Foto: Iron butters em a‡Æo: tudo duro!

Iron Butt, reboque, Interlagos, prêmio, gasolina, etc

Foto: Iron butters em a‡Æo: tudo duro!

Foto: Iron butters em a‡Æo: tudo duro!

Tite, acabei de ler o seu teste comparativo relƒmpago entre a KTM e a BMW. onde vocˆ diz que por estar com duas motos tÆo gostosas e confort veis, decidiu dar uma de “Iron Butt” e rodou 1000Km em um dia. No ultimo dia 15/11, fiz 1020Km (Campinas/Paraguai) de twister mesmo, sozinho e em apenas 13Horas. Sonho com essa KTM todo dia, e pra minha surpresa um camarada da faculdade comprou uma. Assim que tiver a minha vou dar minha volta ao mundo de moto.
Marco – Sumar‚, S.P

Reboque
Ol  Tite, quando eu viajo com amigos, sempre levo uns metros de corda grossa de nylon (aquelas de amarrar carga em caminhÆo) bem resistente para o caso de algu‚m precisar de um reboque de emergˆncia. E aqui vai a pergunta: existe uma forma certa de se rebocar uma moto com outra moto? Como deve ser feito para nÆo dar caca? ps. Sensacional a coluna “Trˆs Minutos”.
Eduardo – sÆo paulo, sp

R: Eduardinho, meu filho, NUNCA mais fa‡a isso. NÆo existe jeito certo de rebocar motos porque ‚ simplesmente PROIBIDO fazer isso. Se a corda enrolar na roda dianteira da moto rebocada ela trava e os dois tomam um chÆo que pode ter conseqˆncias grav¡ssimas e at‚ fatal. NÇO SE REBOCA MOTOS COM CORDAS! NUNCA! JAMAIS!

Interlagos
Quero deixar registrado, primeiramente, meus sentimentos pela fam¡lia Sperafico, com a morte de Rafael, no domingo 09/12/07, durante a prova da Stock Light. Num segundo momento, chamar aten‡Æo dos motonliners que brigaram com o Tite e at‚ o desrespeitaram verbalmente, por ele defender a nÆo utiliza‡Æo do aut¢dromo de Interlagos para motos. Quem viu o acidente, p“de notar que se houvesse uma  rea de escape maior, ao inv‚s de um muro, o Rafael, muito provavelmente, estaria vivo. Imaginado uma moto em acelera‡Æo, naquele mesmo ponto, fugindo do tra‡ado, o piloto nÆo escapar  por pura obra de Deus. Ningu‚m falou, absolutamente, nada! Muito pelo contr rio, acharam normal, uma infelicidade. Mas o circuito de Interlagos deve ser repensado. Pra quem assistiu a £ltima prova do campeonato brasileiro de motovelocidade, como eu, com um pouco de curiosidade e uma m quina na mÆo, pode tirar fotos das  reas de escape, onde a poucos metros da pista, tem um guard-rail coberto com um saco preto e um pouco de palha, talvez pra amenizar o impacto de um acidente. Sem mencionar, que a  rea pintada, j , fora da pista, nÆo diminui a velocidade de uma moto, em hip¢tese alguma. Um grande abra‡o ao Tite e continue falando o que manda sua consciˆncia, sendo amado ou odiado!
Andr‚ – SBCampo – SP
Oi Tite, em, resposta a carta de Ricardo de SÆo Paulo, em 27/11, sobre a possibilidade do Mundial de Moto GP ser realizado em Interlagos, vocˆ afirma nÆo ser poss¡vel, em virtude da curva da entrada da reta dos boxes (curva do caf‚) ter o muro muito pr¢ximo a pista. Ontem, (9/12), infelizmente, houve um acidente fatal na Stock Car Light, com o piloto Rafael Sperafico na referida curva. NÆo est  na hora de se aumentar a  rea de escape desta curva, haja visto que mesmo para carros, a pista provou nÆo ser segura neste ponto?
Paulo Luna – Olinda – PE

