Publicidade

Com a confirmação do lançamento da nova BMW R 1300 GS, o mercado das big trail vai subir a régua novamente no quesito tecnologia a potência. E nessa batalha das grandes motos aventureiras a Honda pode equipar a nova Africa Twin com tudo que precisa para seguir acelerando no páreo, confira!

Nova Africa Twin

A BMW já confirmou oficialmente que a muito espionada R 1300 GS será lançada em setembro. E já se espera um grande salto em comparação com a atual R 1250 GS, nada menos que a big trail mais vendida do Brasil.

R 1300 GS

Logo mais em setembro, BMW vai tirar a capa da nova R 1300 GS

E embora a Honda tenha uma abordagem diferente com a sua aventureira Africa Twin, a novidade rival vai obrigar uma grande atualização japonesa também. E, ao que parece, a marca já está trabalhando nisso.

Publicidade

Além disso, já se passaram quatro anos desde que a atual Africa Twin CRF1100L de 1.084 cc apareceu. Por isso, logicamente a moto está na fila para uma grande atualização e 2024 deve ser o ano de uma nova geração.

Atual Africa Twin foi ficando para trás nas constantes evoluções do nicho das big trail

A Honda já apresentou projetos para homologação de um novo modelo 2024, com o código de modelo “SD14”. Esse código por si só oferece alguns detalhes, graças às convenções de nomenclatura bem estabelecidas tradicionais da Honda.

Veja também:

Publicidade

Rival Multistrada V4S é a moto mais vendida no mundo da Ducati, e inaugurou no Brasil a adoção do sistema de radar – (Instalado no pequeno quadrado visto entre os faróis)

Como deve ser a nova Africa Twin 2024  

Segundo especula-se, a nova Africa Twin certamente virá com sistema de radar – que permitirá controle de cruzeiro adaptativo e detecção de ponto cego. A Honda não deve ignorar essa novidade que, aliás, é a última tendência entre as big trails e já presente em várias concorrentes.

Patentes já registradas pela Honda não dizem o contrário e incluem vários pontos relacionados a radares dianteiros e traseiros – que provavelmente estão sendo desenvolvidos para a moto.

Olhando os registros de patente da Honda, Africa Twin deve ganhar sistema de radar entre os faróis também – Todas as rivais já tem!

Publicidade

Além disso, os registros de projetos da marca indicam que estuda-se a adoção da injeção direta o motor SOHC da nova Africa Twin. A novidade tem mais chances de entrar na moto do que o já flagrado estudo de um supercharger, que sobrealimentaria o motor da moto.

No entanto, tudo pode acontecer, dado o rápido aumento do desempenho visto em outras motos rivais da Ducati, KTM, BMW e Triumph. Por fim, como o processo de homologação de novidades da Honda ainda está em andamento, é provável que mais novidades surjam em breve. Vale lembrar que o ‘evento dos grandes lançamentos mundiais’ é o EICMA, Salão de Milão que acontece em novembro.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]