Indian-2016-04-16-mo-60

Indian Roadmaster ou quando o percurso é mais importante do que o destino

ChieftainIndian Roadmaster® é a moto para quem acredita que o percurso vale mais do que o destino. Com todo o conforto e prazer que ela oferece na pilotagem, as longas distâncias vão parecer muito curtas, a vontade de continuar será maior do que a vontade de descansar.
Tradição com o visual atraente e elegante, a inspiração das primeiras motos da marca fabricadas no século passado.
O motor VTwin, os para-lamas envolventes e também o emblemático “War-Bonnet” – iluminado por LED – sobre o para-lama dianteiro.

Icone da cabeça do indio, adorno igual ao original dos anos 40, cobiçado pelos colecionadores das clássicas

“War bonnet”, adorno igual ao original dos anos 40, cobiçado por colecionadores das clássicas

Como os outros modelos da linha Chief, a Roadmaster® é uma motocicleta que carrega muita tecnologia, apesar do seu desenho clássico. O chassi é de alumínio forjado, tem “cruise control” (controle automático de velocidade), um poderoso sistema de áudio e o motor Thunder Stroke® 111, um V2 com 1.811 cilindradas que se destaca pelo grande torque.

A Roadmaster® é uma moto Touring que segue as linhas mais clássicas da marca, adicionando itens de conforto como o abrangente banco em couro para o piloto e garupa, com todo conforto que uma motocicleta pode oferecer.

Motor

Motor Thunderstroke 111 lembra muito o propulsor das motos Indian de grande sucesso do século passado

Motor Thunderstroke 111 lembra muito o propulsor das motos Indian de grande sucesso do século passado

Compartilham do mesmo lubrificante o motor, transmissão primária, embreagem e câmbio para simplicidade e concentração de massas

Compartilham do mesmo lubrificante o motor, transmissão primária, embreagem e câmbio para simplicidade e concentração de massas

O mesmo que equipa todas as motos da linha Chief, foi o primeiro motor feito na nova fábrica da Indian. Foi batizado de “Thunder Stroke 111″.  Um motor de concepção atual que manteve o visual histórico das Indians do passado. Sobre o antigo motor power plus de 1940, os engenheiros desenharam o novo motor. Utilizaram as aletas “fake” de refrigeração da tampa de válvulas do antigo “flat head”, os canos de escape com saídas verticais como as saídas das válvulas laterais e a própria concepção dos dois cilindros em V.
O torque de 16,4 Kgf.m a meros 3.000 rpm provê uma aceleração suave e constante em qualquer faixa de rotação, para viagens por longas distâncias, esta qualidade faz grande diferença pois não há necessidade de procurar uma situação no motor onde ele responda melhor. Ele está sempre pronto a empurrar a moto com suavidade, sem vibrações estranhas.
Este motor  é um OHV (Over Head Valves) com o acionamento das válvulas feito por três comandos que acionam varetas para controlar as duas válvulas, de cada cilindro. Arrefecimento a ar e a óleo contribui para que trabalhe em uma temperatura reduzida, para grande conforto na condução. A exaustão é feita por um sistema de escapamento duplo, com interligação entre os dois canos de descarga.

Transmissão

O câmbio é de seis velocidades e tem os engates precisos e suaves, a embreagem tem acionamento leve e macio. Porque o motor, transmissão primária, embreagem e câmbio compartilham as mesmas carcaças e lubrificante, o conjunto motriz é mais compacto e a transmissão final, que é feita por correia é mais silenciosa e limpa, pois dispensa lubrificação e ajustes frequentes.

Chassi

Ao conceber o chassi, os engenheiros da Indian buscavam um resultado que fosse para uma melhor dirigibilidade e agilidade, normalmente não encontradas nas motos do segmento das Clássicas Touring, do qual a Roadmaster também faz parte. É quase um “Karma” que essa categoria carrega, principalmente entre as americanas, e que a Indian não queria fazer parte.
O alumínio é um material mais leve que o aço que oferece mais rigidez ao conjunto, pois pode-se aumentar o seu uso sem adicionar peso em excesso. Resulta em menos torções em condições como entradas de curvas com frenagens intensas, sobre piso irregular, saídas de curvas com grande aceleração, sem se importar com as condições do asfalto e mudanças rápidas de direção – Coisas que normalmente preocupam o condutor de uma Touring.