R: Andr‚ e Paulo. TÆo vendo? Depois eu ‚ que sou o velho rabugento e ranzinza! Interlagos s¢ recebe a F1 porque tem muito cacau em jogo, mas aquela curva ‚ tÆo perigosa quanto a Tamburello que vitimou Ayrton Senna. Mas ningu‚m quer aceitar essa compara‡Æo, s¢ o chato do Tite. Para abrir uma  rea de escape naquela curva seria necess rio recuar cerca de 30 metros de arquibancada, o que limitaria a capacidade de p£blico. Tem jeito, que seria trazer a curva mais para a parte interna ou criar uma gincana. Nada disso ser  feito e muito piloto ainda ir  se estabacar naquele muro, de carro e de moto! Lamento pelo Rafael e pelo meu amigo e ex-vizinho Renato Russo, mas competi‡Æo ‚ assim mesmo: s¢ depois da caca ‚ que tentam remediar.

Prˆmio
Gostaria de parabenizar o glorioso JoÆo Tadeu Boccoli pelo Prˆmio Abraciclo de Jornalismo, mas acho que mais um artigo deveria ter sido premiado, um entitulado da seguinte maneira: O trƒnsito sociopata, de um tal de Tite Simäes, conhece?
Tiago – Foz do Igua‡u

R: O glorioso e garboso JoÆo Tadeu agradece! N¢s tamb‚m nos orgulhamos de nosso “filhote”. Ah, meus editoriais sÆo muito  cidos demais pra ganhar prˆmios, o conceito do concurso Abraciclo ‚ premiar mat‚rias que mostrem o lado mais romƒntico da moto. Eu s¢ dou porrada! Se tivesse a categoria “LimÆo” eu ganhava disparado!

Gasolina
Sr Rabugentus, vi no seu editorial de 15/5 – Um domingo qualquer, a seguinte frase “abasteci com metade de Podium e metade comum”, qual a vantagem em fazer isso? Vi no forum que a podium s¢ “fuinciona” quando a taxa de compressÆo ‚ 10:1, sendo q a da minha XR 200 ‚ 9,0:1 entÆo nÆo tem vantagem nenhuma abastecer com a Podium?
Tiago – Foz do Igua‡u – PR

R: Pois a MINHA moto tem taxa de compressÆo maior de 10:1. Na sua nÆo faz diferen‡a mesmo.

Curvas
Tite, parab‚ns … vocˆ e toda a equipe pelo filme Alma Selvagem, muito bom! Gostei da abordagem sobre o pessoal das 100-250 cc, apesar de ser uma amostra muit¡ssimo pequena de uma imensa parcela de motociclistas (como vc mesmo mencionou) – mas tudo bem. todos n¢s motonliners sabemos das dificuldades para a realiza‡Æo do Alma Selvagem, e isso j  justifica! Agora a d£vida: Quando vc fala sobre as pedaleiras limitarem o ƒngulo de inclina‡Æo, me surge uma d£vida: Estava eu ontem passeando na minha motoca – YES 2008 – (sim troquei aquela CGzinha 88) e nas curvas acontece que: 1 – pra direita, rala a curva do pedal do freio traseiro. 2 – pra esquerda, rala a base do cavalete central. Isso acontece tanto com garupa quanto em v“o solo. Como fa‡o pra preservar as “partes baixas” da moto enquanto curto minhas curvinhas? Quanto … materia sobre compra de usadas, vc menciona o pessoal que se “empolga” nas curvas, quais as desvantagens ou preju¡zos que uma moto acostumada a “deitar” traz?
Jean – Curitiba, PR

R: Obrigado pelos coment rios. 1) Existe um preconceito com rela‡Æo …s curvas. Muita gente inclina a moto mais do que o necess rio e exagera. Inclina‡Æo nÆo faz a moto mais r pida nas curvas, existe o limite estabelecido pelos pneus. Se sua moto est  raspando desse jeito vc est  passando desse limite e o pr¢ximo passo ser  estatelar a fu‡a no chÆo. A desvantagem de uma moto que tem as pedaleiras todas raladas ‚ a enorme possibilidade de ela j  ter se esmagado num tombo!

Inje‡Æo
Gostaria de saber se voces podem me passar um site ou telefone de uma escola que tenha curso de inje‡Æo eletronica para motos, sou ajudant de mecanico e gostoria de aprender a mexer com inje‡Æo.
danilo – limeira/S.P.

R: Entre em contato com o pessoal da Power Chip: www.powerchip.com.br