Publicidade

O mercado das motos clássicas está aquecido. Nesta semana a Triumph lançou as novíssimas Speed 400 e Scrambler 400 X, projetos inéditos voltados ao público que busca opções acessíveis na média cilindrada. E parece que a partir do ano que vem as inglesas devem encontrar novas rivais nas lojas. Isso porque a Honda pode estar trabalhando em novidades na linha CB 350.

Novas Honda CB 350 a caminho

A Honda CB 350 é uma street retrô presente em muitos países da Ásia, como a Índia e Japão. E é sobre essa base que a marca pode oferecer três novas versões: uma café racer, scrambler e uma custom! Segundo fontes japonesas, os produtos podem ganhar vida já em 2024.

Segundo a publicação japonesa Young Machine, Honda estuda 3 novas variantes para a CB 350 no exterior

Na Índia, a Honda oferece a H’ness CB 350, mas curiosamente a marca patenteou o nome “ GB 350C ” por lá. Segundo rumores, pode significar a chegada de uma custom para complementar ainda mais as opções junto da linha Rebel.

Publicidade

A segunda variante sobre a CB pode seria ser a referida scrambler, uma moto nos moldes da recém lançada Triumph Scrambler 400 X. Esse tipo de motocicleta tem grande mercado em países como a Índia. A terceira versão seria uma Honda GB350 café racer.

nova honda cb 350 scrambler

Honda estaria trabalhando em novas versões para a já conhecida CB 350, inclusive uma ‘scrambler raiz’ com escapamento alto e rodas raiadas

Em comum, todas seriam movidas pelo atual motor monocilíndrico arrefecido a ar de 348 cm³. Um propulsor que entrega potência máxima de 21 cv a 5.500 e torque de 3,05 kgf.m a 3.000 rpm, priorizando a entrega de força desde as baixas rotações, como a proposta clássica solicita. Números bem próximos aos de algumas Royal Enfield e abaixo da Triumph.

Veja também:

Publicidade

Resposta à Triumph?

Embora os rumores das novas CB 350 da Honda tenham coincidido com a chegada das novas motos da Triumph, o plano da marca japonesa pode ser outro. No Japão a CB 350 chega com o nome de GB 350, uma moto sucesso no seu país de origem.

a

Triumph apresentou as Speed 400 e Scrambler 400 na última semana, no Reino Unido. Modelos devem chegar ao Brasil em 2024, prometendo ‘preço imbatível’

Em 2022, foram vendidas 12.197 unidades da GB por lá, a moto de maior sucesso na concorrida classe dos 251-400 cc. O segundo modelo mais vendido no país neste segmento foi a tetracilíndrica Honda CB400SF/SB (4.536 unidades). Na Índia a situação é outra…

hunter 350 é rival da honda cb 350

Sucesso absoluto na Índia, a Hunter 350 deve chegar ao Brasil no próximo mês

Publicidade

No país casa da Royal Enfield o lançamento Hunter 350 conquistou ótima aceitação e vendeu quase 4 vezes mais que a CB japonesa, durante os seus primeiros meses no mercado. Tanto é que a linha CB 350 já até ganhou uma repaginada em sua gama de opções de acessórios.

 

Nova Honda CB 350 virá ao Brasil?

Junto da expansão do nicho de motos clássicas, cresce a expectativa de ver mais lançamentos no mercado brasileiro. As novas Triumph 400 Speed e Scrambler chegam por aqui ano que vem, com preço ainda a ser divulgado. A Royal Enfield seguirá oferecendo várias opções, incluindo a Hunter 350, que será lançada em julho de 2023.

honda cb 350

Sucesso no Japão, a nova Honda CB 350 não deve vir ao Brasil tão cedo. Ou seja, caminho livre para Royal Enfield, Triumph e outras opções

Já o caso da Honda CB 350 é diferente. A marca oferece o modelo apenas em determinadas regiões, optando por não fazê-lo um produto global. Assim, as chances de vir ao Brasil são reduzidas. Além disso, deveria ter montagem local para conseguir um preço competitivo num nicho onde o valor é um fator de peso. Ou seja, não devemos contar com essa opção tão cedo.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]