Chassi cimposto de partes em alumínio forjado, usinados em CNC proporcionam uma estrutura estável e leve

Chassi composto de partes em alumínio forjado, usinados em CNC, proporcionam uma estrutura estável e leve

O resultado é uma estrutura eficiente, que permite melhor desempenho em curvas e elevada estabilidade em retas. A Indian Roadmaster possui o mesmo chassi em alumínio forjado da Chieftain mas com medidas diferentes, para uma dirigibilidade acima da média.

Conforto e acabamento

Como modelo top de linha, a Indian Roadmaster oferece o máximo em conforto e em experiência de pilotagem. A carenagem frontal similar ao do modelo Chieftain, conta com um para-brisas maior e também acionado eletricamente. É possível ajustar a altura na posição desejada com um simples toque de um botão no punho esquerdo. O farol principal central tem dupla parábola e assim como os faróis de neblina suplementares, utilizam tecnologia LED para maior capacidade de iluminação com menor consumo de energia.
A Roadmaster é equipada com proteções laterais contra o vento na altura das pernas, sistema de entrada de ar com regulagem para maior conforto, e ainda dois pequenos compartimentos para pequenos objetos como celulares e carteiras.

Os dois alforjes laterais são de fibra e há ainda o “top case”, tudo combinando com a pintura na cor principal. Juntos esses compartimentos somam um volume total de 142 litros. Eles são acionados por controle remoto ou manualmente através do fecho elétrico.

Os assentos do piloto e garupa são feitos em couro legítimo com sistema de aquecimento individual, há o controle automático de velocidade “cruise control” que ajuda muito quando se roda por longas retas e grandes distâncias, manoplas com sistema de aquecimento e pedaleiras do garupa com ajuste na altura e no ângulo do apoio.

Instrumentação

A Roadmaster vem com velocímetro e conta-giros analógico e um mostrador digital multifunção centralizado no painel. Nele há informações sobre o nível de combustível, hodômetro, duplo indicador de quilometragem com distância e tempo, consumo instantâneo e médio, autonomia, relógio, temperatura ambiente, indicador de marcha, indicador de pressão da roda dianteira e traseira, indicador de horas de operação do motor (horímetro), porcentagem de vida útil do óleo do motor, média de velocidade, voltagem de bateria, display com as informações do rádio, indicador de erros, indicador de temperatura das manoplas. Todas estas funções são acessadas por um botão no punho esquerdo do guidão, tornando o seu acesso simples sem que seja preciso remover a mão do guidão.

A Roadmaster também é equipada com  um potente sistema de áudio com 200W de potência, com conexão via bluetooth. O modelo também tem o sistema “keyless” (sensor de presença). Neste sistema, é possível dar a partida na motocicleta sem utilização de chave física. O controle remoto serve também para abrir e fechar os alforjes de fibra assim como ativar e desativar o alarme / Imobilizador.

Os detalhes de acabamento na Roadmaster são um caso à parte. Os cabos elétricos são todos embutidos no interior do guidão, o cuidado é grande em prover cromados de qualidade e abundantes, no grande adorno do farol, na suspensão dianteira, pedaleiras e em muitos outros detalhes.
A Indian Roadmaster será comercializada apenas na cor preta, e seu preço é de R$ 114.990,00.

Concessionárias

A Indian Motorcycle conta com concessionárias em quatro importantes capitais do país, até agora (Abril/2016): São Paulo – SP, Rio de Janeiro – RJ, Florianópolis – SC e Belo Horizonte – MG. São lojas dentro do padrão mundial da Indian Motorcycle, todas elas exclusivas para comercialização de produtos e serviços da marca . Oferecem oficinas autorizadas com mão de obra especializada, além de loja de acessórios e vestuário, onde estarão disponíveis itens masculinos e femininos como jaquetas, camisetas e luvas, além de bonés, canecas, chaveiros e outros itens colecionáveis, possibilitando que o cliente tenha uma experiência completa com a marca.

