Publicidade

Rodar com pneus em dia é fundamental para a segurança do motociclista, afinal eles são os únicos componentes que ligam a moto ao solo. De quebra, rodar com o composto careca é uma infração grave, que rende 5 pontos em sua CNH. Mas como saber se é hora de trocar o pneu da moto? Confira sinais que indicam a hora da mudança.

Marca TWI no pneu da moto

O primeiro sinal de que está na hora da troca do pneu da moto pode ser visto no marcador. Isso mesmo, o pneu tem uma marca que indica o fim da vida útil do composto. Chamado de TWI, trata-se de uma linha posicionada entre os sulcos do composto. Se você já desgastou o pneu até a linha, é hora da troca.

Marca TWI indica o fim da vida útil do pneu da moto

Desgaste irregular

Por vezes o pneu pode estar longe de chegar na marca TWI, apontando a troca. No entanto, apresenta áreas onde está desgastado em excesso. Mais do que prejudicar a condução, pode indicar que sua moto está desalinhada, afinal de contas, o pneu é desenvolvido para ter um desgaste uniforme. Verifique o que pode estar causando esse problema e efetue a troca do pneu.

Publicidade

Problemas assim são vistos em pneus de carro e também de motos

Veja também:

Rachaduras e ressecamento

Nem sempre um pneu que não tem desgaste pode ser considerado ideal para rodagem. Como assim? Um composto que ficou tempo demais parado ou exposto durante longo tempo às intempéries pode sofrer dano. E como isso se percebe? Através de rachaduras ou ressecamento no composto. Ou seja, se você verificar qualquer tipo de deformação é hora de trocar o pneu.

Fique de olho se seu pneu apresenta alguma bolha ou desgaste irregular

Publicidade

Ondulações ou bolhas 

Sim, não é apenas rachaduras e ressecamento que condenam o fim de um pneu. Se o seu já está com ondulações irregulares ou mesmo bolhas, está na hora da troca. As camadas do seu composto já estão afetadas. Rodar assim pode prejudicar a condução, ou até mesmo causar um acidente.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]