Publicidade

Novidade, cor, lâmpada, boatos etc

Grande Tite! Aqui vai outra: tu j  foi convidado pra avalia‡Æo das motos Benelli que serÆo montadas/importadas?. E os outros modelos da Garini? Alguma not¡cia mais atual sobre eles?
Leonardo – Brasilia – DF
Muito boa oportunidade para desfazer uma confusÆo. A Garini divulga em seu site que montar  no Brasil as motos italianas Benelli. Ainda nÆo tive a oportunidade de escrever para a Benelli italiana e perguntar sobre essa informa‡Æo. No momento prefiro manter cautela sobre essa possibilidade. Quanto ao link, n¢s damos preferˆncia …s empresas que de alguma forma reconhecem o trabalho do Motonline. Quanto aos produtos que levam a marca Garini me parecem ser os mesmos Zonghsen chineses montados pela Sundown.

Cor
Grande Tite. Responda uma duvida minha sobre a nossa legisla‡Æo lisbrariana. Afinal de conta, as setas podem ser q quais cores? E qual o tamanho minimo? Dizem q elas podem ser de qualquer cor, desde pisquem com a colora‡Æo laranjada. Isso ‚ verdade? Falo isso pq acabou de sair um cara daqui da loja q foi parado numa blitz e teve sua moto barrada pq usava aqueles piscas “Gota DïAgua” com a lente na cor Fume. Segundo ele o AMIGO CAMARADA PULI€A nao iria multa-lo se ele trocasse a seta por uma de cor laranja e maior. E ai? O q fazemos numa situa‡Æo dessa?
Juarez – Divin¢polis, MG
Jujubas, entÆo fala pro amigo camarada poli‡a multar todas as Honda Falcon do Brasil, porque a lente dos pisca delas ‚ fumˆ! Sem falar nos carros tuning. Acho que est  rolando um abuso de autoridade nessa hist¢ria. Basta que a luz pisque na cor laranja.

Lƒmpada
Gostaria de saber qual o modelo e qual a base da Lƒmpada do farol da Biz 125, pois quero trocar a original por um modelo tipo xenon.
Marcelo – Goiƒnia, Go
 melhor vc consultar uma concession ria porque nem toda moto tem capacidade para aceitar lƒmpadas de Xenon. Ali s, uma lƒmpada leg¡tima custa uma pequena fortuna e as falsas nÆo duram nem uma semana.

Publicidade

Boatos
Gostei das reportagens, principalmente das nossas classicas cbx 750 e rd 350 (tive 4, s¢ nao tive as 2 farois pela qual sou apaixonado (versao 92 branca e vermelha). Atualmente tenho uma twister 2003 vermelha que estou personalizando, mas sinto falta de potencia (ja que ela gasta que nem uma cb450 quando se anda com o cabo enrolado) e de um ronco gostoso como da cb500. Pretendo adquirir uma cb500 logo, ja que as nossas marcas nao dispoem de modelos e cilindradas variadas como no exterior. Um funcionario da concessionaria honda me informou que a honda esta para lan‡ar uma twister 350 com inje‡ao eletronica, boato forte. Voces tem alguma noticia? Seria 2 cilindros? ou pegariam o motor das velhas nx350 sahara e poriam uma inje‡ao eletronica? (o que nao seria m  ideia).
JoÆo – SÆo JoÆo do Ivai- Pr
O mais prov vel ‚ que venha uma Twister 300 com inje‡Æo, mas o pr¢prio motor da Twister, porque o motor da NX 350 nÆo ‚ mais fabricado no Brasil ‚ d‚cadas.

