Publicidade

Fãs de motos ficam empolgados com o anúncio – ou até mesmo rumores – de um lançamento chegando! No entanto, nem tudo se confirma de fato em uma novidade no mercado. Confira 5 modelos que geraram expectativas quentes, mas que não chegaram ao Brsail. Alguns até tiveram confirmações oficiais e eventos de apresentação!

1 – KTM 390 Adventure  – Lançamentos de motos

A KTM 390 Adventure é um modelo constantemente pedido pelos motociclistas brasileiros. Inclusive, chegou a ser confirmado ao Brasil em 2019, mas então veio a pandemia e mudou os planos da marca. Assim, os anos se passaram e nada da pequena trail desembarcar por aqui.

Lançamentos de motos - ktm 390 adventure

Veja o que estamos perdendo: a KTM 390 Adventure 2023 ganhou rodas raiadas, tem 44 cv, iluminação full LED, painel TFT e ABS para curvas

O modelo faz falta, uma vez que a sua versão naked 390 Duke segue em linha no Brasil, mesmo que com vendas modestas. Enquanto isso, por aqui KTM aposta em modelos trail maiores e muito mais caros, como as 790 e 1290 Adventure. Caso a 390 ADV fosse lançada, seria rival basicamente das Kawasaki Versys 300 e BMW G 310 GS.

Publicidade

 

2 – Yamaha Tenere 700

Em janeiro de 2018 a Yamaha comunicou a aposentadoria da XT 660 R. Na Europa, o modelo já estava indisponível desde 2016, quando começou a se falar na substituta Tenere 700. E o brasileiro ficou todo alvoroçado quando a nova T7 foi lançada por lá, em 2019.

lançamentos de motos - Tenere 700

A Tenere 700 surgiu na Europa para substituir a XT 660R, mas aqui no Brasil acabamos ficando sem as duas…

No entanto, a moto trail nunca veio no Brasil e pode mesmo nunca chegar. Inúmeros rumores cercam o não lançamento no país, mas a subsidiária brasileira da marca nunca confirmou nada oficialmente. Além disso, circunstâncias de mercado, pandemia e adequação às normas brasileiras do setor duas rodas parecem ter atrapalhado o lançamento. Confira alguns capítulos dessa novela aqui.

Publicidade

Veja também:

3 – SWM Silver Vase 440, lançamentos de motos que não rolaram

A SWM Motorcycle é uma montadora italiana de motos e anunciou sua vinda ao Brasil em 2017. Inicialmente o foco seria nos modelos clássicos Gran Milano e Silver Vase, mas depois mudou-se a estratégia para motos off road e enduro.

Uma bela naked retrô, mas que nunca chegou de fato nas lojas nacionais

E nessa mudança de foco, a marca deixou para trás belos produtos, que nunca desembarcaram no Brasil. A Silver Vase 440 é um destes! Essa naked retrô, com pitadas de scrambler, e 29,9 cv de potência. Teve até preço divulgado na época: R$ 25 mil. Porém, ficou só no desejo mesmo…

Publicidade

4 – Benelli BN 600 – Lançamentos de motos frustrados

A Benelli é outra marca tradicional italiana, que aposta em design arrojado e até extravagante. A empresa foi adquirida pela chinesa Qian Jiang e segue com lançamentos quentes. O que nem todo mundo lembra é que a marca tentou entrar no Brasil. Uma estreia através da Bramont, fabricante brasileira com operação em Manaus para veículos utilitários e motocicletas.

BN 600R - Lançamentos de motos

Benelli BN 600 era uma naked e tanto, mas não chegou ao mercado nacional

Desta forma, a Benelli chegou a anunciar 7 motos que seriam lançadas ao Brasil. Uma delas foi a BN 600, apresentada no Salão Duas Rodas 2013. Uma naked com visual radical e interessantes 82 cavalos. Nada mau! Entretanto, a Bramont não conseguiu licenças para seguir a operação de montagem e a moto (nenhum modelo aliás) chegou ao país.

5 – Keeway 

Falando em lançamentos de motos no Salão Duas Rodas, 2013 foi um ano quente! No entanto, nem todas as expectativas foram concretizadas. Na carona do mesmo grupo da Benelli, a Keeway movimentou o evento apresentando nada menos que 13 modelos!

Keeway e Benelli chegaram com destaque no Salão 2013, mas motos das marcas nunca chegaram à venda no Brasil

Fica até difícil escolher apenas uma que fez falta, uma vez que a promessa tinha motocicletas de volume como as RKS 150, RKS 125, TX 150, TXM 150 e Target 125. As motos de baixa cilindrada eram o foco da fabricante. Porém, nenhuma rodou de fato pelas ruas deste imenso país.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]