Dimensões

Dimensões

Ficha técnica

Motor

Tipo de Motor V Twin, Thunder Stroke™ 111, Arrefecimento a ar e Óleo
Cilindrada 1811cc
Diametro x Curso Ø101mm x 113mm
Taxa de Compressão 9.5:1
Sistema de Injeção Eletronica Injeção Eletronica em Circuito Fechado -Corpo de admissão com Ø54mm

Performance

Pico de Torque 3000 rpm
RPM Pico de torque (N m) 161.6 N m / 16,48 kgf.m

Transmissão

Primária Engrenagens
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Câmbio – Relação de Marchas
9,403 : 1
6,411 : 1
4,763 : 1
3,796 : 1
3,243 : 1
2,789 : 1
Relação Final Por correia, relação 2,2 : 1

Chassi

Tipo Múltiplas partes em alumínio forjado e usinado em CNC com caixa de ar integrada
Suspensão Dianteira – Tipo/Curso Telescópica com Ø 46mm / Garfo com cartucho e dupla mola com 119mm de curso
Suspensão Traseira – Tipo/Curso Mono Amortecedor FOX / 114 mm de curso com pré carga de mola com ajuste pneumático
Freio/Dianteiro Duplo Disco Flutuante de 300mm com pinça Dupla de 4 Pistões com ABS
Freio/Traseiro Disco Simples Flutuante de 300mm com pinça de 2 Pistões e ABS
Pneu/Dianteiro Metzeler MARATHON ULTRA 130/90 16 M/C 67H ME 888
Pneu/Traseiro Metzeler MARATHON ULTRA 180/60 R 16 M/C 74H ME 888
Rodas Alumínio 16″ x 3.5″ Dianteira e 16″ x 5″ Traseira
Sistema de Escape Saída Dupla com Cross-over

Dimensões

Comprimento 2.571 mm
Largura US 1.022 mm
Largura Int. 1.012 mm
Altura 1.529 mm
Peso (Tanque Vazio / Tanque Cheio) 406 kg / 421 kg
GVWR  (carga útil) 630 kg
Altura de Assento 660 mm
Entre-eixos 1.668 mm
Altura ao Solo 142 mm
Rake 25°
Trail 150 mm
Capacidade Combustivel 20,8 litros

Cores

Thunder Black
Indian Motorcycle® Red

Equipamentos

Equipamentos Standard ABS
Piloto Automático (controle eletrônico de velocidade)
Luzes Dianteiras Suplementares
Partida sem chave
Para-Brisa Elétrico “Horizon”
Assentos em Couro Premium
Abertura e Fechamento por Controle Remoto das Maletas Laterais
Monitoramento de Pressão dos Pneus
Sistema de áudio com 200 Watts Stereo com AM/FM; Bluetooth e Entrada Compatível com Smartphone
Assentos do condutor e passageiro com aquecimento
Pedaleira do passageiro ajustável
Manoplas com aquecimento
Fiação interna no guidão
Lanterna traseira e setas em LED
Comandos no guidão cromados
Bombas de freio cromadas
Mono-Amortecedor traseiro com ajuste de pré carga feito pneumaticamente
Painel de instrumentos Velocímetro, conta giros, nível de combustível, hodômetro, consumo instantâneo e médio; autonomia; relógio; bússola; temperatura ambiente; indicador de marcha; indicador de pressão de pneus; horímetro; vida útil do óleo do motor; velocidade média; voltagem da bateria; display com informações do rádio; indicador de erros; indicador de temperatura das manoplas (quando instalado); luzes indicadoras no painel: cruise control ativado, ajustes do cruise control, farol alto, setas, ABS, check de motor, pressão baixa de pneus, bateria, nível de reserva de combustível, sistema de segurança, nível baixo de pressão de óleo e unidade mph ou km/h
Iluminação Faróis dianteiros em LED (farol dianteiro central duplo, faróis de neblina, setas, luz externa e interna no bagageiro traseiro e o logo Indian “War Bonnet” no para-lama dianteiro)

Capacidade de armazenagem

Alforjes 65,1 litros
Bagageiro traseiro 64,4 litros
Porta Luvas 9,0 litros
Porta objetos frontal 3,8 litros
Capacidade total de armazenagem 142,3 litros

Separador_2