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Foto: Iron butters em a‡Æo: tudo duro!

Foto: Iron butters em a‡Æo: tudo duro!

Tite, acabei de ler o seu teste comparativo relƒmpago entre a KTM e a BMW. onde vocˆ diz que por estar com duas motos tÆo gostosas e confort veis, decidiu dar uma de “Iron Butt” e rodou 1000Km em um dia. No ultimo dia 15/11, fiz 1020Km (Campinas/Paraguai) de twister mesmo, sozinho e em apenas 13Horas. Sonho com essa KTM todo dia, e pra minha surpresa um camarada da faculdade comprou uma. Assim que tiver a minha vou dar minha volta ao mundo de moto.
Marco – Sumar‚, S.P

Reboque
Ol  Tite, quando eu viajo com amigos, sempre levo uns metros de corda grossa de nylon (aquelas de amarrar carga em caminhÆo) bem resistente para o caso de algu‚m precisar de um reboque de emergˆncia. E aqui vai a pergunta: existe uma forma certa de se rebocar uma moto com outra moto? Como deve ser feito para nÆo dar caca? ps. Sensacional a coluna “Trˆs Minutos”.
Eduardo – sÆo paulo, sp

R: Eduardinho, meu filho, NUNCA mais fa‡a isso. NÆo existe jeito certo de rebocar motos porque ‚ simplesmente PROIBIDO fazer isso. Se a corda enrolar na roda dianteira da moto rebocada ela trava e os dois tomam um chÆo que pode ter conseqˆncias grav¡ssimas e at‚ fatal. NÇO SE REBOCA MOTOS COM CORDAS! NUNCA! JAMAIS!

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Interlagos
Quero deixar registrado, primeiramente, meus sentimentos pela fam¡lia Sperafico, com a morte de Rafael, no domingo 09/12/07, durante a prova da Stock Light. Num segundo momento, chamar aten‡Æo dos motonliners que brigaram com o Tite e at‚ o desrespeitaram verbalmente, por ele defender a nÆo utiliza‡Æo do aut¢dromo de Interlagos para motos. Quem viu o acidente, p“de notar que se houvesse uma  rea de escape maior, ao inv‚s de um muro, o Rafael, muito provavelmente, estaria vivo. Imaginado uma moto em acelera‡Æo, naquele mesmo ponto, fugindo do tra‡ado, o piloto nÆo escapar  por pura obra de Deus. Ningu‚m falou, absolutamente, nada! Muito pelo contr rio, acharam normal, uma infelicidade. Mas o circuito de Interlagos deve ser repensado. Pra quem assistiu a £ltima prova do campeonato brasileiro de motovelocidade, como eu, com um pouco de curiosidade e uma m quina na mÆo, pode tirar fotos das  reas de escape, onde a poucos metros da pista, tem um guard-rail coberto com um saco preto e um pouco de palha, talvez pra amenizar o impacto de um acidente. Sem mencionar, que a  rea pintada, j , fora da pista, nÆo diminui a velocidade de uma moto, em hip¢tese alguma. Um grande abra‡o ao Tite e continue falando o que manda sua consciˆncia, sendo amado ou odiado!
Andr‚ – SBCampo – SP
Oi Tite, em, resposta a carta de Ricardo de SÆo Paulo, em 27/11, sobre a possibilidade do Mundial de Moto GP ser realizado em Interlagos, vocˆ afirma nÆo ser poss¡vel, em virtude da curva da entrada da reta dos boxes (curva do caf‚) ter o muro muito pr¢ximo a pista. Ontem, (9/12), infelizmente, houve um acidente fatal na Stock Car Light, com o piloto Rafael Sperafico na referida curva. NÆo est  na hora de se aumentar a  rea de escape desta curva, haja visto que mesmo para carros, a pista provou nÆo ser segura neste ponto?
Paulo Luna – Olinda – PE

R: Andr‚ e Paulo. TÆo vendo? Depois eu ‚ que sou o velho rabugento e ranzinza! Interlagos s¢ recebe a F1 porque tem muito cacau em jogo, mas aquela curva ‚ tÆo perigosa quanto a Tamburello que vitimou Ayrton Senna. Mas ningu‚m quer aceitar essa compara‡Æo, s¢ o chato do Tite. Para abrir uma  rea de escape naquela curva seria necess rio recuar cerca de 30 metros de arquibancada, o que limitaria a capacidade de p£blico. Tem jeito, que seria trazer a curva mais para a parte interna ou criar uma gincana. Nada disso ser  feito e muito piloto ainda ir  se estabacar naquele muro, de carro e de moto! Lamento pelo Rafael e pelo meu amigo e ex-vizinho Renato Russo, mas competi‡Æo ‚ assim mesmo: s¢ depois da caca ‚ que tentam remediar.

