Harley-Davidson Softail Deluxe. estilo retrô

Harley-Davidson Softail Deluxe. estilo retrô

Harley-Davidson Softail Deluxe. estilo retrô

Modelo da linha Softail, a Harley-Davidson Deluxe está equipada com motor de 1584 cm³ e custa R$ 57 900,00

Para encarar a estrada muitos motociclistas precisam de pretexto e de companhia. Então, no sábado, 2 de agosto, mais de 200 harleyros rodaram de São Paulo até Aparecida, que fica no Vale do Paraíba, a 160 km da capital, para acompanhar a missa comemorativa dos 80 anos da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para esta missão sacra foi convocada a HD Softail Deluxe, a moto mais retrô da linha norte-americana, à venda no Brasil, que custa cerca de R$ 57.900,00.

Com pista livre o tempo inteiro, já que o grupo foi escoltado pelos batedores da PRF, a Deluxe desfilou tranquilamente pela rodovia Presidente Dutra. No melhor estilo anos 50, essa Harley chama a atenção pelo seu visual: pintura em duas cores, pneus faixa branca, faróis auxiliares, pedaleiras plataforma para o piloto, pára-lamas encorpados, lanterna traseira estilo “capelinha”, banco tipo sela e muitos cromados.

Na parte ciclística, receita tradicional: garfo telescópico na dianteira e amortecedores hidráulicos montados horizontalmente e escondidos sob o motor. Na estrada, o conjunto atua em perfeita harmonia, copiando bem as irregularidades do piso. Com esta moto não foi feita para correr, mas sim para curtir cada momento, cada paisagem, a HD Deluxe conta com disco simples em ambas as rodas. O sistema está de acordo com sua proposta estradeira e mais “easy-rider”.

Harley-Davidson Softail Deluxe. estilo retrôMotor – A moto está equipada com o tradicional motor “V2″ da Harley-Davidson. O propulsor, todo cromado, esbanja força: são 12,23 Kgf.m de torque máximo já nas 3300 rpm. Ou seja, a moto tem muito torque em baixas rotações, nas “arrancadas”, como também nas retomadas. Neste passeio até Aparecida, a moto rodou na velocidade de cruzeiro de 100 km/h. Para ajudar nesta missão, o Twin Cam 96, de 1584 cm³, conta com injeção eletrônica de combustível e câmbio de seis velocidades. Detalhe: a sexta é over-drive, ou seja, na última marcha parece que acalma o motorzão V-Twin, que trabalha com giro mais baixo, oferecendo conforto e economia. Falando nisso, o consumo médio foi de 20 km/l. Detalhe: o propulsor é o mesmo que equipa a linha Touring (Road King, Electra Glide e Ultra Classic). Está apoiado em coxins e sem balanceiro e, assim, a vibração do motor em marcha lenta é minimizada com a moto em movimento.

Conforto – Para quem está pilotando, a moto é bastante confortável. O motociclista vai sentado em um belo banco tipo sela, de espuma densa, e pode ficar horas sobre essa máquina. Já a garupa, coitada da garupa. A carona fica se equilibrando sobre uma “marmita”, com espuma dura e estreita (coitada da Simone, minha esposa, que encarou este desafio bravamente). Ainda bem que a HD têm uma infinidade de acessório para deixar a Deluxe mais “família”. Se você, mototurista, viaja sempre acompanhado, a dica é substituir o banco original por outro mais largo, como o da H-D Fat Boy. Além disso, a instalação do encosto (sissy-bar) e, assim, a viagem vai ser mais prazerosa. Como item de série, a Deluxe traz um prático bagageiro.
Já no painel de instrumentos, colocado sobre o tanque de combustível, o motociclista terá várias informações: Velocímetro eletrônico com hodômetro total e dois parciais, relógio, farol alto, luzes indicadoras do ponto morto, de baixa pressão do óleo e reserva; piscas, luz de diagnóstico do motor, sistema de segurança e sexta-marcha (overdrive). Quando acionada, o número “6” aparece no canto inferior direito do painel. A moto tem garantia de dois anos sem limite de quilometragem. A primeira revisão é feita com 1.600 km; as seguintes, a cada 8.000 km.

FICHA TÉCNICA: HARLEY-DAVIDSON SOFTAIL DELUXE
MOTOR Dois cilindros em “V”, Twin Cam 96, refrigerado a ar
TORQUE MÁXIMO 12,23 Kgf.m @ 3300 rpm
CAPACIDADE CÚBICA 1584 cm³
DIÂMETRO X CURSO 95.3 mm x 111.1 mm
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO Injeção Eletrônica de Combustível Seqüencial (ESPFI)
RELAÇÃO DE COMPRESSÃO 9.2:1
SISTEMA DE PARTIDA Elétrica
CÂMBIO Seis velocidades
TRANSMISSÃO FINAL Correia dentada
CAPACIDADE DO TANQUE 18,9 litros
CHASSI De aço tubular de secção quadrada na trave principal
SUSPENSÃO DIANTEIRA Telescópica, com 130 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA Amortecedores hidráulicos com regulagem de pré-carga, com 109 mm de curso
FREIO DIANTEIRO Disco simples de 292 mm, com quatro pistões
FREIO TRASEIRO Disco simples de 292 mm, com dois pistões
RODA/PNEU DIANTEIRO D402F MT90-16 72H, Dunlop, com faixa branca
RODA/PNEU TRASEIRO D402 MU85B16 77H, Dunlop, com faixa branca
DIMENSÕES (C X L X A) 2400 mmX980 mmX1115 mm
DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 1635 mm
ALTURA DO ASSENTO 622 mm
Altura ao Solo 122 mm
PESO SECO 313 Kg
CORES Vivid Black; Black Pearl; Dark Blue Pearl; Crimson Red Sunglo; Candy Red Sunglo; Suede Blue Pearl & Vivid Black; White Gold Pearl & Pewter Pearl; White Gold Pearl & Black Pearl
PREÇO R$ 57.900,00