Publicidade

Estudo realizado pela MAPFRE Seguros em Ribeirão Preto/SP também revela que ao contrário das grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, os finais de semana são os dias de menor ocorrência de sinistros. De acordo com o trabalho, a maior parte dos acidentes ocorre na segunda e na sexta, entre 12h00 e 17h59.

Para comemorar os três anos de prestação de serviços à população de Ribeirão Preto/SP e região, a MAPFRE Seguros, quarta maior seguradora do País no ramo de automóvel, divulga nesta semana um estudo com os resultados dos atendimentos efetuados no AutoMais Serviços, um dos mais modernos centros automotivos do mundo. O levantamento realizado no posto de atendimento identificou que os motoristas com mais de 50 anos de idade são aqueles que mais buscam os serviços oferecidos pela seguradora, como regulação de sinistro, check-up, vistorias e carro reserva.

A pesquisa mostra que dos mais de 8000 motoristas que passaram pela unidade da seguradora durante os três anos, 24% tinham idade acima dos 51 anos. Se somarmos a estes dados o porcentual relativo aos condutores com mais de 40 anos, os números chegam a 47%, ou seja, praticamente a metade dos usuários. Os mais jovens, com idade entre 26 e 40 anos, representam 37% dos atendimentos e os adolescentes entre 18 e 25 anos ficam com 16%.

Outro dado de extrema importância revela que a maior parte dos acidentes de trânsito ocorre na segunda e na sexta-feira, entre 12h00 e 17h59, fato considerado surpreendente, uma vez que não coincide com a opinião de muitos analistas, que condicionam o aumento dos acidentes aos finais de semana e aos horários que compreendem os períodos da noite e madrugada.

Publicidade

Para o diretor da Territorial Ribeirão Preto da MAPFRE Seguros, Sandorva Cosmos, “a informação pode passar a idéia de que com o aumento da idade, cresce também o índice de sinistros, o que não é verdade”. De acordo com o executivo, a explicação para o fato está no cuidado e na preocupação constante destes motoristas. “Eles realizam mais a manutenção preventiva (check-up) e, como quase sempre são os responsáveis pelo veículo da família, acabam exercendo as funções relativas aos cuidados com o carro”.

O estudo identificou ainda que a população da cidade aprovou o novo conceito de serviço oferecido no AutoMais e vem utilizando a unidade com mais freqüência ano após ano. Até o último mês de abril, foram realizados cerca de 50 check-ups por mês, um aumento de 60,6% sobre 2007 e mais de 100% em relação a 2006. O número de vistorias também cresceu: 11,6% deste ano para o anterior e 74,8% na comparação com o ano de inauguração, num total de 5.408 vistorias. Apenas as solicitações de carros reservas permaneceram estáveis, com uma média de 137 liberações por mês.

Na opinião do vice-presidente de automóveis da MAPFRE Seguros, Jabis de Mendonça Alexandre, os números mostram que a companhia acertou em escolher Ribeirão Preto para sediar o primeiro AutoMais Serviços da empresa no Brasil. “Temos muito a comemorar neste aniversário. Acreditamos no potencial da cidade e estamos cumprindo nosso propósito de beneficiar corretores, clientes e motoristas, proporcionando agilidade, comodidade e segurança”, finaliza.

A unidade do AutoMais Serviços presta atendimento aos motoristas de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, na avenida Nove de Julho, 252 – Centro – Ribeirão Preto/SP. Para realizar os check-ups não é necessário ser cliente MAPFRE Seguros.

Publicidade

Sobre o AutoMais Serviços – Um dos mais modernos Centros Automotivos do mundo, o AutoMais Serviços é uma unidade de atendimento que concentra diversas atividades em um único local, facilitando a vida do segurado no momento em que ele mais precisa da companhia, ou seja, na hora de uma colisão. Na unidade, o cliente pode efetuar o aviso de sinistro, fazer a vistoria do veículo e ter a aprovação dos reparos e o carro reserva em, aproximadamente, 30 minutos.

No local também está à disposição dos motoristas (mesmo não clientes) um check-up em até 50 itens de grande importância para a segurança dos automóveis, como sistema elétrico, extintores, rodas, motor/transmissão, direção, freios e suspensão, além de todas as variantes destes itens. As revisões têm por objetivo incentivar a cultura de prevenção de acidentes e ressaltar a importância dos cuidados a serem tomados com relação ao trânsito.