Publicidade

As motos elétricas seguem conquistando seu espaço em muitos mercados do exterior, como o Europeu. Agora, as novidades vêm de Paris, uma vez que a capital francesa quer ‘caçar’ as motos à combustão devido ao seu barulho. Veja o que propôs o Conselho Municipal da cidade.

Só motos elétricas em Paris?

Motocicletas e scooters movidas a combustão são o alvo principal da restrição, justamente por esse motivo: o barulho! Isso porque, as motos elétricas, scooters e ciclomotores de todos os formatos e tamanhos, não seriam afetados pela proibição proposta.

Nos termos propostos pelo governo da cidade francesa, as motocicletas e scooters com motores de combustão seriam proibidas de circular em Paris entre as 22h e 7h – ou seja, à noite e madrugada.

Paris scooter

Desde 2022 Paris vem propondo o fim das motos no centro da cidade e em uma pequena consulta popular a restrição ganhou votos favoráveis

Publicidade

Entretanto, desde 8 de fevereiro de 2024, a proposta da proibição não foi transformada em lei ou promulgada de forma alguma. Contudo, ainda está em discussão no momento. Desta forma, se o plano for aprovado, a proibição seria, na verdade, um período experimental com duração total de um ano para observação dos efeitos.

Neste sentido, a prefeitura de Paris pode introduzir mais radares sonoros em toda a cidade para ajudar nos esforços de fiscalização. Por outro lado, a administração também pretende aumentar os atuais programas de assistência financeira, para incentivar a troca de modelos a combustão por motos elétricas.

Veja também:

Paris moto

A proposta da cidade francesa não é exclusividade, grandes centros como Chicago (EUA) já estudam medida semelhante

Publicidade

O debate sobre o tema

É claro que a proposta de Paris levantou uma discussão sobre o tema e divide opiniões na França. Neste sentido, grupos como a Federação Francesa de Motociclistas Furiosos (Fédération Française des Motards en Colère) são contra a medida de proibição.

A princípio, segundo a Federação, líderes de entidades como o “Ras le Scoot”, um grupo que faz campanha contra as motocicletas em geral, atua em prol de empresas de motos elétricas. Em resumo, já existem as mais diversas organizações por lá, formadas em objetivos opostos.

Entretanto, um fato é certo: a Europa vai restringir cada vez mais a circulação de veículos nos centros urbanos, em função do barulho, espaço e poluição. Enfim, este parece ser o futuro.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]