Prˆmio
Gostaria de parabenizar o glorioso JoÆo Tadeu Boccoli pelo Prˆmio Abraciclo de Jornalismo, mas acho que mais um artigo deveria ter sido premiado, um entitulado da seguinte maneira: O trƒnsito sociopata, de um tal de Tite Simäes, conhece?
Tiago – Foz do Igua‡u

R: O glorioso e garboso JoÆo Tadeu agradece! N¢s tamb‚m nos orgulhamos de nosso “filhote”. Ah, meus editoriais sÆo muito  cidos demais pra ganhar prˆmios, o conceito do concurso Abraciclo ‚ premiar mat‚rias que mostrem o lado mais romƒntico da moto. Eu s¢ dou porrada! Se tivesse a categoria “LimÆo” eu ganhava disparado!

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Gasolina
Sr Rabugentus, vi no seu editorial de 15/5 – Um domingo qualquer, a seguinte frase “abasteci com metade de Podium e metade comum”, qual a vantagem em fazer isso? Vi no forum que a podium s¢ “fuinciona” quando a taxa de compressÆo ‚ 10:1, sendo q a da minha XR 200 ‚ 9,0:1 entÆo nÆo tem vantagem nenhuma abastecer com a Podium?
Tiago – Foz do Igua‡u – PR

R: Pois a MINHA moto tem taxa de compressÆo maior de 10:1. Na sua nÆo faz diferen‡a mesmo.

Curvas
Tite, parab‚ns … vocˆ e toda a equipe pelo filme Alma Selvagem, muito bom! Gostei da abordagem sobre o pessoal das 100-250 cc, apesar de ser uma amostra muit¡ssimo pequena de uma imensa parcela de motociclistas (como vc mesmo mencionou) – mas tudo bem. todos n¢s motonliners sabemos das dificuldades para a realiza‡Æo do Alma Selvagem, e isso j  justifica! Agora a d£vida: Quando vc fala sobre as pedaleiras limitarem o ƒngulo de inclina‡Æo, me surge uma d£vida: Estava eu ontem passeando na minha motoca – YES 2008 – (sim troquei aquela CGzinha 88) e nas curvas acontece que: 1 – pra direita, rala a curva do pedal do freio traseiro. 2 – pra esquerda, rala a base do cavalete central. Isso acontece tanto com garupa quanto em v“o solo. Como fa‡o pra preservar as “partes baixas” da moto enquanto curto minhas curvinhas? Quanto … materia sobre compra de usadas, vc menciona o pessoal que se “empolga” nas curvas, quais as desvantagens ou preju¡zos que uma moto acostumada a “deitar” traz?
Jean – Curitiba, PR

R: Obrigado pelos coment rios. 1) Existe um preconceito com rela‡Æo …s curvas. Muita gente inclina a moto mais do que o necess rio e exagera. Inclina‡Æo nÆo faz a moto mais r pida nas curvas, existe o limite estabelecido pelos pneus. Se sua moto est  raspando desse jeito vc est  passando desse limite e o pr¢ximo passo ser  estatelar a fu‡a no chÆo. A desvantagem de uma moto que tem as pedaleiras todas raladas ‚ a enorme possibilidade de ela j  ter se esmagado num tombo!

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Inje‡Æo
Gostaria de saber se voces podem me passar um site ou telefone de uma escola que tenha curso de inje‡Æo eletronica para motos, sou ajudant de mecanico e gostoria de aprender a mexer com inje‡Æo.
danilo – limeira/S.P.

R: Entre em contato com o pessoal da Power Chip: www.powerchip.com.br