Foto: Ryo Harada

Ninjinha brasileira, Rebaixando a Ultra HD. Bater pino detona, Especialista, A velha nova R1

Foto: Ryo Harada

Foto: Ryo Harada

Acabei de ler o TestRide da Kawasaki Ninja 250R. Parece que foi feito sob encomenda pra mim, porque estou a fim de compra uma rsrsrs. Só uma dúvida paira no ar. Essa moto do teste era 2009/2009 ou já é a 2009/2010. Muito embora conste no texto que a moto testada é a que será produza a partir de 2010, em Manaus, fiquei em dúvida. Se sim, quais as alterações de um ano para outro. Obrigado. Daniel, 30, Palmital, SP

R: Daniel, essencialmente as motos são as mesmas mas esse modelo como diz no texto era um pré-série. Uma unidade construída e modificada conforme os requisitos necessários à produção em um determinado mercado. Para a
fabricação em Manaus algumas pequenas modificações foram introduzidas porque são necessárias na adaptação do processo às condições locais, assim como aos requisitos legais.

As unidades importadas até hoje sofrem essas alterações no país de origem e portanto alguns detalhes podem ser diferentes, originados do processo de produção local, visto que os requisitos são os mesmos e as especificações
também. no geral as motos são as mesmas mas para identificação das características e resultados de teste era necessário esclarecer porque podem haver diferenças resultantes do processo produtivo na qualidade final do produto.

Ela resulta da soma da qualidade obtida em todas as peças e em toda série fabricada e
como você sabe, nenhuma moto é igual a outra. Mesmo entre unidades do mesmo modelo, ano e série de fabricação há diferenças de qualidade inerentes ao processo de produção.

Essa era uma unidade modelo, usada para a configuração do processo produtivo. Ao terminar de desenvolver esse processo no Brasil, se a fábrica atingir todos os seus objetivos de qualidade as motos terão todas as características identificadas na unidade testada.
Vamos aguardar

Ola. Tenho uma HD ultra 2009, e tenho problemas com a altura do assento da mesma.Gostria de saber se é possivel rebaixar o banco(+/- 5 cm), sem alterar muito o conforto, ou se tenho outras opçoes. Grato.
Marcos, 49, Pres.Prudente, SP

R: Marcos, procure num revendedor HD, eles fornecem kits para rebaixar o banco da sua moto.
Abraços,

Possuo uma Falcon 2003 c/ 34.000 km. Quando ela está em baixa velocidade e abro o acelerador sem colocar uma marcha de força, a mesma faz um barulho metálico estranho, mas consegue desenvolver. Quando uso uma gasolina de melhor qualidade (Pódium da Petrobras) isto não acontece. Qual o problema de minha moto? Desde já agradeço e parabéns pelo motonline.
Ronaldo, 44, Recife, PE.

R: Ronaldo, esse é o barulho característico de “batida de pino” ou mais tecnicamente “detonação”. Quando a mistura de combustível se mostra pobre demais, somado a uma característica não ideal da gasolina (baixa octanagem) resultado de um ajuste radical das fábricas para obter o índice de emissão do Promot 2 (da época da produção sua moto). Nas regiões mais quentes do país, e no nível do mar a probabilidade de ocorrer esse problema é maior pois a densidade do ar é maior por causa da pressão atmosférica e a temperatura do ar não ajuda na refrigeração do motor.
Você deve ajustar a sua carburação para as suas condições ambientais. Mande regular a carburação para enriquecer a mistura (veja como se faz isso nas matérias carburação1, carburação2 e carburação3 no motonline).
Enquanto isso evite ao máximo essa ocorrência porque destrói o seu motor. Boa sorte,