb colocou o tal pra “sinalizar” que ali havia uns buracos! A pr¢pria tamb‚m fez a benfeitoria de “tampar” os buracos com areia e pedra brita. D  pra acreditar? Areia e pedra brita em uma curva? Que tipo de profissional ‚ contratado pra chefiar essas opera‡äes? O resultado nÆo poderia ser outro, duas quedas e a terceira s¢ evitada porque esse piloto estava em uma XT 600 e conseguiu subir no meio fio. Esse pa¡s realmente est  ao contr rio. Note, a administra‡Æo gastou nosso dinheiro pra se deslocar at‚ o local pra “tampar” o buraco e tampa com areia e brita. O pior ‚ que n¢s, brasileiros, contribuintes, que vivemos arrochados por uma das mais altas tribut rias pagamos o pato. Inclusive pagamos por esse tipo de servi‡o, feito ao Deus dar  e que certamente o dinheiro destinado para o asfalto que deveria ser posto por cima dos buracos foi para na mÆo de algum pol¡tico do Lisarb.
Fabio – vitoria – es
Lembre disso na hora de votar!

Amortecedor
Ol , como sempre o site esta muito bacana. Uma d£vida. tem como instalar o tal do “amortecedor de dire‡Æo” na Gsx750f? Pra que serve?
Emerson – Curitiba
Sim, ‚ poss¡vel. Serve para impedir que as porradas na roda dianteira provoquem um balan‡o exagerado no guidÆo.

Enduvidado
Meu nome ‚ Daniel e tenho 17 anos, eu entrei em um consorcio de uma CG 150 SPORT, j  pra quando eu fazer 18, j  tiver a minha moto. Mais a pergunta ‚ a seguinte; Eu vi v rias opiniäes no Site, sobre a CG 150 Sport, ela gasta demais, ela ‚ ruim pra viajar, por causa do jeito da gente ficar, doe os ombros, o pneu gasta demais, consome mais gasolina do que a 150 comum. Eu al‚m dela ser cara, ‚ pouca a diferen‡a do valor de uma Twister. Eu nÆo gosto muito de velocidade, mais sim de esportividade e beleza. Ser  que eu fiz um boa em fazer este consorcio? Eu gostei muito do site, vi as materias. Gostei muito do site. Muito Legal mesmo!
Daniel – Goiƒnia/Go
 impressionante como em nego palpiteiro na vida da gente. Dani, a CG 150 Sport s¢ gasta um pouquinho a mais que a 150 normal. Tamb‚m anda um pouquinho a mais. Se vc comprar uma Twister usada ela vai andar bem mais. E gastar bem mais tamb‚m. Depende do que vc prefere: moto econ“mica e igual a todas as outras e ou que gasta um pouquinho mais e tem um visual mais legal? Eu ficaria com a Sport!