XTzeiro
Para o Erasmo de Maringa. Conterraneo, quando v. acelerar sua XT 600 e chegar aos 100 kmh em 7 segundos, v. vai experimentar as melhores vibracoes do planeta! Compre e aproveite para se associar ao clube XT600.com.br
KLINGER – MARINGA/PR

Lava‡Æo
Acabei de ler a mat‚ria “Moto suja se lava em casa”, publicada h  um certo tempo no motonline. Nossa! Fiquei pasmo pois tudo o q eu “fazia” na lavagem da moto era justamente o q o Sr. aconselhava “nunca” fazer! Valeu pelo toque, tio. E pe‡o a todos desavisados como eu, ou mesmo novatos no site q dˆem uma olhada na mat‚ria q com certeza trar  uma grande ajuda pra conservar a “bichinha” 0km (pelo menos na aparˆncia).
Jean – Teodoro Sampaio – SP

Melejo
Caro TITE! Tenho uma NX 150 89, e arrisco umas viagens com ela! Mas to de saco cheio de tentar tirar um defeito dela mas ninguem da jeito, bem ‚ o seguinte: tem hora arranco com ela, e ela responde estupidamente uma maravilha, mas tem hora que ela fica uma porcaria, sei l  parece que t  engasgada, parece que nÆo d  diferen‡a baixa ou alta rota‡Æo a 5000 ou 10000 rpm puxa do mesmo jeito nÆo desenvolve, O que vc me aconselha? Ah tem outra, ela insiste em ficar com um melejo no cabe‡ote, que ninguem d  jeito tamb‚m!
Maycon – Alfenas
Bom, primeiro traduz esse “melejo” porque nÆo sei que meleca ‚ essa. Pode ser gasolina ruim ou uma simples falta de limpeza de carburador e filtro de ar.

Publicidade

T‚cnica
Tio Tite. dada a sua predisposi‡Æo para responder indaga‡äes de ƒmbito t‚cnico, e tendo em mente o n£mero de malas, man‚s e desocupados perguntando sobre Twister 300 e cruz de Titan nos £ltimos dias, resolvi lhe enviar presente ep¡stola, cuidadosamente revisada para evitar n£mero maior que 500 toques, contendo uma £nica, por‚m important¡ssima pergunta, que exigir  muito dos mais altos conhecimentos t‚cnicos de vossa motonicidade. Deixando de lado, portanto e tÆo somente, o papo in£til, pergunto-te: ‚ sabido que motos de diferentes volumes de motor possuem rota‡Æo m xima semelhante (geralmente entre 11 e 14 mil rota‡äes por minuto); entretanto e nÆo obstante, velocidade final, acelera‡Æo e torque variam descomunalmente. como diabos funciona, entÆo, a porcaria da rela‡Æo rota‡Æo/volume/potencia/velocidade final/torque? Espero nÆo tomar muito de seu tempo, ou ter-lhe decepcionado com tal pergunta, e aguardo ansioso suas laudas de conhecimento motociclistico.
Herbert – Brasilia, DF
Nobl‚rrimo centro-oestino Herbert. Dada a natureza t‚cnico-filos¢fica de vossa ep¡stola tÆo imaculadamente redigida, rogo informar-lhe que tÆo questÆo demandaria dezenas de milhares de caracteres, muito al‚m de minha reduzida – e nacionalmente conhecida – paciˆncia t¡pica de um carcereiro siciliano. Mas adianto-lhe que a rela‡Æo volume/potˆncia/ velocidade/torque depende £nica e exclusivamente ao objetivo a que se pretende alcan‡ar com um novo projeto motocicl¡stico. Em suma, primeiro ‚ preciso saber qual ser  a destina‡Æo da moto, para depois em engenheiros quebrarem a cabe‡o para determinar os valores de torque, potˆncia, velocidade etc. Por exemplo, uma moto fora-de-estrada precisa de alto torque em baixa rota‡Æo. J  uma esportiva pode ter o torque em alta rota‡Æo. Em breve publicarei um teste com a Suzuki Bandit 1200 no qual farei uma explana‡Æo sobre os modernos motores quatro cilindros.

Magma
Gostaria de Saber a respeito da motocicleta honda magma fifty 50cc, desde ja agrade‡o, pois sou fÆ deste estilo de moto, e nÆo conhecia uma moto como esta, com tÆo pequena cilindrada.
Gefferson – Cataguases – MG
Sugiro usar o Google para encontrar a informa‡Æo pois tb nÆo conhe‡o.