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Hérnia de disco, Probição de 125cc nas estradas - parte 2

Bom dia Infelizmente, adquiri uma hérnia de disco e o médico alertou que a posição de pilotagem pode prejudicar ainda mais o problema, que no meu caso, a única solução é cirúrgica. Pergunto: que tipo de moto seria menos prejudicial a problemas como este, custom, trail ou street?Tenho uma Fazer 250. Desde já, agradeço a atenção e parabenizo o site, sem dúvida, ícone do setor. Domingos Sávio – Brasília – DF

R: Sávio o que posso lhe dizer, até por experiência própria, não desmerecendo seu médico, é sempre pegar uma segunda ou terceira opinião. Você já tentou tratamentos alternativos como acupuntura e ou quiropraxia ? No mais, me coaduno com a dica do nosso irmão Bitenca que lhe respondeu: “Caro Domingos. Se eu pudesse lhe aconselhar como médico eu diria mas como não sou, a única coisa que posso lhe aconselhar é que procure com seu profissional a orientação a esse respeito. No caso dos impactos uma moto trail usando na rua vai proporcionar um rodar mais macio. Essa informação você pode passar ao seu médico que deve avaliar a sua situação, boa sorte.
Bitenca”

Sobre a reportagem: Proibir tráfego nas estradas de 125cc. Eu andei por 5 anos de 125, o que me ensinou muito sobre como andar de moto, foi realmente uma escola. Fiz algumas viagens com a moto, realmente é muito perigoso, por mais que as estradas limitem a velocidade a 110 km/h, a maioria dos carros andam a mais do que isso. É praticamente impossivel manter uma média de velocidade dessas com uma motocicleta de 100/125cc. É um perigo de até mesmo um caminhão passar por cima de você em velocidades abaixo de 110km/h. O mínimo para pegar estrada com segurança é uma 250cc.
Concordo que deve ser investido muito em educação no trânsito e em segurança nas rodovias, mas creio que esse tipo de proibição viável. A maioria dos condutores desse tipo de motocicleta não faz investimentos em acessórios de segurança, como bons capacetes e roupas adequadas para se pegar uma estrada. Ricardo Villas Boas, Curitiba- PR

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Hérnia de disco, Probição de 125cc nas estradas - parte 2R: Concordo com você que o mínimo para pegar estrada é uma 250cc. Mas discordo com a tese de proibir. Ontem numa conversa sobre segurança, nosso editor Ryo Harada disse algo muito salutar: “a motocicleta de 125cc é estritamente urbana, quando o motociclista acessa uma rodovia, deve ter isso em mente.” Ou seja, da mesma forma que você por 5 anos utilizou uma 125cc e tudo indica teve consciência, devemos alertar ou conscientizar os atuais usuários. Num Brasil onde 6,7% são de motocicletas até 100cc, 81,1% são de motocicletas de 101 a 150cc e 10,1% de 151 a 250cc, me parece injusto proibir essas pessoas de ir e vir, quer seja para o trabalho, quer seja para lazer no chamado passeio de baixo custo. (fonte: Abraciclo)

Abraço a todos e não esqueçam: A razão se perde na lesão, pilote equipado.
Foto: arquivo pessoal André Garcia