Publicidade

Não importa o quanto uma moto seja naturalmente econômica, sempre iremos querer rodar mais gastando menos. Este assunto fica especialmente tentador em época de aumentos nos preços dos combustíveis. E por isso separamos aqui algumas dicas simples que lhe ajudarão a rodar mais gastando menos.

Uma moto econômica começa na manutenção

A primeira e mais importante dica é garantir que sua moto esteja sempre com a manutenção em dia. Uma moto bem cuidada e com todos os componentes funcionando corretamente tende a consumir menos combustível.

Por isso, faça o básico. Verifique regularmente o estado das velas, filtros e pneus. Também, atente às trocas de óleo. Elas devem ocorrer nos intervalos recomendados pela fabricante, pois um óleo velho ou de má qualidade pode aumentar o consumo.

manutenção ajuda a deixar a moto econômica

Mantenha sua moto sempre ‘em dia’. Óleo trocado, rolamentos e cabos lubricados e relação em bom estado e ajustada. Assim, sua moto irá ‘rodar macio’ e gastar menos gasolina

Publicidade

2. Quando menos pressão nos pneus, mais combustível

Pneus mal calibrados ou desgastados podem aumentar o consumo de combustível. Isso ocorre porque pneus com pouca pressão aumentam a área de atrito com o solo, exigindo mais força do motor. Portanto, verifique a pressão dos pneus regularmente e mantenha-os sempre calibrados de acordo com as especificações do fabricante. O ideal é calibrá-los semanalmente – e você pode até contar com uma bombinha em casa, usando um calibrador portátil.

A pressão dos pneus interfere no consumo de combustível

A pressão dos pneus interfere no consumo de combustível

Acelerações bruscas aumentam o consumo de combustível

Pegue leve. Acelerar de forma brusca aumenta o consumo, assim como ficar oscilando entre velocidades altas e baixas sem necessidade. Para que sua moto fique mais econômica, seja sempre progressivo, acelerando e reduzindo aos poucos. Da mesma forma, não há porquê ficar acelerando a moto quando estiver parado no sinal.

yamaha r15 na pista

A menos que você esteja numa pista de corrida, não há porque ficar esticando as marchas e forçando o motor a trabalhar em altas rotações. Seja cuidadoso e o consumo agradecerá

Publicidade

Planeje sua rota

Evitar congestionamentos e escolher rotas mais fluidas pode fazer uma grande diferença no consumo de combustível. Ao planejar sua rota, evite ficar parado no trânsito, o que, além de consumir combustível, também desgasta sua moto.

Utilize aplicativos de trânsito e GPS para encontrar o melhor caminho e evitar surpresas desagradáveis. Pode parecer uma dica óbvia, mas em meio à vida apressada e caótica, nem sempre sobra tempo para pesquisar e planejar uma rota mais curta.

moto econômica no corredor

Um bom planejamento de rota pode ajudar a poupar muito combustível ao decorrer do mês

Veja também:

Publicidade

 

Desligue o motor em paradas prolongadas

Se você sabe que vai ficar parado por um longo período, como em um engarrafamento pesado ou em uma barreira de trânsito, é recomendável desligar o motor. Manter o motor ligado em marcha lenta por muito tempo consome combustível e gera calor desnecessário no motor – e nas suas pernas, provavelmente.

moto econômica na cidade

Se você ter de ficar muito tempo parado num mesmo lugar (seja pelo trânsito pesado, acidente, obra) desligue o motor da moto

Além disso, é um consumo ineficiente, já que a motocicleta não está em movimento. Ou seja, o planejamento de rota para evitar engarrafamentos somado ao motor desligado em paradas,já é uma quantidade considerável de combustível gasto a menos no mesmo deslocamento.

 

Sendo assim, pequenas atitudes no dia a dia podem fazer uma grande diferença no consumo de combustível da sua moto. Além de economizar dinheiro, você também preserva o desempenho e a vida útil de sua motocicleta. E, claro, uma condução consciente e responsável sempre garante mais segurança nas estradas e ruas da cidade. Portanto, siga essas dicas e veja a economia que ela pode causar no seu orçamento.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.