Foto: motonline

MT-03, Pneu largo demais, DRZ400 E de rua, mais sentido dos pneus

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Mensagem: Amigo, olha só, me tira uma duvida. Estou apaixonado pela MT-03, eu li muito sobre ela, inclusive em algumas revistas que vc escreve e também em foruns. Ouvi alguns falando que ela vibra muito acima dos 140 Km/h, isso é verdade? O quanto ela vibra? o que vc acha dela? É que essas pessoas nunca andaram com ela e você ja, então, me ajuda ai né!Amigo, por favor, me escreva sua opinão é muito importante pra mim! Abraços,
Sandro (31)Florianópolis, Santa Catarina

R: Meio motard, motocross, street. Uma city-cross se é que se pode definir assim a Yamaha MT-03. De ciclística leve e rápida, tem 52% do peso na frente e 48% atrás. Comportamento neutro nas curvas de baixa e média velocidades,
não aceita bem velocidades acima de 140Km/h, não tanto pela vibração, mais por causa do motor que não respira bem acima dessa velocidade. Como tem a mesma motorização da XT660 vai muito bem para pequenos percursos (entre 100 e 150Km) rápidos e de preferência com muitas curvas, que é o seu forte. Boa aceleração, suspensão e freios para equilibrar o pacote. É uma boa moto para o trânsito caótico das grandes cidades, seus espelhos estão na altura dos das vans, mas podem ser regulados mais para dentro. abraços,

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Mensagem:Gostaria de saber se vcs poderiam me informar qual é a tala (largura) da roda da Bandit 650 e se cabe pneu 180/55 na roda traseira original. Marcio Santos Oliveira, Itumbiara-GO (29)

R: As rodas da Bandit 650 medem 3.50 x 17-polegadas na frente e 5.00 x 17-polegadas atrás, com pneus 120/70ZR17M/C (58W) radial na frente e 160/60ZR17M/C (69W) radial atrás. Não aconselhamos aumentar a medida deles por motivo de perder a maneabilidade nas curvas. O pneu mais largo, colocado num mesmo aro vai ficar com o seu perfil (corte vertical) alterado e não vai responder aos comandos do piloto de foma correta, podendo até colocá-lo em situação de perigo, desgarrando sem se prever, causando um acidente. Ao ver a moto de frente, você pode verificar que o perfil dos pneus têm uma curva tal que quando a moto se inclina, a geometria da direção acompanha o ponto de tração (pegada do pneu) tanto para a roda dianteira quanto para a traseira. De forma que em qualquer inclinação essa “pegada” está sempre alinhada ao centro geométrico do pneu. Se aumentar a medida do pneu esse alinhamento se perde. Abraços,

Mensagem: Olá Bitenca, tudo bem ? estou com um dilema para trocar de moto. Atualmente tenho uma Suzuki DR 650 RSE bem preparada para viagem, e gostaria de pegar uma moto nova, já andei de XT 660 e não gostei, agora me ofereceram a DRZ 400 de rua, o que você acha ? Compensa prepará-la para viagem (bolha, tanque de 19 litros e banco ergonomico, baús etc..) ou não ?Você já pilotou ela na estrada ? Vou sentir muita diferença em comparação com DR 650 RSE? Abraços, Lucas Marangon

R: Lucas, boa tarde A DR400 E é uma moto especial de competição e de uso exclusivo Off-road, existe no exterior os modelos S e SM de rua que não são fabricados aqui. Então teria que fazer a legalização que teoricamente é possível, mas desde que se faça a adaptação de todos os equipamentos de rua como pneus, espelhos, piscas e farol de acordo com a lei. Pelo artigo 123 do CTB será obrigatória a expedição do Certificado de Registro Veicular, e de toda alteração na característica do veículo que sejam anexadas as notas fiscais das peças e serviços utilizados e Certificado de Segurança Veicular e de emissão de poluentes e ruído emitido pelo INMETRO (art. 124). Depois disso deve-se levar ao Detran ou Ciretran e verificar o que mais necessita, pois cada um trabalha de um jeito diferente. Além do que você diz que gostaria de adaptar, sejam as bolsas, bolha, tanque de maior autonomia e banco mais confortável. Nunca pilotei uma na estrada porque ela vem com pneus off road que é incompatível com o uso na rua. Em termos de diferença com a DR 650 RSE o motor é bem mais nervoso, agressivo e menos econômico e apesar de ter a relação curta para uso off, pode-se alongar para uso na rua. Daí o resultado vai melhorar bastante mas em termos de torque em baixa e facilidade de uso do motor no transito ainda vai perder em relação à 650. Vai ter que aplicar uma tocada agressiva na rua também, com esse peso todo de equipamentos será que compensa?

Mensagem: Bitenca, então. A Suzuki do Brasil tem uma Versão da DRZ 400 de rua, não listada no site, mas as concessionárias vendem. Recebi a oferta de algumas concessionárias, ao valor de R$ 22.000,00 e negociável, segue em anexo as fotos dela. Além dela ter todos os itens exigíveis por lei, ela tem farol alto e baixo, pedaleira de garupas e uma relação bem mais longa que a versão de trilha, pneu misto MT 90 Pirelli entre outros itens. Tenho também um relato de uma pessoa que adquiriu ela tbm, e chegou a marca de 28 km/l a 110 km/h, e média mínima de 22 km/l. Analisando os dados técnicos me interessei, já que ela desenvolve 49 cv, contra 46 da RSE, e um bom torque, só o que me chama atenção é o peso dela, 119 seco, que ao equipar, chegaria a uns 130 kg, contra os 174 da RSE seco. E como tenho 1,83 m. e 63 kg, quanto mais leve, mais me ajuda, e fazendo o cálculo de 22 km/l com um tanque de 19 litros, me daria uma autonomia invejável comparando com big trails e até maxi trails. Abraços

R: Confirmado com a J.Toledo, é uma DRZ400E (Enduro) com equipamento de rua que pode ser montada pelo usuário ou revenda, no caso. Eu mesmo tenho uma DR650RSE para meu uso diário e conheço bem a série. Importante verificar a documentação se está tudo de acordo com a legislação para não haver problemas futuros. No papel os números impressionam mesmo, menos o torque em baixa que acho que deverá sair meio lenta até pegar giro, felicidades.

Mensagem: Boa noite! Em resposta ao sentido dos pneus, uma das principais funções dos mesmos é “espalhar” a sujeira com vistas a aumentar a aderência. O pneu dianteiro tem desenho “contra” o <<< para espalhar a sujeira quando em frenagem. Da mesma forma, o pneu traseiro tem o desenho de forma a espalhar >>> a sujeira quando em aceleração, uma vez que os pneus são sempre mais
solicitados nestas condições: dianteiro para frenagem e traseiro para aceleração.  Abraço a todos! Alvaro ME(39), Curitiba, PR

R: Obrigado pela colaboração Alvaro.